Passos e descompassos: sentidos de parceria na relação família-escola de Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos Pereira, Kelsiane
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1843
Resumo: Este artigo visa discutir a noção de parceria repetida, frequentemente, quando se aborda a relação entre família e escola. Em levantamento realizado no campo acadêmico, a partir do banco de teses e dissertações da CAPES, entre 2006 e 2015, buscou-se conhecer que sentidos de parceria aparecem nas pesquisas sobre o recorte. Ainda que se reconheça pretensa relação quando há o ingresso da criança e sua família na instituição de Educação Infantil, as pesquisas ressaltam a existência de descompassos e divergências de expectativas de parte a parte. Nessa relação, a família tende a ser vista como incapaz de educar, enquanto a escola se coloca como instituição validada e competente para a educação das crianças. A perspectiva desconstrutora de Derrida pode ajudar a problematizar os sentidos de parceria que se repetem e se deslocam nessas relações. É consenso para os estudiosos que a parceria pretendida se dá como possibilidade, no encontro, no diálogo, o que precisa ser constantemente proposto, pensado, construído, provocado e garantido. Destaca-se, ainda, do levantamento realizado, que é responsabilidade principalmente da escola provocar e garantir oportunidades de encontros e trocas e que é preciso investir na formação continuada dos profissionais que atuam na Educação Infantil.
id CP2-1_050a4aa8cb9a9c65a9b57936a6b36fad
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1843
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Passos e descompassos: sentidos de parceria na relação família-escola de Educação InfantilEducação Infantilfamíliaparceria.Este artigo visa discutir a noção de parceria repetida, frequentemente, quando se aborda a relação entre família e escola. Em levantamento realizado no campo acadêmico, a partir do banco de teses e dissertações da CAPES, entre 2006 e 2015, buscou-se conhecer que sentidos de parceria aparecem nas pesquisas sobre o recorte. Ainda que se reconheça pretensa relação quando há o ingresso da criança e sua família na instituição de Educação Infantil, as pesquisas ressaltam a existência de descompassos e divergências de expectativas de parte a parte. Nessa relação, a família tende a ser vista como incapaz de educar, enquanto a escola se coloca como instituição validada e competente para a educação das crianças. A perspectiva desconstrutora de Derrida pode ajudar a problematizar os sentidos de parceria que se repetem e se deslocam nessas relações. É consenso para os estudiosos que a parceria pretendida se dá como possibilidade, no encontro, no diálogo, o que precisa ser constantemente proposto, pensado, construído, provocado e garantido. Destaca-se, ainda, do levantamento realizado, que é responsabilidade principalmente da escola provocar e garantir oportunidades de encontros e trocas e que é preciso investir na formação continuada dos profissionais que atuam na Educação Infantil.Imperial Editora do Colégio Pedro II2018-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1843Práticas em Educação Infantil; v. 3 n. 3 (2018)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1843/1323Mattos Pereira, Kelsianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-14T10:47:26Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1843Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-12-14T10:47:26Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Passos e descompassos: sentidos de parceria na relação família-escola de Educação Infantil
title Passos e descompassos: sentidos de parceria na relação família-escola de Educação Infantil
spellingShingle Passos e descompassos: sentidos de parceria na relação família-escola de Educação Infantil
Mattos Pereira, Kelsiane
Educação Infantil
família
parceria.
title_short Passos e descompassos: sentidos de parceria na relação família-escola de Educação Infantil
title_full Passos e descompassos: sentidos de parceria na relação família-escola de Educação Infantil
title_fullStr Passos e descompassos: sentidos de parceria na relação família-escola de Educação Infantil
title_full_unstemmed Passos e descompassos: sentidos de parceria na relação família-escola de Educação Infantil
title_sort Passos e descompassos: sentidos de parceria na relação família-escola de Educação Infantil
author Mattos Pereira, Kelsiane
author_facet Mattos Pereira, Kelsiane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos Pereira, Kelsiane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
família
parceria.
topic Educação Infantil
família
parceria.
description Este artigo visa discutir a noção de parceria repetida, frequentemente, quando se aborda a relação entre família e escola. Em levantamento realizado no campo acadêmico, a partir do banco de teses e dissertações da CAPES, entre 2006 e 2015, buscou-se conhecer que sentidos de parceria aparecem nas pesquisas sobre o recorte. Ainda que se reconheça pretensa relação quando há o ingresso da criança e sua família na instituição de Educação Infantil, as pesquisas ressaltam a existência de descompassos e divergências de expectativas de parte a parte. Nessa relação, a família tende a ser vista como incapaz de educar, enquanto a escola se coloca como instituição validada e competente para a educação das crianças. A perspectiva desconstrutora de Derrida pode ajudar a problematizar os sentidos de parceria que se repetem e se deslocam nessas relações. É consenso para os estudiosos que a parceria pretendida se dá como possibilidade, no encontro, no diálogo, o que precisa ser constantemente proposto, pensado, construído, provocado e garantido. Destaca-se, ainda, do levantamento realizado, que é responsabilidade principalmente da escola provocar e garantir oportunidades de encontros e trocas e que é preciso investir na formação continuada dos profissionais que atuam na Educação Infantil.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1843
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1843/1323
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Práticas em Educação Infantil; v. 3 n. 3 (2018)
2447-620X
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177993900032