Por um ensino de Geografia antirracista: as possibilidades da Lei 10.639/03 no combate ao racismo religioso no município do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3473 |
Resumo: | A reflexão apresentada no artigo parte da premissa que a promulgação da Lei Federal nº 10.639/03, política pública de ação afirmativa voltada para o ensino básico que reformulou a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/1996, é um passo importante para a inserção não somente de conteúdos inerentes às heranças afro-brasileiras no currículo praticado da Geografia nas escolas de ensino básico, mas como um meio de inclusão social e combate ao racismo religioso no espaço carioca, descontruindo preconceitos e estereótipos contra os grupos que praticam as religiões de matrizes africanas. O trabalho está dividido em quatro seções, a saber: a introdução, onde apresentamos a legislação e a relevância da temática; a apresentação de dados que revelam a existência de racismo religioso na cidade do Rio de Janeiro e as potencialidades da Lei no combate à violência religiosa; a reflexão teórico-conceitual sobre a importância de se trabalhar na Geografia escolar a dimensão simbólica do espaço e, finalmente, as considerações finais acerca do trabalho. |
id |
CP2-1_056d5e8787074b1cdb35f8d622e12eae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3473 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Por um ensino de Geografia antirracista: as possibilidades da Lei 10.639/03 no combate ao racismo religioso no município do Rio de JaneiroLei Federal 10639/03Racismo ReligiosoViolência ReligiosaGeografia EscolarInclusão.Ensino de GeografiaGeografia EscolarA reflexão apresentada no artigo parte da premissa que a promulgação da Lei Federal nº 10.639/03, política pública de ação afirmativa voltada para o ensino básico que reformulou a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/1996, é um passo importante para a inserção não somente de conteúdos inerentes às heranças afro-brasileiras no currículo praticado da Geografia nas escolas de ensino básico, mas como um meio de inclusão social e combate ao racismo religioso no espaço carioca, descontruindo preconceitos e estereótipos contra os grupos que praticam as religiões de matrizes africanas. O trabalho está dividido em quatro seções, a saber: a introdução, onde apresentamos a legislação e a relevância da temática; a apresentação de dados que revelam a existência de racismo religioso na cidade do Rio de Janeiro e as potencialidades da Lei no combate à violência religiosa; a reflexão teórico-conceitual sobre a importância de se trabalhar na Geografia escolar a dimensão simbólica do espaço e, finalmente, as considerações finais acerca do trabalho.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3473Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 8 n. 15 (2021): GEOGRAFIAS NEGRAS NO ESPAÇO ESCOLAR (PARTE 1); 33-442358-446710.33025/grgcp2.v8i15reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3473/2346Morais, Marcelo Alonsoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-03T14:44:38Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3473Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-10-03T14:44:38Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por um ensino de Geografia antirracista: as possibilidades da Lei 10.639/03 no combate ao racismo religioso no município do Rio de Janeiro |
title |
Por um ensino de Geografia antirracista: as possibilidades da Lei 10.639/03 no combate ao racismo religioso no município do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Por um ensino de Geografia antirracista: as possibilidades da Lei 10.639/03 no combate ao racismo religioso no município do Rio de Janeiro Morais, Marcelo Alonso Lei Federal 10639/03 Racismo Religioso Violência Religiosa Geografia Escolar Inclusão. Ensino de Geografia Geografia Escolar |
title_short |
Por um ensino de Geografia antirracista: as possibilidades da Lei 10.639/03 no combate ao racismo religioso no município do Rio de Janeiro |
title_full |
Por um ensino de Geografia antirracista: as possibilidades da Lei 10.639/03 no combate ao racismo religioso no município do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Por um ensino de Geografia antirracista: as possibilidades da Lei 10.639/03 no combate ao racismo religioso no município do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Por um ensino de Geografia antirracista: as possibilidades da Lei 10.639/03 no combate ao racismo religioso no município do Rio de Janeiro |
title_sort |
Por um ensino de Geografia antirracista: as possibilidades da Lei 10.639/03 no combate ao racismo religioso no município do Rio de Janeiro |
author |
Morais, Marcelo Alonso |
author_facet |
Morais, Marcelo Alonso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Marcelo Alonso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lei Federal 10639/03 Racismo Religioso Violência Religiosa Geografia Escolar Inclusão. Ensino de Geografia Geografia Escolar |
topic |
Lei Federal 10639/03 Racismo Religioso Violência Religiosa Geografia Escolar Inclusão. Ensino de Geografia Geografia Escolar |
description |
A reflexão apresentada no artigo parte da premissa que a promulgação da Lei Federal nº 10.639/03, política pública de ação afirmativa voltada para o ensino básico que reformulou a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/1996, é um passo importante para a inserção não somente de conteúdos inerentes às heranças afro-brasileiras no currículo praticado da Geografia nas escolas de ensino básico, mas como um meio de inclusão social e combate ao racismo religioso no espaço carioca, descontruindo preconceitos e estereótipos contra os grupos que praticam as religiões de matrizes africanas. O trabalho está dividido em quatro seções, a saber: a introdução, onde apresentamos a legislação e a relevância da temática; a apresentação de dados que revelam a existência de racismo religioso na cidade do Rio de Janeiro e as potencialidades da Lei no combate à violência religiosa; a reflexão teórico-conceitual sobre a importância de se trabalhar na Geografia escolar a dimensão simbólica do espaço e, finalmente, as considerações finais acerca do trabalho. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3473 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3473/2346 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 8 n. 15 (2021): GEOGRAFIAS NEGRAS NO ESPAÇO ESCOLAR (PARTE 1); 33-44 2358-4467 10.33025/grgcp2.v8i15 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177522040832 |