O lugar geográfico como laboratório para o ensino e aprendizagem da geografia: o Projeto “Nós Propomos!” em pesquisa com o Ensino Médio em Chapecó/SC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2488 |
Resumo: | No contexto de enfrentamento dos desafios contemporâneos no processo de construção de conhecimentos geográficos na escola, apresentamos o projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido com uma escola de Ensino Médio Inovador (EMI) em Chapecó/SC, intitulado Investigar o lugar para compreender o mundo: um estudo com o Ensino Médio. Compreendendo os princípios do projeto internacional “Nós Propomos!”, nesta elaboração, comentamos a problematização implicada ao projeto, explicitamos o delineamento do percurso teórico-metodológico e apontamos alguns resultados alcançados. Confluímos, apontando para a importância da consideração do lugar geográfico dos sujeitos e do cotidiano, como laboratório às aprendizagens de conhecimentos geográficos, para os desafios relacionados aos espaços e tempos da escola e para algumas potencialidades da articulação da pesquisa, com o ensino e a extensão. |
id |
CP2-1_05cedcbefb7299a979d6ad4f6d285afe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2488 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O lugar geográfico como laboratório para o ensino e aprendizagem da geografia: o Projeto “Nós Propomos!” em pesquisa com o Ensino Médio em Chapecó/SCLugar GeográficoNós Propomos!PesquisaEnsino e Extensão em GeografiaCotidianoEnsino e Aprendizagem Escolar.Educação GeográficaNo contexto de enfrentamento dos desafios contemporâneos no processo de construção de conhecimentos geográficos na escola, apresentamos o projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido com uma escola de Ensino Médio Inovador (EMI) em Chapecó/SC, intitulado Investigar o lugar para compreender o mundo: um estudo com o Ensino Médio. Compreendendo os princípios do projeto internacional “Nós Propomos!”, nesta elaboração, comentamos a problematização implicada ao projeto, explicitamos o delineamento do percurso teórico-metodológico e apontamos alguns resultados alcançados. Confluímos, apontando para a importância da consideração do lugar geográfico dos sujeitos e do cotidiano, como laboratório às aprendizagens de conhecimentos geográficos, para os desafios relacionados aos espaços e tempos da escola e para algumas potencialidades da articulação da pesquisa, com o ensino e a extensão.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2488Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 6 n. 11 (2019): DOSSIÊ "NÓS PROPOMOS!"; 103-1132358-446710.33025/grgcp2.v6i11reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2488/1735Costa, Eduardo Cesar daAndreis, Adriana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-11T14:41:29Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2488Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-11T14:41:29Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lugar geográfico como laboratório para o ensino e aprendizagem da geografia: o Projeto “Nós Propomos!” em pesquisa com o Ensino Médio em Chapecó/SC |
title |
O lugar geográfico como laboratório para o ensino e aprendizagem da geografia: o Projeto “Nós Propomos!” em pesquisa com o Ensino Médio em Chapecó/SC |
spellingShingle |
O lugar geográfico como laboratório para o ensino e aprendizagem da geografia: o Projeto “Nós Propomos!” em pesquisa com o Ensino Médio em Chapecó/SC Costa, Eduardo Cesar da Lugar Geográfico Nós Propomos! Pesquisa Ensino e Extensão em Geografia Cotidiano Ensino e Aprendizagem Escolar. Educação Geográfica |
title_short |
O lugar geográfico como laboratório para o ensino e aprendizagem da geografia: o Projeto “Nós Propomos!” em pesquisa com o Ensino Médio em Chapecó/SC |
title_full |
O lugar geográfico como laboratório para o ensino e aprendizagem da geografia: o Projeto “Nós Propomos!” em pesquisa com o Ensino Médio em Chapecó/SC |
title_fullStr |
O lugar geográfico como laboratório para o ensino e aprendizagem da geografia: o Projeto “Nós Propomos!” em pesquisa com o Ensino Médio em Chapecó/SC |
title_full_unstemmed |
O lugar geográfico como laboratório para o ensino e aprendizagem da geografia: o Projeto “Nós Propomos!” em pesquisa com o Ensino Médio em Chapecó/SC |
title_sort |
O lugar geográfico como laboratório para o ensino e aprendizagem da geografia: o Projeto “Nós Propomos!” em pesquisa com o Ensino Médio em Chapecó/SC |
author |
Costa, Eduardo Cesar da |
author_facet |
Costa, Eduardo Cesar da Andreis, Adriana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Andreis, Adriana Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Eduardo Cesar da Andreis, Adriana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lugar Geográfico Nós Propomos! Pesquisa Ensino e Extensão em Geografia Cotidiano Ensino e Aprendizagem Escolar. Educação Geográfica |
topic |
Lugar Geográfico Nós Propomos! Pesquisa Ensino e Extensão em Geografia Cotidiano Ensino e Aprendizagem Escolar. Educação Geográfica |
description |
No contexto de enfrentamento dos desafios contemporâneos no processo de construção de conhecimentos geográficos na escola, apresentamos o projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido com uma escola de Ensino Médio Inovador (EMI) em Chapecó/SC, intitulado Investigar o lugar para compreender o mundo: um estudo com o Ensino Médio. Compreendendo os princípios do projeto internacional “Nós Propomos!”, nesta elaboração, comentamos a problematização implicada ao projeto, explicitamos o delineamento do percurso teórico-metodológico e apontamos alguns resultados alcançados. Confluímos, apontando para a importância da consideração do lugar geográfico dos sujeitos e do cotidiano, como laboratório às aprendizagens de conhecimentos geográficos, para os desafios relacionados aos espaços e tempos da escola e para algumas potencialidades da articulação da pesquisa, com o ensino e a extensão. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2488 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2488 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2488/1735 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 6 n. 11 (2019): DOSSIÊ "NÓS PROPOMOS!"; 103-113 2358-4467 10.33025/grgcp2.v6i11 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177031307264 |