IMAGINE UMA MENINA COM CABELOS DE BRASIL: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NUMA PERSPECTIVA MULTICULTURAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil, Natasha Fernandes M.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/tramas/article/view/1100
Resumo: Este trabalho visa apresentar resultados de um projeto, aplicado em duas escolas públicas, que utiliza a animação “Imagine uma menina com cabelos de Brasil”, de Alexandre Bersot (2010), para problematizar os estereótipos associados às pessoas negras e ao continente africano, principalmente no que concerne às imagens presentes na mídia, além de suas implicações no processo de pertencimento étnico-racial. Ao final, sugerimos atividade para introduzir a temática étnico-racial no Ensino Fundamental.
id CP2-1_0e705e8552f260e82efbf69106cd8343
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1100
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling IMAGINE UMA MENINA COM CABELOS DE BRASIL: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NUMA PERSPECTIVA MULTICULTURALeducaçãorelações étnico-raciaisestereótipomídiamulticulturalismoEste trabalho visa apresentar resultados de um projeto, aplicado em duas escolas públicas, que utiliza a animação “Imagine uma menina com cabelos de Brasil”, de Alexandre Bersot (2010), para problematizar os estereótipos associados às pessoas negras e ao continente africano, principalmente no que concerne às imagens presentes na mídia, além de suas implicações no processo de pertencimento étnico-racial. Ao final, sugerimos atividade para introduzir a temática étnico-racial no Ensino Fundamental.Tramas para Reencantar o Mundo2017-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/tramas/article/view/1100Tramas para Reencantar o Mundo; v. 2 n. 2 (2016): Tramas 2016reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/tramas/article/view/1100/803Brasil, Natasha Fernandes M.info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-19T17:04:37Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1100Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-05-19T17:04:37Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv IMAGINE UMA MENINA COM CABELOS DE BRASIL: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NUMA PERSPECTIVA MULTICULTURAL
title IMAGINE UMA MENINA COM CABELOS DE BRASIL: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NUMA PERSPECTIVA MULTICULTURAL
spellingShingle IMAGINE UMA MENINA COM CABELOS DE BRASIL: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NUMA PERSPECTIVA MULTICULTURAL
Brasil, Natasha Fernandes M.
educação
relações étnico-raciais
estereótipo
mídia
multiculturalismo
title_short IMAGINE UMA MENINA COM CABELOS DE BRASIL: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NUMA PERSPECTIVA MULTICULTURAL
title_full IMAGINE UMA MENINA COM CABELOS DE BRASIL: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NUMA PERSPECTIVA MULTICULTURAL
title_fullStr IMAGINE UMA MENINA COM CABELOS DE BRASIL: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NUMA PERSPECTIVA MULTICULTURAL
title_full_unstemmed IMAGINE UMA MENINA COM CABELOS DE BRASIL: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NUMA PERSPECTIVA MULTICULTURAL
title_sort IMAGINE UMA MENINA COM CABELOS DE BRASIL: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NUMA PERSPECTIVA MULTICULTURAL
author Brasil, Natasha Fernandes M.
author_facet Brasil, Natasha Fernandes M.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasil, Natasha Fernandes M.
dc.subject.por.fl_str_mv educação
relações étnico-raciais
estereótipo
mídia
multiculturalismo
topic educação
relações étnico-raciais
estereótipo
mídia
multiculturalismo
description Este trabalho visa apresentar resultados de um projeto, aplicado em duas escolas públicas, que utiliza a animação “Imagine uma menina com cabelos de Brasil”, de Alexandre Bersot (2010), para problematizar os estereótipos associados às pessoas negras e ao continente africano, principalmente no que concerne às imagens presentes na mídia, além de suas implicações no processo de pertencimento étnico-racial. Ao final, sugerimos atividade para introduzir a temática étnico-racial no Ensino Fundamental.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/tramas/article/view/1100
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/tramas/article/view/1100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/tramas/article/view/1100/803
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Tramas para Reencantar o Mundo
publisher.none.fl_str_mv Tramas para Reencantar o Mundo
dc.source.none.fl_str_mv Tramas para Reencantar o Mundo; v. 2 n. 2 (2016): Tramas 2016
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177621655552