Análise da percepção docente acerta da utilização do mapa conceitual no curso de Ciências Contábeis do Estado do Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simplício, Maria de Fátima Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48452
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar a percepção docente sobre a utilização do mapa conceitual no processo de aprendizagem nos cursos de ciências contábeis do Estado do Rio Grande do Norte. Para atingi-lo, utilizou-se a metodologia de abordagem qualitativa, com uma amostra composta por 51 docentes. Os dados analisados foram obtidos através de um questionário enviado por e-mail. Em relação à estrutura do questionário, abordou-se aspectos do perfil sociodemográfico dos participantes, qualificação docente e perguntas sobre o conhecimento e aplicação do mapa conceitual. Para verificar a clareza e precisão do instrumento de coleta de dados, foi realizado um pré-teste e com o intuito de verificar a confiabilidade do mesmo, foi submetido ao teste Alfa de Cronbach. Quanto à análise dos dados, as respostas fechadas passaram por análise descritiva; enquanto as respostas abertas, passaram por análise de conteúdo desenvolvida no software ATLAS.ti. Os resultados mostram que em relação ao estágio de difusão e adoção do mapa conceitual há necessidade de incentivos, na percepção dos docentes o conteúdo abordado nas disciplinas do curso é favorável à adoção da metodologia, assim como seu uso propicia o relacionamento entre teoria e prática. Com relação as estratégias e metodologias de aprendizagem dos cursos de contabilidade, espera-se que seja estimulada a educação continuada, assim como a difusão do mapa conceitual para que haja maior adoção. Os achados também apontam a necessidade da capacitação docente como oportunidade de melhoria para qualificação docente e alternativas como, uso da referida metodologia em aulas expositivas, pois ajuda o professor e o discente a partir da compreensão e assimilação das informações, já quando são feitos análises e debates, o aprendizado acontece em conjunto e os envolvidos adquirem maior intimidade com a técnica. Os benefícios do mapa conceitual são ativação do conhecimento prévio, facilitação da aprendizagem, sintetização e exposição do conhecimento adquirido pelo aluno. Os docentes também relataram os pontos positivos que motivaram a adoção da metodologia, tais como, poder de assimilação, absorção, construção de conceitos, proposições, síntese e fixação do conteúdo. No entanto, encontrou-se algumas limitações na aplicação, como inexperiência dos alunos sobre o conhecimento e uso da técnica, bem como, do software empregado nesta finalidade, podendo apresentar assim, resistência ou dificuldade em elaborar os mapas. Como sugestão para futuros estudos, recomenda-se a aplicação da técnica em disciplinas do curso buscando a percepção de docentes e discentes ou identificar a ocorrência de aprendizagem significativa por meio da adoção do mapa conceitual.
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Para atingi-lo, utilizou-se a metodologia de abordagem qualitativa, com uma amostra composta por 51 docentes. Os dados analisados foram obtidos através de um questionário enviado por e-mail. Em relação à estrutura do questionário, abordou-se aspectos do perfil sociodemográfico dos participantes, qualificação docente e perguntas sobre o conhecimento e aplicação do mapa conceitual. Para verificar a clareza e precisão do instrumento de coleta de dados, foi realizado um pré-teste e com o intuito de verificar a confiabilidade do mesmo, foi submetido ao teste Alfa de Cronbach. Quanto à análise dos dados, as respostas fechadas passaram por análise descritiva; enquanto as respostas abertas, passaram por análise de conteúdo desenvolvida no software ATLAS.ti. Os resultados mostram que em relação ao estágio de difusão e adoção do mapa conceitual há necessidade de incentivos, na percepção dos docentes o conteúdo abordado nas disciplinas do curso é favorável à adoção da metodologia, assim como seu uso propicia o relacionamento entre teoria e prática. Com relação as estratégias e metodologias de aprendizagem dos cursos de contabilidade, espera-se que seja estimulada a educação continuada, assim como a difusão do mapa conceitual para que haja maior adoção. Os achados também apontam a necessidade da capacitação docente como oportunidade de melhoria para qualificação docente e alternativas como, uso da referida metodologia em aulas expositivas, pois ajuda o professor e o discente a partir da compreensão e assimilação das informações, já quando são feitos análises e debates, o aprendizado acontece em conjunto e os envolvidos adquirem maior intimidade com a técnica. Os benefícios do mapa conceitual são ativação do conhecimento prévio, facilitação da aprendizagem, sintetização e exposição do conhecimento adquirido pelo aluno. Os docentes também relataram os pontos positivos que motivaram a adoção da metodologia, tais como, poder de assimilação, absorção, construção de conceitos, proposições, síntese e fixação do conteúdo. No entanto, encontrou-se algumas limitações na aplicação, como inexperiência dos alunos sobre o conhecimento e uso da técnica, bem como, do software empregado nesta finalidade, podendo apresentar assim, resistência ou dificuldade em elaborar os mapas. Como sugestão para futuros estudos, recomenda-se a aplicação da técnica em disciplinas do curso buscando a percepção de docentes e discentes ou identificar a ocorrência de aprendizagem significativa por meio da adoção do mapa conceitual.The present study aims to analyze the professor’s perception about the use of the conceptual map in the learning process in accounting science courses in the State of Rio Grande do Norte. To reach it, a qualitative approach was used, with a sample composed of 51 professors. The analyzed data were obtained by sending an e-mail. In relation to the structure of the questionnaire, aspects of the sociodemographic profile of the participants were addressed, professor qualification and questions about the knowledge and application of the concept map. To verify the clarity and precision of the data collection instrument, a pre-test was carried out and in order to verify it’s reliability, it was submitted to Cronbach’s Alpha test. As for data analysis, closed responses underwent descriptive analysis, while open responses underwent content analysis developed in the ATLAS.ti software. The results show that in relation to the stage of diffusion and adoption of the conceptual map, there is a need for incentives, in the professor’s perception, the content covered in the course subjects is favorable to the adoption of the methodology, as well as it’s use provides the relationship between theory and practice. Regarding the learning strategies and methodologies of accounting courses, it is expected that continuing education will be stimulated, as well as the dissemination of the conceptual map so that there is greater adoption. The findings also point to the need for professor training as an opportunity for improvement for professor qualification and alternatives such as the use of this methodology in lectures, as it helps the professor and the student from the understanding and assimilation of information, when analyzes and debates, learning takes place together and those involved acquire greater intimacy with the technique. The benefits of the concept map are activation of prior knowledge, facilitation of learning, synthesis and exposure of knowledge acquired by the student. The professors also reported the positive points that motivated the adoption of the methodology, such as the power of assimilation, absorption, construction of concepts, propositions, synthesis and content fixation. However, some limitations were found in the application, such as the student’s inexperience about the knowledge and use of the technique, as well as the software used for this purpose, which may present resistance or difficulty in preparing the maps. As a suggestion for future studies, it is recommended to apply the technique in course subjects seeking the perception of professors and students or to identify the occurrence of significant learning through the adoption of the conceptual map.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEISUFRNBrasilMapa conceitualAprendizagem significativaEducação contábilAnálise da percepção docente acerta da utilização do mapa conceitual no curso de Ciências Contábeis do Estado do Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnalisepercepcaodocente_Simplicio_2022.pdfapplication/pdf976732https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48452/1/Analisepercepcaodocente_Simplicio_2022.pdf65b7da8c933abb1cc17fe9e111464b27MD51123456789/484522022-07-11 20:31:14.229oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48452Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-07-11T23:31:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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