DISPOSITIVOS PARA EDUCAÇÃO DO CORPO E MODULAÇÃO DO COMPORTAMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PONTO DE VISTA SOBRE O CONTEXTO PANDÊMICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2876 |
Resumo: | O contexto pandêmico trouxe ao ambiente social um conjunto de incertezas, principalmente, no que se refere ao corpo e sua forma de lidar com o mundo. Com isso, o objetivo deste ensaio foi formular enunciados para a educação física escolar, buscando alavancar o debate sobre formas de ensino no contexto pandêmico. A ideia do corpo educado se apresenta como um processo de intervenção humana para a adaptação do indivíduo à vida urbana e nas dimensões mais amplas das relações sociais. Destacamos que o processo de educação do corpo, disciplinamento e ajustamento do comportamento para o aprendizado nesse novo contexto requererá tempo. Os desvios poderão ocorrer de forma involuntária ou de resistência ao poder empregado pelas novas tecnologias para ensino. Nesse sentido, sugerimos propostas que podem ser incorporadas na escola, legitimando os processos de educação do corpo, disciplinamento e modulação de comportamento que virão a ser apresentados nos novos ambientes de ensino e aprendizado. |
id |
CP2-1_0fd96fa3119ba01d95fe915d0a30d288 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2876 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
DISPOSITIVOS PARA EDUCAÇÃO DO CORPO E MODULAÇÃO DO COMPORTAMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PONTO DE VISTA SOBRE O CONTEXTO PANDÊMICOEducação do CorpoDisciplinaEnsino RemotoPandemiaEducação Física Escolar.O contexto pandêmico trouxe ao ambiente social um conjunto de incertezas, principalmente, no que se refere ao corpo e sua forma de lidar com o mundo. Com isso, o objetivo deste ensaio foi formular enunciados para a educação física escolar, buscando alavancar o debate sobre formas de ensino no contexto pandêmico. A ideia do corpo educado se apresenta como um processo de intervenção humana para a adaptação do indivíduo à vida urbana e nas dimensões mais amplas das relações sociais. Destacamos que o processo de educação do corpo, disciplinamento e ajustamento do comportamento para o aprendizado nesse novo contexto requererá tempo. Os desvios poderão ocorrer de forma involuntária ou de resistência ao poder empregado pelas novas tecnologias para ensino. Nesse sentido, sugerimos propostas que podem ser incorporadas na escola, legitimando os processos de educação do corpo, disciplinamento e modulação de comportamento que virão a ser apresentados nos novos ambientes de ensino e aprendizado.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2876Temas em Educação Física Escolar; v. 5 n. 1 (2020): JAN/JUN 2020; 2-222525-591610.33025/tefe.v5i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2876/1804Moreira, Luiza SilvaMartins, Raphaell MoreiraRocha, Hugo Paula Almeida dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-11T15:51:32Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2876Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-06-11T15:51:32Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISPOSITIVOS PARA EDUCAÇÃO DO CORPO E MODULAÇÃO DO COMPORTAMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PONTO DE VISTA SOBRE O CONTEXTO PANDÊMICO |
title |
DISPOSITIVOS PARA EDUCAÇÃO DO CORPO E MODULAÇÃO DO COMPORTAMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PONTO DE VISTA SOBRE O CONTEXTO PANDÊMICO |
spellingShingle |
DISPOSITIVOS PARA EDUCAÇÃO DO CORPO E MODULAÇÃO DO COMPORTAMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PONTO DE VISTA SOBRE O CONTEXTO PANDÊMICO Moreira, Luiza Silva Educação do Corpo Disciplina Ensino Remoto Pandemia Educação Física Escolar. |
title_short |
DISPOSITIVOS PARA EDUCAÇÃO DO CORPO E MODULAÇÃO DO COMPORTAMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PONTO DE VISTA SOBRE O CONTEXTO PANDÊMICO |
title_full |
DISPOSITIVOS PARA EDUCAÇÃO DO CORPO E MODULAÇÃO DO COMPORTAMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PONTO DE VISTA SOBRE O CONTEXTO PANDÊMICO |
title_fullStr |
DISPOSITIVOS PARA EDUCAÇÃO DO CORPO E MODULAÇÃO DO COMPORTAMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PONTO DE VISTA SOBRE O CONTEXTO PANDÊMICO |
title_full_unstemmed |
DISPOSITIVOS PARA EDUCAÇÃO DO CORPO E MODULAÇÃO DO COMPORTAMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PONTO DE VISTA SOBRE O CONTEXTO PANDÊMICO |
title_sort |
DISPOSITIVOS PARA EDUCAÇÃO DO CORPO E MODULAÇÃO DO COMPORTAMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PONTO DE VISTA SOBRE O CONTEXTO PANDÊMICO |
author |
Moreira, Luiza Silva |
author_facet |
Moreira, Luiza Silva Martins, Raphaell Moreira Rocha, Hugo Paula Almeida da |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Raphaell Moreira Rocha, Hugo Paula Almeida da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Luiza Silva Martins, Raphaell Moreira Rocha, Hugo Paula Almeida da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do Corpo Disciplina Ensino Remoto Pandemia Educação Física Escolar. |
topic |
Educação do Corpo Disciplina Ensino Remoto Pandemia Educação Física Escolar. |
description |
O contexto pandêmico trouxe ao ambiente social um conjunto de incertezas, principalmente, no que se refere ao corpo e sua forma de lidar com o mundo. Com isso, o objetivo deste ensaio foi formular enunciados para a educação física escolar, buscando alavancar o debate sobre formas de ensino no contexto pandêmico. A ideia do corpo educado se apresenta como um processo de intervenção humana para a adaptação do indivíduo à vida urbana e nas dimensões mais amplas das relações sociais. Destacamos que o processo de educação do corpo, disciplinamento e ajustamento do comportamento para o aprendizado nesse novo contexto requererá tempo. Os desvios poderão ocorrer de forma involuntária ou de resistência ao poder empregado pelas novas tecnologias para ensino. Nesse sentido, sugerimos propostas que podem ser incorporadas na escola, legitimando os processos de educação do corpo, disciplinamento e modulação de comportamento que virão a ser apresentados nos novos ambientes de ensino e aprendizado. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2876 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2876 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2876/1804 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 5 n. 1 (2020): JAN/JUN 2020; 2-22 2525-5916 10.33025/tefe.v5i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178538110976 |