DISPOSITIVOS PARA EDUCAÇÃO DO CORPO E MODULAÇÃO DO COMPORTAMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PONTO DE VISTA SOBRE O CONTEXTO PANDÊMICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Luiza Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Martins, Raphaell Moreira, Rocha, Hugo Paula Almeida da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2876
Resumo: O contexto pandêmico trouxe ao ambiente social um conjunto de incertezas, principalmente, no que se refere ao corpo e sua forma de lidar com o mundo. Com isso, o objetivo deste ensaio foi formular enunciados para a educação física escolar, buscando alavancar o debate sobre formas de ensino no contexto pandêmico. A ideia do corpo educado se apresenta como um processo de intervenção humana para a adaptação do indivíduo à vida urbana e nas dimensões mais amplas das relações sociais. Destacamos que o processo de educação do corpo, disciplinamento e ajustamento do comportamento para o aprendizado nesse novo contexto requererá tempo. Os desvios poderão ocorrer de forma involuntária ou de resistência ao poder empregado pelas novas tecnologias para ensino. Nesse sentido, sugerimos propostas que podem ser incorporadas na escola, legitimando os processos de educação do corpo, disciplinamento e modulação de comportamento que virão a ser apresentados nos novos ambientes de ensino e aprendizado.
id CP2-1_0fd96fa3119ba01d95fe915d0a30d288
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2876
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling DISPOSITIVOS PARA EDUCAÇÃO DO CORPO E MODULAÇÃO DO COMPORTAMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PONTO DE VISTA SOBRE O CONTEXTO PANDÊMICOEducação do CorpoDisciplinaEnsino RemotoPandemiaEducação Física Escolar.O contexto pandêmico trouxe ao ambiente social um conjunto de incertezas, principalmente, no que se refere ao corpo e sua forma de lidar com o mundo. Com isso, o objetivo deste ensaio foi formular enunciados para a educação física escolar, buscando alavancar o debate sobre formas de ensino no contexto pandêmico. A ideia do corpo educado se apresenta como um processo de intervenção humana para a adaptação do indivíduo à vida urbana e nas dimensões mais amplas das relações sociais. Destacamos que o processo de educação do corpo, disciplinamento e ajustamento do comportamento para o aprendizado nesse novo contexto requererá tempo. Os desvios poderão ocorrer de forma involuntária ou de resistência ao poder empregado pelas novas tecnologias para ensino. Nesse sentido, sugerimos propostas que podem ser incorporadas na escola, legitimando os processos de educação do corpo, disciplinamento e modulação de comportamento que virão a ser apresentados nos novos ambientes de ensino e aprendizado.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2876Temas em Educação Física Escolar; v. 5 n. 1 (2020): JAN/JUN 2020; 2-222525-591610.33025/tefe.v5i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2876/1804Moreira, Luiza SilvaMartins, Raphaell MoreiraRocha, Hugo Paula Almeida dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-11T15:51:32Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2876Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-06-11T15:51:32Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv DISPOSITIVOS PARA EDUCAÇÃO DO CORPO E MODULAÇÃO DO COMPORTAMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PONTO DE VISTA SOBRE O CONTEXTO PANDÊMICO
title DISPOSITIVOS PARA EDUCAÇÃO DO CORPO E MODULAÇÃO DO COMPORTAMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PONTO DE VISTA SOBRE O CONTEXTO PANDÊMICO
spellingShingle DISPOSITIVOS PARA EDUCAÇÃO DO CORPO E MODULAÇÃO DO COMPORTAMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PONTO DE VISTA SOBRE O CONTEXTO PANDÊMICO
Moreira, Luiza Silva
Educação do Corpo
Disciplina
Ensino Remoto
Pandemia
Educação Física Escolar.
title_short DISPOSITIVOS PARA EDUCAÇÃO DO CORPO E MODULAÇÃO DO COMPORTAMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PONTO DE VISTA SOBRE O CONTEXTO PANDÊMICO
title_full DISPOSITIVOS PARA EDUCAÇÃO DO CORPO E MODULAÇÃO DO COMPORTAMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PONTO DE VISTA SOBRE O CONTEXTO PANDÊMICO
title_fullStr DISPOSITIVOS PARA EDUCAÇÃO DO CORPO E MODULAÇÃO DO COMPORTAMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PONTO DE VISTA SOBRE O CONTEXTO PANDÊMICO
title_full_unstemmed DISPOSITIVOS PARA EDUCAÇÃO DO CORPO E MODULAÇÃO DO COMPORTAMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PONTO DE VISTA SOBRE O CONTEXTO PANDÊMICO
title_sort DISPOSITIVOS PARA EDUCAÇÃO DO CORPO E MODULAÇÃO DO COMPORTAMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PONTO DE VISTA SOBRE O CONTEXTO PANDÊMICO
author Moreira, Luiza Silva
author_facet Moreira, Luiza Silva
Martins, Raphaell Moreira
Rocha, Hugo Paula Almeida da
author_role author
author2 Martins, Raphaell Moreira
Rocha, Hugo Paula Almeida da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Luiza Silva
Martins, Raphaell Moreira
Rocha, Hugo Paula Almeida da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Corpo
Disciplina
Ensino Remoto
Pandemia
Educação Física Escolar.
topic Educação do Corpo
Disciplina
Ensino Remoto
Pandemia
Educação Física Escolar.
description O contexto pandêmico trouxe ao ambiente social um conjunto de incertezas, principalmente, no que se refere ao corpo e sua forma de lidar com o mundo. Com isso, o objetivo deste ensaio foi formular enunciados para a educação física escolar, buscando alavancar o debate sobre formas de ensino no contexto pandêmico. A ideia do corpo educado se apresenta como um processo de intervenção humana para a adaptação do indivíduo à vida urbana e nas dimensões mais amplas das relações sociais. Destacamos que o processo de educação do corpo, disciplinamento e ajustamento do comportamento para o aprendizado nesse novo contexto requererá tempo. Os desvios poderão ocorrer de forma involuntária ou de resistência ao poder empregado pelas novas tecnologias para ensino. Nesse sentido, sugerimos propostas que podem ser incorporadas na escola, legitimando os processos de educação do corpo, disciplinamento e modulação de comportamento que virão a ser apresentados nos novos ambientes de ensino e aprendizado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2876
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2876/1804
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 5 n. 1 (2020): JAN/JUN 2020; 2-22
2525-5916
10.33025/tefe.v5i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178538110976