CINEMA COMO ARTE EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2224 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo problematizar a presença de filmes nas escolas públicas, ampliando suas possibilidades de uso. As imagens em movimento podem ir além de um suporte pedagógico para ensinar conteúdos específicos de disciplinas legitimadas no currículo escolar, de um instrumento de entretenimento em dias festivos, ou ainda, de uma estratégia para passar o tempo ocioso dos estudantes. Este trabalho propõe-se a apresentar o cinema na escola como criação, tanto na perspectiva da análise de obras já existentes, quanto da produção de imagens/filmes pelos estudantes junto aos professores. Tal proposta está ancorada nos estudos e na experiência de trabalho de Alain Bergala para quem a escola deve ser um espaço de apropriação e fruição do cinema como arte. Destacam-se algumas experiências relevantes, porém pontuais, com cinema na educação pública brasileira e também algumas questões que precisam ser pensadas para viabilizar a expansão dessa proposta nas demais escolas da rede pública de ensino. |
id |
CP2-1_14533975898847a2bdb3694ecd8ab108 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2224 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
CINEMA COMO ARTE EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICACinema e educação. Cinema e currículo. Educação Básica. Formação de professores. Trabalho docente.Este artigo tem por objetivo problematizar a presença de filmes nas escolas públicas, ampliando suas possibilidades de uso. As imagens em movimento podem ir além de um suporte pedagógico para ensinar conteúdos específicos de disciplinas legitimadas no currículo escolar, de um instrumento de entretenimento em dias festivos, ou ainda, de uma estratégia para passar o tempo ocioso dos estudantes. Este trabalho propõe-se a apresentar o cinema na escola como criação, tanto na perspectiva da análise de obras já existentes, quanto da produção de imagens/filmes pelos estudantes junto aos professores. Tal proposta está ancorada nos estudos e na experiência de trabalho de Alain Bergala para quem a escola deve ser um espaço de apropriação e fruição do cinema como arte. Destacam-se algumas experiências relevantes, porém pontuais, com cinema na educação pública brasileira e também algumas questões que precisam ser pensadas para viabilizar a expansão dessa proposta nas demais escolas da rede pública de ensino.Anos Iniciais em Revista2019-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2224Anos Iniciais em Revista; v. 3 n. 3 (2019): DOSSIÊ “Anos Iniciais: estrutura, diversidade, democracia e carreira docente”2526-7191reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2224/1523RIBEIRO, Danielle de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-10T13:42:15Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2224Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-12-10T13:42:15Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
CINEMA COMO ARTE EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA |
title |
CINEMA COMO ARTE EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA |
spellingShingle |
CINEMA COMO ARTE EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA RIBEIRO, Danielle de Oliveira Cinema e educação. Cinema e currículo. Educação Básica. Formação de professores. Trabalho docente. |
title_short |
CINEMA COMO ARTE EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA |
title_full |
CINEMA COMO ARTE EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA |
title_fullStr |
CINEMA COMO ARTE EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA |
title_full_unstemmed |
CINEMA COMO ARTE EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA |
title_sort |
CINEMA COMO ARTE EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA |
author |
RIBEIRO, Danielle de Oliveira |
author_facet |
RIBEIRO, Danielle de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RIBEIRO, Danielle de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema e educação. Cinema e currículo. Educação Básica. Formação de professores. Trabalho docente. |
topic |
Cinema e educação. Cinema e currículo. Educação Básica. Formação de professores. Trabalho docente. |
description |
Este artigo tem por objetivo problematizar a presença de filmes nas escolas públicas, ampliando suas possibilidades de uso. As imagens em movimento podem ir além de um suporte pedagógico para ensinar conteúdos específicos de disciplinas legitimadas no currículo escolar, de um instrumento de entretenimento em dias festivos, ou ainda, de uma estratégia para passar o tempo ocioso dos estudantes. Este trabalho propõe-se a apresentar o cinema na escola como criação, tanto na perspectiva da análise de obras já existentes, quanto da produção de imagens/filmes pelos estudantes junto aos professores. Tal proposta está ancorada nos estudos e na experiência de trabalho de Alain Bergala para quem a escola deve ser um espaço de apropriação e fruição do cinema como arte. Destacam-se algumas experiências relevantes, porém pontuais, com cinema na educação pública brasileira e também algumas questões que precisam ser pensadas para viabilizar a expansão dessa proposta nas demais escolas da rede pública de ensino. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2224 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2224/1523 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Anos Iniciais em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Anos Iniciais em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Anos Iniciais em Revista; v. 3 n. 3 (2019): DOSSIÊ “Anos Iniciais: estrutura, diversidade, democracia e carreira docente” 2526-7191 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180112023552 |