O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTEXTUALIZAÇÃO E PRÁTICA ATRAVÉS DO ESTUDO DO PARAFUSO SEXTAVADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2413 |
Resumo: | Em diversas salas de aulas ou ambientes escolares, a forma como a Matemática vem sendo ensinada não permite que os alunos relacionem os conteúdos aprendidos com o seu cotidiano. Cabe ao professor mostrar a aplicabilidade da Matemática no dia a dia, sempre que for possível. A questão que se coloca é: como conscientizar os alunos sobre as aplicações dos conteúdos matemáticos no seu cotidiano e motivá-los ao estudo da disciplina? Com a EtnoMatemática, que tem por base a teoria sociointeracionista pode-se compreender um ensino de Matemática em que há contextualização, assim como, o uso de materiais concretos e situações reais torna a aula mais criativa e participativa. A Feira de Matemática também é uma das formas que auxiliam o aprendizado significativo. Este artigo tem como objetivos apresentar uma alternativa de contextualização dos conteúdos matemáticos a fim de conduzir a uma aprendizagem de modo significativo e demonstrar através de atividades práticas como aplicar em sala de aula estes conceitos. Ele se desenvolve através de uma pesquisa bibliográfica que embasa a construção de atividade prática contextualizada, com o uso de material concreto e a possibilidade de ser aplicada em sala de aula. A execução da proposta serve como apoio a outros profissionais da educação que procuram em sua prática na sala de aula desenvolver aulas mais motivadoras e reflexivas. |
id |
CP2-1_1d18eafdcc74abd3762b154e400fa1ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2413 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTEXTUALIZAÇÃO E PRÁTICA ATRAVÉS DO ESTUDO DO PARAFUSO SEXTAVADOEtnoMatemáticaMaterial concretoPolígono regular.Em diversas salas de aulas ou ambientes escolares, a forma como a Matemática vem sendo ensinada não permite que os alunos relacionem os conteúdos aprendidos com o seu cotidiano. Cabe ao professor mostrar a aplicabilidade da Matemática no dia a dia, sempre que for possível. A questão que se coloca é: como conscientizar os alunos sobre as aplicações dos conteúdos matemáticos no seu cotidiano e motivá-los ao estudo da disciplina? Com a EtnoMatemática, que tem por base a teoria sociointeracionista pode-se compreender um ensino de Matemática em que há contextualização, assim como, o uso de materiais concretos e situações reais torna a aula mais criativa e participativa. A Feira de Matemática também é uma das formas que auxiliam o aprendizado significativo. Este artigo tem como objetivos apresentar uma alternativa de contextualização dos conteúdos matemáticos a fim de conduzir a uma aprendizagem de modo significativo e demonstrar através de atividades práticas como aplicar em sala de aula estes conceitos. Ele se desenvolve através de uma pesquisa bibliográfica que embasa a construção de atividade prática contextualizada, com o uso de material concreto e a possibilidade de ser aplicada em sala de aula. A execução da proposta serve como apoio a outros profissionais da educação que procuram em sua prática na sala de aula desenvolver aulas mais motivadoras e reflexivas.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2413Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 1 (2019): 2019; 36-572525-28792525-287910.33025/ceb.v4i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2413/1616Abreu, Carlos Eduardo de PaulaFerreira, Francinildo Nobreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-30T21:17:42Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2413Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-30T21:17:42Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTEXTUALIZAÇÃO E PRÁTICA ATRAVÉS DO ESTUDO DO PARAFUSO SEXTAVADO |
title |
O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTEXTUALIZAÇÃO E PRÁTICA ATRAVÉS DO ESTUDO DO PARAFUSO SEXTAVADO |
spellingShingle |
O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTEXTUALIZAÇÃO E PRÁTICA ATRAVÉS DO ESTUDO DO PARAFUSO SEXTAVADO Abreu, Carlos Eduardo de Paula EtnoMatemática Material concreto Polígono regular. |
title_short |
O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTEXTUALIZAÇÃO E PRÁTICA ATRAVÉS DO ESTUDO DO PARAFUSO SEXTAVADO |
title_full |
O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTEXTUALIZAÇÃO E PRÁTICA ATRAVÉS DO ESTUDO DO PARAFUSO SEXTAVADO |
title_fullStr |
O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTEXTUALIZAÇÃO E PRÁTICA ATRAVÉS DO ESTUDO DO PARAFUSO SEXTAVADO |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTEXTUALIZAÇÃO E PRÁTICA ATRAVÉS DO ESTUDO DO PARAFUSO SEXTAVADO |
title_sort |
O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTEXTUALIZAÇÃO E PRÁTICA ATRAVÉS DO ESTUDO DO PARAFUSO SEXTAVADO |
author |
Abreu, Carlos Eduardo de Paula |
author_facet |
Abreu, Carlos Eduardo de Paula Ferreira, Francinildo Nobre |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Francinildo Nobre |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Carlos Eduardo de Paula Ferreira, Francinildo Nobre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EtnoMatemática Material concreto Polígono regular. |
topic |
EtnoMatemática Material concreto Polígono regular. |
description |
Em diversas salas de aulas ou ambientes escolares, a forma como a Matemática vem sendo ensinada não permite que os alunos relacionem os conteúdos aprendidos com o seu cotidiano. Cabe ao professor mostrar a aplicabilidade da Matemática no dia a dia, sempre que for possível. A questão que se coloca é: como conscientizar os alunos sobre as aplicações dos conteúdos matemáticos no seu cotidiano e motivá-los ao estudo da disciplina? Com a EtnoMatemática, que tem por base a teoria sociointeracionista pode-se compreender um ensino de Matemática em que há contextualização, assim como, o uso de materiais concretos e situações reais torna a aula mais criativa e participativa. A Feira de Matemática também é uma das formas que auxiliam o aprendizado significativo. Este artigo tem como objetivos apresentar uma alternativa de contextualização dos conteúdos matemáticos a fim de conduzir a uma aprendizagem de modo significativo e demonstrar através de atividades práticas como aplicar em sala de aula estes conceitos. Ele se desenvolve através de uma pesquisa bibliográfica que embasa a construção de atividade prática contextualizada, com o uso de material concreto e a possibilidade de ser aplicada em sala de aula. A execução da proposta serve como apoio a outros profissionais da educação que procuram em sua prática na sala de aula desenvolver aulas mais motivadoras e reflexivas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2413 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2413/1616 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 1 (2019): 2019; 36-57 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v4i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180218978304 |