O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTEXTUALIZAÇÃO E PRÁTICA ATRAVÉS DO ESTUDO DO PARAFUSO SEXTAVADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Carlos Eduardo de Paula
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferreira, Francinildo Nobre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2413
Resumo: Em diversas salas de aulas ou ambientes escolares, a forma como a Matemática vem sendo ensinada não permite que os alunos relacionem os conteúdos aprendidos com o seu cotidiano. Cabe ao professor mostrar a aplicabilidade da Matemática no dia a dia, sempre que for possível. A questão que se coloca é: como conscientizar os alunos sobre as aplicações dos conteúdos matemáticos no seu cotidiano e motivá-los ao estudo da disciplina? Com a EtnoMatemática, que tem por base a teoria sociointeracionista pode-se compreender um ensino de Matemática em que há contextualização, assim como, o uso de materiais concretos e situações reais torna a aula mais criativa e participativa. A Feira de Matemática também é uma das formas que auxiliam o aprendizado significativo. Este artigo tem como objetivos apresentar uma alternativa de contextualização dos conteúdos matemáticos a fim de conduzir a uma aprendizagem de modo significativo e demonstrar através de atividades práticas como aplicar em sala de aula estes conceitos. Ele se desenvolve através de uma pesquisa bibliográfica que embasa a construção de atividade prática contextualizada, com o uso de material concreto e a possibilidade de ser aplicada em sala de aula. A execução da proposta serve como apoio a outros profissionais da educação que procuram em sua prática na sala de aula desenvolver aulas mais motivadoras e reflexivas.
id CP2-1_1d18eafdcc74abd3762b154e400fa1ae
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2413
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTEXTUALIZAÇÃO E PRÁTICA ATRAVÉS DO ESTUDO DO PARAFUSO SEXTAVADOEtnoMatemáticaMaterial concretoPolígono regular.Em diversas salas de aulas ou ambientes escolares, a forma como a Matemática vem sendo ensinada não permite que os alunos relacionem os conteúdos aprendidos com o seu cotidiano. Cabe ao professor mostrar a aplicabilidade da Matemática no dia a dia, sempre que for possível. A questão que se coloca é: como conscientizar os alunos sobre as aplicações dos conteúdos matemáticos no seu cotidiano e motivá-los ao estudo da disciplina? Com a EtnoMatemática, que tem por base a teoria sociointeracionista pode-se compreender um ensino de Matemática em que há contextualização, assim como, o uso de materiais concretos e situações reais torna a aula mais criativa e participativa. A Feira de Matemática também é uma das formas que auxiliam o aprendizado significativo. Este artigo tem como objetivos apresentar uma alternativa de contextualização dos conteúdos matemáticos a fim de conduzir a uma aprendizagem de modo significativo e demonstrar através de atividades práticas como aplicar em sala de aula estes conceitos. Ele se desenvolve através de uma pesquisa bibliográfica que embasa a construção de atividade prática contextualizada, com o uso de material concreto e a possibilidade de ser aplicada em sala de aula. A execução da proposta serve como apoio a outros profissionais da educação que procuram em sua prática na sala de aula desenvolver aulas mais motivadoras e reflexivas.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2413Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 1 (2019): 2019; 36-572525-28792525-287910.33025/ceb.v4i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2413/1616Abreu, Carlos Eduardo de PaulaFerreira, Francinildo Nobreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-30T21:17:42Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2413Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-30T21:17:42Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTEXTUALIZAÇÃO E PRÁTICA ATRAVÉS DO ESTUDO DO PARAFUSO SEXTAVADO
title O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTEXTUALIZAÇÃO E PRÁTICA ATRAVÉS DO ESTUDO DO PARAFUSO SEXTAVADO
spellingShingle O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTEXTUALIZAÇÃO E PRÁTICA ATRAVÉS DO ESTUDO DO PARAFUSO SEXTAVADO
Abreu, Carlos Eduardo de Paula
EtnoMatemática
Material concreto
Polígono regular.
title_short O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTEXTUALIZAÇÃO E PRÁTICA ATRAVÉS DO ESTUDO DO PARAFUSO SEXTAVADO
title_full O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTEXTUALIZAÇÃO E PRÁTICA ATRAVÉS DO ESTUDO DO PARAFUSO SEXTAVADO
title_fullStr O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTEXTUALIZAÇÃO E PRÁTICA ATRAVÉS DO ESTUDO DO PARAFUSO SEXTAVADO
title_full_unstemmed O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTEXTUALIZAÇÃO E PRÁTICA ATRAVÉS DO ESTUDO DO PARAFUSO SEXTAVADO
title_sort O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTEXTUALIZAÇÃO E PRÁTICA ATRAVÉS DO ESTUDO DO PARAFUSO SEXTAVADO
author Abreu, Carlos Eduardo de Paula
author_facet Abreu, Carlos Eduardo de Paula
Ferreira, Francinildo Nobre
author_role author
author2 Ferreira, Francinildo Nobre
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Carlos Eduardo de Paula
Ferreira, Francinildo Nobre
dc.subject.por.fl_str_mv EtnoMatemática
Material concreto
Polígono regular.
topic EtnoMatemática
Material concreto
Polígono regular.
description Em diversas salas de aulas ou ambientes escolares, a forma como a Matemática vem sendo ensinada não permite que os alunos relacionem os conteúdos aprendidos com o seu cotidiano. Cabe ao professor mostrar a aplicabilidade da Matemática no dia a dia, sempre que for possível. A questão que se coloca é: como conscientizar os alunos sobre as aplicações dos conteúdos matemáticos no seu cotidiano e motivá-los ao estudo da disciplina? Com a EtnoMatemática, que tem por base a teoria sociointeracionista pode-se compreender um ensino de Matemática em que há contextualização, assim como, o uso de materiais concretos e situações reais torna a aula mais criativa e participativa. A Feira de Matemática também é uma das formas que auxiliam o aprendizado significativo. Este artigo tem como objetivos apresentar uma alternativa de contextualização dos conteúdos matemáticos a fim de conduzir a uma aprendizagem de modo significativo e demonstrar através de atividades práticas como aplicar em sala de aula estes conceitos. Ele se desenvolve através de uma pesquisa bibliográfica que embasa a construção de atividade prática contextualizada, com o uso de material concreto e a possibilidade de ser aplicada em sala de aula. A execução da proposta serve como apoio a outros profissionais da educação que procuram em sua prática na sala de aula desenvolver aulas mais motivadoras e reflexivas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2413
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2413/1616
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 1 (2019): 2019; 36-57
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v4i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180218978304