Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebouças, Ana Priscila Sampaio
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Almeida de Oliveira, Kelly
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/470
Resumo: A Etnomatemática é um Programa de Pesquisa e uma Teoria Geral do Conhecimento, proposta por Ubiratan D’Ambrosio, que investiga as relações entre matemática e cultura. Neste artigo, busca-se compreender as implicações pedagógicas da Etnomatemática para/com/no ensino de matemática na Educação Básica, tendo como referência as produções disponibilizadas na Biblioteca Digital EtnoMatemaTicas – BDEm. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se um estudo bibliográfico na BDEm sobre Etnomatemática e ensino de matemática. As principais referências são Freire (2019), Lima (2019), Lima (2018) e Morais (2016). A abordagem metodológica é qualitativa, descritiva e interpretativa. Como resultados, destacamos: a predominância de trabalhos cadastrados na BDEm oriundos do estado do Rio Grande do Norte; a multiplicidade de grupos culturais representativos desse estado; a Etnomatemática como subsídio ao ensino e aprendizagem de matemática a partir do entrelaçamento entre currículo e componentes socioculturais, e de situações-problema. Concluímos que a Etnomatemática tem modificado formas de ver e ensinar matemática.
id UFPA-6_6f20ebda9dbcdd5322d10a9759d1afa6
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/470
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEmBiblioteca Digital EtnoMatemaTicasEnsinoEtnomatemáticaPráticas PedagógicasResolução de ProblemasA Etnomatemática é um Programa de Pesquisa e uma Teoria Geral do Conhecimento, proposta por Ubiratan D’Ambrosio, que investiga as relações entre matemática e cultura. Neste artigo, busca-se compreender as implicações pedagógicas da Etnomatemática para/com/no ensino de matemática na Educação Básica, tendo como referência as produções disponibilizadas na Biblioteca Digital EtnoMatemaTicas – BDEm. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se um estudo bibliográfico na BDEm sobre Etnomatemática e ensino de matemática. As principais referências são Freire (2019), Lima (2019), Lima (2018) e Morais (2016). A abordagem metodológica é qualitativa, descritiva e interpretativa. Como resultados, destacamos: a predominância de trabalhos cadastrados na BDEm oriundos do estado do Rio Grande do Norte; a multiplicidade de grupos culturais representativos desse estado; a Etnomatemática como subsídio ao ensino e aprendizagem de matemática a partir do entrelaçamento entre currículo e componentes socioculturais, e de situações-problema. Concluímos que a Etnomatemática tem modificado formas de ver e ensinar matemática.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/47010.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe20230016.id470REMATEC; v. 18 n. 45 (2023): Dossiê: Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura; e202300152675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/470/507Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessRebouças, Ana Priscila SampaioAlmeida de Oliveira, Kelly2023-09-23T18:52:04Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/470Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-09-23T18:52:04Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm
title Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm
spellingShingle Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm
Rebouças, Ana Priscila Sampaio
Biblioteca Digital EtnoMatemaTicas
Ensino
Etnomatemática
Práticas Pedagógicas
Resolução de Problemas
title_short Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm
title_full Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm
title_fullStr Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm
title_full_unstemmed Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm
title_sort Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm
author Rebouças, Ana Priscila Sampaio
author_facet Rebouças, Ana Priscila Sampaio
Almeida de Oliveira, Kelly
author_role author
author2 Almeida de Oliveira, Kelly
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebouças, Ana Priscila Sampaio
Almeida de Oliveira, Kelly
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca Digital EtnoMatemaTicas
Ensino
Etnomatemática
Práticas Pedagógicas
Resolução de Problemas
topic Biblioteca Digital EtnoMatemaTicas
Ensino
Etnomatemática
Práticas Pedagógicas
Resolução de Problemas
description A Etnomatemática é um Programa de Pesquisa e uma Teoria Geral do Conhecimento, proposta por Ubiratan D’Ambrosio, que investiga as relações entre matemática e cultura. Neste artigo, busca-se compreender as implicações pedagógicas da Etnomatemática para/com/no ensino de matemática na Educação Básica, tendo como referência as produções disponibilizadas na Biblioteca Digital EtnoMatemaTicas – BDEm. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se um estudo bibliográfico na BDEm sobre Etnomatemática e ensino de matemática. As principais referências são Freire (2019), Lima (2019), Lima (2018) e Morais (2016). A abordagem metodológica é qualitativa, descritiva e interpretativa. Como resultados, destacamos: a predominância de trabalhos cadastrados na BDEm oriundos do estado do Rio Grande do Norte; a multiplicidade de grupos culturais representativos desse estado; a Etnomatemática como subsídio ao ensino e aprendizagem de matemática a partir do entrelaçamento entre currículo e componentes socioculturais, e de situações-problema. Concluímos que a Etnomatemática tem modificado formas de ver e ensinar matemática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/470
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe20230016.id470
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/470
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe20230016.id470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/470/507
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 45 (2023): Dossiê: Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura; e20230015
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002164404224