Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/470 |
Resumo: | A Etnomatemática é um Programa de Pesquisa e uma Teoria Geral do Conhecimento, proposta por Ubiratan D’Ambrosio, que investiga as relações entre matemática e cultura. Neste artigo, busca-se compreender as implicações pedagógicas da Etnomatemática para/com/no ensino de matemática na Educação Básica, tendo como referência as produções disponibilizadas na Biblioteca Digital EtnoMatemaTicas – BDEm. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se um estudo bibliográfico na BDEm sobre Etnomatemática e ensino de matemática. As principais referências são Freire (2019), Lima (2019), Lima (2018) e Morais (2016). A abordagem metodológica é qualitativa, descritiva e interpretativa. Como resultados, destacamos: a predominância de trabalhos cadastrados na BDEm oriundos do estado do Rio Grande do Norte; a multiplicidade de grupos culturais representativos desse estado; a Etnomatemática como subsídio ao ensino e aprendizagem de matemática a partir do entrelaçamento entre currículo e componentes socioculturais, e de situações-problema. Concluímos que a Etnomatemática tem modificado formas de ver e ensinar matemática. |
id |
UFPA-6_6f20ebda9dbcdd5322d10a9759d1afa6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/470 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEmBiblioteca Digital EtnoMatemaTicasEnsinoEtnomatemáticaPráticas PedagógicasResolução de ProblemasA Etnomatemática é um Programa de Pesquisa e uma Teoria Geral do Conhecimento, proposta por Ubiratan D’Ambrosio, que investiga as relações entre matemática e cultura. Neste artigo, busca-se compreender as implicações pedagógicas da Etnomatemática para/com/no ensino de matemática na Educação Básica, tendo como referência as produções disponibilizadas na Biblioteca Digital EtnoMatemaTicas – BDEm. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se um estudo bibliográfico na BDEm sobre Etnomatemática e ensino de matemática. As principais referências são Freire (2019), Lima (2019), Lima (2018) e Morais (2016). A abordagem metodológica é qualitativa, descritiva e interpretativa. Como resultados, destacamos: a predominância de trabalhos cadastrados na BDEm oriundos do estado do Rio Grande do Norte; a multiplicidade de grupos culturais representativos desse estado; a Etnomatemática como subsídio ao ensino e aprendizagem de matemática a partir do entrelaçamento entre currículo e componentes socioculturais, e de situações-problema. Concluímos que a Etnomatemática tem modificado formas de ver e ensinar matemática.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/47010.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe20230016.id470REMATEC; v. 18 n. 45 (2023): Dossiê: Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura; e202300152675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/470/507Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessRebouças, Ana Priscila SampaioAlmeida de Oliveira, Kelly2023-09-23T18:52:04Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/470Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-09-23T18:52:04Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm |
title |
Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm |
spellingShingle |
Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm Rebouças, Ana Priscila Sampaio Biblioteca Digital EtnoMatemaTicas Ensino Etnomatemática Práticas Pedagógicas Resolução de Problemas |
title_short |
Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm |
title_full |
Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm |
title_fullStr |
Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm |
title_full_unstemmed |
Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm |
title_sort |
Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm |
author |
Rebouças, Ana Priscila Sampaio |
author_facet |
Rebouças, Ana Priscila Sampaio Almeida de Oliveira, Kelly |
author_role |
author |
author2 |
Almeida de Oliveira, Kelly |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebouças, Ana Priscila Sampaio Almeida de Oliveira, Kelly |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca Digital EtnoMatemaTicas Ensino Etnomatemática Práticas Pedagógicas Resolução de Problemas |
topic |
Biblioteca Digital EtnoMatemaTicas Ensino Etnomatemática Práticas Pedagógicas Resolução de Problemas |
description |
A Etnomatemática é um Programa de Pesquisa e uma Teoria Geral do Conhecimento, proposta por Ubiratan D’Ambrosio, que investiga as relações entre matemática e cultura. Neste artigo, busca-se compreender as implicações pedagógicas da Etnomatemática para/com/no ensino de matemática na Educação Básica, tendo como referência as produções disponibilizadas na Biblioteca Digital EtnoMatemaTicas – BDEm. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se um estudo bibliográfico na BDEm sobre Etnomatemática e ensino de matemática. As principais referências são Freire (2019), Lima (2019), Lima (2018) e Morais (2016). A abordagem metodológica é qualitativa, descritiva e interpretativa. Como resultados, destacamos: a predominância de trabalhos cadastrados na BDEm oriundos do estado do Rio Grande do Norte; a multiplicidade de grupos culturais representativos desse estado; a Etnomatemática como subsídio ao ensino e aprendizagem de matemática a partir do entrelaçamento entre currículo e componentes socioculturais, e de situações-problema. Concluímos que a Etnomatemática tem modificado formas de ver e ensinar matemática. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/470 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe20230016.id470 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/470 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe20230016.id470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/470/507 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 18 n. 45 (2023): Dossiê: Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura; e20230015 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002164404224 |