Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebouças, Ana Priscila Sampaio
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Almeida de Oliveira, Kelly
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe20230016.id470
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/470
Resumo: A Etnomatemática é um Programa de Pesquisa e uma Teoria Geral do Conhecimento, proposta por Ubiratan D’Ambrosio, que investiga as relações entre matemática e cultura. Neste artigo, busca-se compreender as implicações pedagógicas da Etnomatemática para/com/no ensino de matemática na Educação Básica, tendo como referência as produções disponibilizadas na Biblioteca Digital EtnoMatemaTicas – BDEm. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se um estudo bibliográfico na BDEm sobre Etnomatemática e ensino de matemática. As principais referências são Freire (2019), Lima (2019), Lima (2018) e Morais (2016). A abordagem metodológica é qualitativa, descritiva e interpretativa. Como resultados, destacamos: a predominância de trabalhos cadastrados na BDEm oriundos do estado do Rio Grande do Norte; a multiplicidade de grupos culturais representativos desse estado; a Etnomatemática como subsídio ao ensino e aprendizagem de matemática a partir do entrelaçamento entre currículo e componentes socioculturais, e de situações-problema. Concluímos que a Etnomatemática tem modificado formas de ver e ensinar matemática.
id UFPA-6_6f20ebda9dbcdd5322d10a9759d1afa6
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/470
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
spelling Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEmBiblioteca Digital EtnoMatemaTicasEnsinoEtnomatemáticaPráticas PedagógicasResolução de ProblemasA Etnomatemática é um Programa de Pesquisa e uma Teoria Geral do Conhecimento, proposta por Ubiratan D’Ambrosio, que investiga as relações entre matemática e cultura. Neste artigo, busca-se compreender as implicações pedagógicas da Etnomatemática para/com/no ensino de matemática na Educação Básica, tendo como referência as produções disponibilizadas na Biblioteca Digital EtnoMatemaTicas – BDEm. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se um estudo bibliográfico na BDEm sobre Etnomatemática e ensino de matemática. As principais referências são Freire (2019), Lima (2019), Lima (2018) e Morais (2016). A abordagem metodológica é qualitativa, descritiva e interpretativa. Como resultados, destacamos: a predominância de trabalhos cadastrados na BDEm oriundos do estado do Rio Grande do Norte; a multiplicidade de grupos culturais representativos desse estado; a Etnomatemática como subsídio ao ensino e aprendizagem de matemática a partir do entrelaçamento entre currículo e componentes socioculturais, e de situações-problema. Concluímos que a Etnomatemática tem modificado formas de ver e ensinar matemática.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/47010.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe20230016.id470REMATEC; v. 18 n. 45 (2023): Dossiê: Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura; e202300152675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/470/507Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessRebouças, Ana Priscila SampaioAlmeida de Oliveira, Kelly2023-09-23T18:52:04Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/470Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-09-23T18:52:04Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm
title Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm
spellingShingle Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm
Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm
Rebouças, Ana Priscila Sampaio
Biblioteca Digital EtnoMatemaTicas
Ensino
Etnomatemática
Práticas Pedagógicas
Resolução de Problemas
Rebouças, Ana Priscila Sampaio
Biblioteca Digital EtnoMatemaTicas
Ensino
Etnomatemática
Práticas Pedagógicas
Resolução de Problemas
title_short Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm
title_full Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm
title_fullStr Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm
Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm
title_full_unstemmed Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm
Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm
title_sort Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm
author Rebouças, Ana Priscila Sampaio
author_facet Rebouças, Ana Priscila Sampaio
Rebouças, Ana Priscila Sampaio
Almeida de Oliveira, Kelly
Almeida de Oliveira, Kelly
author_role author
author2 Almeida de Oliveira, Kelly
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebouças, Ana Priscila Sampaio
Almeida de Oliveira, Kelly
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca Digital EtnoMatemaTicas
Ensino
Etnomatemática
Práticas Pedagógicas
Resolução de Problemas
topic Biblioteca Digital EtnoMatemaTicas
Ensino
Etnomatemática
Práticas Pedagógicas
Resolução de Problemas
description A Etnomatemática é um Programa de Pesquisa e uma Teoria Geral do Conhecimento, proposta por Ubiratan D’Ambrosio, que investiga as relações entre matemática e cultura. Neste artigo, busca-se compreender as implicações pedagógicas da Etnomatemática para/com/no ensino de matemática na Educação Básica, tendo como referência as produções disponibilizadas na Biblioteca Digital EtnoMatemaTicas – BDEm. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se um estudo bibliográfico na BDEm sobre Etnomatemática e ensino de matemática. As principais referências são Freire (2019), Lima (2019), Lima (2018) e Morais (2016). A abordagem metodológica é qualitativa, descritiva e interpretativa. Como resultados, destacamos: a predominância de trabalhos cadastrados na BDEm oriundos do estado do Rio Grande do Norte; a multiplicidade de grupos culturais representativos desse estado; a Etnomatemática como subsídio ao ensino e aprendizagem de matemática a partir do entrelaçamento entre currículo e componentes socioculturais, e de situações-problema. Concluímos que a Etnomatemática tem modificado formas de ver e ensinar matemática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/470
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe20230016.id470
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/470
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe20230016.id470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/470/507
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 45 (2023): Dossiê: Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura; e20230015
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1822180336429170688
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe20230016.id470