POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA? PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE ARARUAMA-RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Manoela da Gama Cerqueda
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos Junior, Nei Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2950
Resumo: O objetivo do estudo foi investigar as percepções de professores de Educação Física da rede municipal de Araruama-RJ acerca dos significados da inclusão de pessoas com deficiências nas aulas de Educação Física. Para alcançar tal objetivo, apresentaremos alguns conceitos necessários à compreensão sobre o processo de inclusão no âmbito escolar e suas dificuldades de realização. Quanto a metodologia utilizada, fora realizada uma pesquisa de campo, no propósito de conhecer a concepção do professor quanto a política inclusiva do município pesquisado. Conclui-se que, para o processo de inclusão no âmbito da Educação Física escolar aconteça, é preciso identificar e assumir as dificuldades encontradas, uma vez que os professores relataram que a dificuldade não era, somente, saber o que fazer para incluir, ou qual recurso usar, mas, sobretudo, que existem outros pontos, notadamente decorrentes da estrutura escolar.
id CP2-1_29fb35dd61d3cbde00044177b3e381b6
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2950
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA? PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE ARARUAMA-RJInclusão. Educação Física. Diversidade.O objetivo do estudo foi investigar as percepções de professores de Educação Física da rede municipal de Araruama-RJ acerca dos significados da inclusão de pessoas com deficiências nas aulas de Educação Física. Para alcançar tal objetivo, apresentaremos alguns conceitos necessários à compreensão sobre o processo de inclusão no âmbito escolar e suas dificuldades de realização. Quanto a metodologia utilizada, fora realizada uma pesquisa de campo, no propósito de conhecer a concepção do professor quanto a política inclusiva do município pesquisado. Conclui-se que, para o processo de inclusão no âmbito da Educação Física escolar aconteça, é preciso identificar e assumir as dificuldades encontradas, uma vez que os professores relataram que a dificuldade não era, somente, saber o que fazer para incluir, ou qual recurso usar, mas, sobretudo, que existem outros pontos, notadamente decorrentes da estrutura escolar.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2950Temas em Educação Física Escolar; v. 6 n. 1 (2021): JAN/JUN 2021; 105-1222525-591610.33025/tefe.v6i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2950/pdf_29Vieira, Manoela da Gama CerquedaSantos Junior, Nei Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-10T15:39:24Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2950Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-09-10T15:39:24Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA? PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE ARARUAMA-RJ
title POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA? PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE ARARUAMA-RJ
spellingShingle POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA? PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE ARARUAMA-RJ
Vieira, Manoela da Gama Cerqueda
Inclusão. Educação Física. Diversidade.
title_short POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA? PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE ARARUAMA-RJ
title_full POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA? PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE ARARUAMA-RJ
title_fullStr POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA? PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE ARARUAMA-RJ
title_full_unstemmed POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA? PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE ARARUAMA-RJ
title_sort POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA? PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE ARARUAMA-RJ
author Vieira, Manoela da Gama Cerqueda
author_facet Vieira, Manoela da Gama Cerqueda
Santos Junior, Nei Jorge
author_role author
author2 Santos Junior, Nei Jorge
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Manoela da Gama Cerqueda
Santos Junior, Nei Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão. Educação Física. Diversidade.
topic Inclusão. Educação Física. Diversidade.
description O objetivo do estudo foi investigar as percepções de professores de Educação Física da rede municipal de Araruama-RJ acerca dos significados da inclusão de pessoas com deficiências nas aulas de Educação Física. Para alcançar tal objetivo, apresentaremos alguns conceitos necessários à compreensão sobre o processo de inclusão no âmbito escolar e suas dificuldades de realização. Quanto a metodologia utilizada, fora realizada uma pesquisa de campo, no propósito de conhecer a concepção do professor quanto a política inclusiva do município pesquisado. Conclui-se que, para o processo de inclusão no âmbito da Educação Física escolar aconteça, é preciso identificar e assumir as dificuldades encontradas, uma vez que os professores relataram que a dificuldade não era, somente, saber o que fazer para incluir, ou qual recurso usar, mas, sobretudo, que existem outros pontos, notadamente decorrentes da estrutura escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2950
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2950/pdf_29
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 6 n. 1 (2021): JAN/JUN 2021; 105-122
2525-5916
10.33025/tefe.v6i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178541256704