POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA? PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE ARARUAMA-RJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2950 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi investigar as percepções de professores de Educação Física da rede municipal de Araruama-RJ acerca dos significados da inclusão de pessoas com deficiências nas aulas de Educação Física. Para alcançar tal objetivo, apresentaremos alguns conceitos necessários à compreensão sobre o processo de inclusão no âmbito escolar e suas dificuldades de realização. Quanto a metodologia utilizada, fora realizada uma pesquisa de campo, no propósito de conhecer a concepção do professor quanto a política inclusiva do município pesquisado. Conclui-se que, para o processo de inclusão no âmbito da Educação Física escolar aconteça, é preciso identificar e assumir as dificuldades encontradas, uma vez que os professores relataram que a dificuldade não era, somente, saber o que fazer para incluir, ou qual recurso usar, mas, sobretudo, que existem outros pontos, notadamente decorrentes da estrutura escolar. |
id |
CP2-1_29fb35dd61d3cbde00044177b3e381b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2950 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA? PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE ARARUAMA-RJInclusão. Educação Física. Diversidade.O objetivo do estudo foi investigar as percepções de professores de Educação Física da rede municipal de Araruama-RJ acerca dos significados da inclusão de pessoas com deficiências nas aulas de Educação Física. Para alcançar tal objetivo, apresentaremos alguns conceitos necessários à compreensão sobre o processo de inclusão no âmbito escolar e suas dificuldades de realização. Quanto a metodologia utilizada, fora realizada uma pesquisa de campo, no propósito de conhecer a concepção do professor quanto a política inclusiva do município pesquisado. Conclui-se que, para o processo de inclusão no âmbito da Educação Física escolar aconteça, é preciso identificar e assumir as dificuldades encontradas, uma vez que os professores relataram que a dificuldade não era, somente, saber o que fazer para incluir, ou qual recurso usar, mas, sobretudo, que existem outros pontos, notadamente decorrentes da estrutura escolar.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2950Temas em Educação Física Escolar; v. 6 n. 1 (2021): JAN/JUN 2021; 105-1222525-591610.33025/tefe.v6i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2950/pdf_29Vieira, Manoela da Gama CerquedaSantos Junior, Nei Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-10T15:39:24Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2950Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-09-10T15:39:24Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA? PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE ARARUAMA-RJ |
title |
POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA? PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE ARARUAMA-RJ |
spellingShingle |
POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA? PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE ARARUAMA-RJ Vieira, Manoela da Gama Cerqueda Inclusão. Educação Física. Diversidade. |
title_short |
POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA? PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE ARARUAMA-RJ |
title_full |
POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA? PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE ARARUAMA-RJ |
title_fullStr |
POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA? PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE ARARUAMA-RJ |
title_full_unstemmed |
POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA? PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE ARARUAMA-RJ |
title_sort |
POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA? PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE ARARUAMA-RJ |
author |
Vieira, Manoela da Gama Cerqueda |
author_facet |
Vieira, Manoela da Gama Cerqueda Santos Junior, Nei Jorge |
author_role |
author |
author2 |
Santos Junior, Nei Jorge |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Manoela da Gama Cerqueda Santos Junior, Nei Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão. Educação Física. Diversidade. |
topic |
Inclusão. Educação Física. Diversidade. |
description |
O objetivo do estudo foi investigar as percepções de professores de Educação Física da rede municipal de Araruama-RJ acerca dos significados da inclusão de pessoas com deficiências nas aulas de Educação Física. Para alcançar tal objetivo, apresentaremos alguns conceitos necessários à compreensão sobre o processo de inclusão no âmbito escolar e suas dificuldades de realização. Quanto a metodologia utilizada, fora realizada uma pesquisa de campo, no propósito de conhecer a concepção do professor quanto a política inclusiva do município pesquisado. Conclui-se que, para o processo de inclusão no âmbito da Educação Física escolar aconteça, é preciso identificar e assumir as dificuldades encontradas, uma vez que os professores relataram que a dificuldade não era, somente, saber o que fazer para incluir, ou qual recurso usar, mas, sobretudo, que existem outros pontos, notadamente decorrentes da estrutura escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Empírica de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2950 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2950 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2950/pdf_29 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 6 n. 1 (2021): JAN/JUN 2021; 105-122 2525-5916 10.33025/tefe.v6i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178541256704 |