Práticas pedagógicas enegrecidas: o despertar do raciocínio geográfico e das relações étnico-raciais em ações extracurriculares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3817 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo contribuir para a formulação e reflexão de práticas pedagógicas enegrecidas, no âmbito do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca- CEFET-RJ. Neste intuito, traremos à baila a criação do grupo de pesquisa Egbé, voltado aos estudos das interfaces entre Geografia e as relações étnico-raciais. Ainda que embrionária, a experiência tem gerado reflexões sobre a necessidade de se debater as relações étnico-raciais na escola técnica e de considerarmos o raciocínio geográfico como conceito estruturador das iniciativas voltadas para a reflexão e positivação da presença e contribuição da população negra na sociedade brasileira. O artigo está organizado em três seções, na primeira parte foram apresentadas e debatidas as possibilidades do raciocínio geográfico para a educação étnico-racial, na segunda parte procuramos refletir sobre os desafios da educação étnico-racial em um contexto escolar técnico e por fim relatarmos a experiência do grupo de pesquisa Egbé e sua prática baseada no raciocínio geográfico enegrecido. |
id |
CP2-1_2f86610d5ca1e70c3d4634afe0deaae1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3817 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas pedagógicas enegrecidas: o despertar do raciocínio geográfico e das relações étnico-raciais em ações extracurricularesGeografia e Relações Étnico-RaciaisRaciocínio GeográficoEnsino de GeografiaCEFET-RJEgbé.Raciocínio geográfico e relações étnico-raciaisO presente trabalho tem como objetivo contribuir para a formulação e reflexão de práticas pedagógicas enegrecidas, no âmbito do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca- CEFET-RJ. Neste intuito, traremos à baila a criação do grupo de pesquisa Egbé, voltado aos estudos das interfaces entre Geografia e as relações étnico-raciais. Ainda que embrionária, a experiência tem gerado reflexões sobre a necessidade de se debater as relações étnico-raciais na escola técnica e de considerarmos o raciocínio geográfico como conceito estruturador das iniciativas voltadas para a reflexão e positivação da presença e contribuição da população negra na sociedade brasileira. O artigo está organizado em três seções, na primeira parte foram apresentadas e debatidas as possibilidades do raciocínio geográfico para a educação étnico-racial, na segunda parte procuramos refletir sobre os desafios da educação étnico-racial em um contexto escolar técnico e por fim relatarmos a experiência do grupo de pesquisa Egbé e sua prática baseada no raciocínio geográfico enegrecido. Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3817Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 129-1382358-446710.33025/grgcp2.v9i18reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3817/2509Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Mariana Vieira2023-12-31T21:15:47Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3817Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T21:15:47Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas enegrecidas: o despertar do raciocínio geográfico e das relações étnico-raciais em ações extracurriculares |
title |
Práticas pedagógicas enegrecidas: o despertar do raciocínio geográfico e das relações étnico-raciais em ações extracurriculares |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas enegrecidas: o despertar do raciocínio geográfico e das relações étnico-raciais em ações extracurriculares Brito, Mariana Vieira Geografia e Relações Étnico-Raciais Raciocínio Geográfico Ensino de Geografia CEFET-RJ Egbé. Raciocínio geográfico e relações étnico-raciais |
title_short |
Práticas pedagógicas enegrecidas: o despertar do raciocínio geográfico e das relações étnico-raciais em ações extracurriculares |
title_full |
Práticas pedagógicas enegrecidas: o despertar do raciocínio geográfico e das relações étnico-raciais em ações extracurriculares |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas enegrecidas: o despertar do raciocínio geográfico e das relações étnico-raciais em ações extracurriculares |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas enegrecidas: o despertar do raciocínio geográfico e das relações étnico-raciais em ações extracurriculares |
title_sort |
Práticas pedagógicas enegrecidas: o despertar do raciocínio geográfico e das relações étnico-raciais em ações extracurriculares |
author |
Brito, Mariana Vieira |
author_facet |
Brito, Mariana Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Mariana Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia e Relações Étnico-Raciais Raciocínio Geográfico Ensino de Geografia CEFET-RJ Egbé. Raciocínio geográfico e relações étnico-raciais |
topic |
Geografia e Relações Étnico-Raciais Raciocínio Geográfico Ensino de Geografia CEFET-RJ Egbé. Raciocínio geográfico e relações étnico-raciais |
description |
O presente trabalho tem como objetivo contribuir para a formulação e reflexão de práticas pedagógicas enegrecidas, no âmbito do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca- CEFET-RJ. Neste intuito, traremos à baila a criação do grupo de pesquisa Egbé, voltado aos estudos das interfaces entre Geografia e as relações étnico-raciais. Ainda que embrionária, a experiência tem gerado reflexões sobre a necessidade de se debater as relações étnico-raciais na escola técnica e de considerarmos o raciocínio geográfico como conceito estruturador das iniciativas voltadas para a reflexão e positivação da presença e contribuição da população negra na sociedade brasileira. O artigo está organizado em três seções, na primeira parte foram apresentadas e debatidas as possibilidades do raciocínio geográfico para a educação étnico-racial, na segunda parte procuramos refletir sobre os desafios da educação étnico-racial em um contexto escolar técnico e por fim relatarmos a experiência do grupo de pesquisa Egbé e sua prática baseada no raciocínio geográfico enegrecido. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3817 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3817/2509 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 129-138 2358-4467 10.33025/grgcp2.v9i18 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177551400960 |