Práticas pedagógicas enegrecidas: o despertar do raciocínio geográfico e das relações étnico-raciais em ações extracurriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Mariana Vieira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3817
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo contribuir para a formulação e reflexão de práticas pedagógicas enegrecidas, no âmbito do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca- CEFET-RJ. Neste intuito, traremos à baila a criação do grupo de pesquisa Egbé, voltado aos estudos das interfaces entre Geografia e as relações étnico-raciais. Ainda que embrionária, a experiência tem gerado reflexões sobre a necessidade de se debater as relações étnico-raciais na escola técnica e de considerarmos o raciocínio geográfico como conceito estruturador das iniciativas voltadas para a reflexão e positivação da presença e contribuição da população negra na sociedade brasileira. O artigo está organizado em três seções, na primeira parte foram apresentadas e debatidas as possibilidades do raciocínio geográfico para a educação étnico-racial, na segunda parte procuramos refletir sobre os desafios da educação étnico-racial em um contexto escolar técnico e por fim relatarmos a experiência do grupo de pesquisa Egbé e sua prática baseada no raciocínio geográfico enegrecido.  
id CP2-1_2f86610d5ca1e70c3d4634afe0deaae1
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3817
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Práticas pedagógicas enegrecidas: o despertar do raciocínio geográfico e das relações étnico-raciais em ações extracurricularesGeografia e Relações Étnico-RaciaisRaciocínio GeográficoEnsino de GeografiaCEFET-RJEgbé.Raciocínio geográfico e relações étnico-raciaisO presente trabalho tem como objetivo contribuir para a formulação e reflexão de práticas pedagógicas enegrecidas, no âmbito do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca- CEFET-RJ. Neste intuito, traremos à baila a criação do grupo de pesquisa Egbé, voltado aos estudos das interfaces entre Geografia e as relações étnico-raciais. Ainda que embrionária, a experiência tem gerado reflexões sobre a necessidade de se debater as relações étnico-raciais na escola técnica e de considerarmos o raciocínio geográfico como conceito estruturador das iniciativas voltadas para a reflexão e positivação da presença e contribuição da população negra na sociedade brasileira. O artigo está organizado em três seções, na primeira parte foram apresentadas e debatidas as possibilidades do raciocínio geográfico para a educação étnico-racial, na segunda parte procuramos refletir sobre os desafios da educação étnico-racial em um contexto escolar técnico e por fim relatarmos a experiência do grupo de pesquisa Egbé e sua prática baseada no raciocínio geográfico enegrecido.  Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3817Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 129-1382358-446710.33025/grgcp2.v9i18reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3817/2509Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Mariana Vieira2023-12-31T21:15:47Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3817Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T21:15:47Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas enegrecidas: o despertar do raciocínio geográfico e das relações étnico-raciais em ações extracurriculares
title Práticas pedagógicas enegrecidas: o despertar do raciocínio geográfico e das relações étnico-raciais em ações extracurriculares
spellingShingle Práticas pedagógicas enegrecidas: o despertar do raciocínio geográfico e das relações étnico-raciais em ações extracurriculares
Brito, Mariana Vieira
Geografia e Relações Étnico-Raciais
Raciocínio Geográfico
Ensino de Geografia
CEFET-RJ
Egbé.
Raciocínio geográfico e relações étnico-raciais
title_short Práticas pedagógicas enegrecidas: o despertar do raciocínio geográfico e das relações étnico-raciais em ações extracurriculares
title_full Práticas pedagógicas enegrecidas: o despertar do raciocínio geográfico e das relações étnico-raciais em ações extracurriculares
title_fullStr Práticas pedagógicas enegrecidas: o despertar do raciocínio geográfico e das relações étnico-raciais em ações extracurriculares
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas enegrecidas: o despertar do raciocínio geográfico e das relações étnico-raciais em ações extracurriculares
title_sort Práticas pedagógicas enegrecidas: o despertar do raciocínio geográfico e das relações étnico-raciais em ações extracurriculares
author Brito, Mariana Vieira
author_facet Brito, Mariana Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Mariana Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia e Relações Étnico-Raciais
Raciocínio Geográfico
Ensino de Geografia
CEFET-RJ
Egbé.
Raciocínio geográfico e relações étnico-raciais
topic Geografia e Relações Étnico-Raciais
Raciocínio Geográfico
Ensino de Geografia
CEFET-RJ
Egbé.
Raciocínio geográfico e relações étnico-raciais
description O presente trabalho tem como objetivo contribuir para a formulação e reflexão de práticas pedagógicas enegrecidas, no âmbito do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca- CEFET-RJ. Neste intuito, traremos à baila a criação do grupo de pesquisa Egbé, voltado aos estudos das interfaces entre Geografia e as relações étnico-raciais. Ainda que embrionária, a experiência tem gerado reflexões sobre a necessidade de se debater as relações étnico-raciais na escola técnica e de considerarmos o raciocínio geográfico como conceito estruturador das iniciativas voltadas para a reflexão e positivação da presença e contribuição da população negra na sociedade brasileira. O artigo está organizado em três seções, na primeira parte foram apresentadas e debatidas as possibilidades do raciocínio geográfico para a educação étnico-racial, na segunda parte procuramos refletir sobre os desafios da educação étnico-racial em um contexto escolar técnico e por fim relatarmos a experiência do grupo de pesquisa Egbé e sua prática baseada no raciocínio geográfico enegrecido.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3817
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3817/2509
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 129-138
2358-4467
10.33025/grgcp2.v9i18
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177551400960