Quando a literatura nutre a educação geográfica comprometida com propostas didáticas antirracistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Natasha Santos de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232898
Resumo: O presente trabalho apresenta busca refletir sobre o compromisso da Geografia escolar criar ambiências pautadas em ambiências antirracistas. Com esse propósito, são apresentadas sequências didáticas que visam colaborar com a com a educação antirracista. Por meio da literatura, apresentam-se possibilidades de discussões, reflexões e aprendizagens na educação geográfica. As propostas criadas tem como objetivo apresentar sequências didáticas, utilizando como base obras literárias de autores e autoras negras. Destaca-se que a reflexão das questões raciais no planejamento das propostas desenvolvidas nas aulas, é mais uma forma de luta contra a estigmatização e generalização da concepção racista a respeito dos corpos não-brancos.
id UFRGS-2_3366d83cb5e0f295fad3bfa9f5da8c84
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232898
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moura, Natasha Santos deTheves, Denise Wildner2021-12-14T04:27:03Z2021http://hdl.handle.net/10183/232898001134771O presente trabalho apresenta busca refletir sobre o compromisso da Geografia escolar criar ambiências pautadas em ambiências antirracistas. Com esse propósito, são apresentadas sequências didáticas que visam colaborar com a com a educação antirracista. Por meio da literatura, apresentam-se possibilidades de discussões, reflexões e aprendizagens na educação geográfica. As propostas criadas tem como objetivo apresentar sequências didáticas, utilizando como base obras literárias de autores e autoras negras. Destaca-se que a reflexão das questões raciais no planejamento das propostas desenvolvidas nas aulas, é mais uma forma de luta contra a estigmatização e generalização da concepção racista a respeito dos corpos não-brancos.This paper seeks to reflect on the commitment of school geography to create environments based on anti-racist environments. For this purpose, didactic sequences are presented that aim to collaborate with anti-racist education. Through literature, possibilities for discussions, reflections and learning in geographic education are presented. The proposals created aim to present didactic sequences, using as a basis literary works by black authors and authors. It is noteworthy that the reflection of racial issues in the planning of proposals developed in classes, is one more way of fighting the stigmatization and generalization of the racist conception regarding non-white bodies.application/pdfporEnsino de geografiaRacismoGeografia escolarEducação : Relações étnico-raciaisLiteraturaQuando a literatura nutre a educação geográfica comprometida com propostas didáticas antirracistasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2021Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134771.pdf.txt001134771.pdf.txtExtracted Texttext/plain99590http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232898/2/001134771.pdf.txtfb00c0cf45054382eb3100d92aff8a96MD52ORIGINAL001134771.pdfTexto completoapplication/pdf2698360http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232898/1/001134771.pdf2f700f8d0920e8a123cb8e24aa3cf0d3MD5110183/2328982021-12-20 05:30:09.608964oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232898Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-20T07:30:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Quando a literatura nutre a educação geográfica comprometida com propostas didáticas antirracistas
title Quando a literatura nutre a educação geográfica comprometida com propostas didáticas antirracistas
spellingShingle Quando a literatura nutre a educação geográfica comprometida com propostas didáticas antirracistas
Moura, Natasha Santos de
Ensino de geografia
Racismo
Geografia escolar
Educação : Relações étnico-raciais
Literatura
title_short Quando a literatura nutre a educação geográfica comprometida com propostas didáticas antirracistas
title_full Quando a literatura nutre a educação geográfica comprometida com propostas didáticas antirracistas
title_fullStr Quando a literatura nutre a educação geográfica comprometida com propostas didáticas antirracistas
title_full_unstemmed Quando a literatura nutre a educação geográfica comprometida com propostas didáticas antirracistas
title_sort Quando a literatura nutre a educação geográfica comprometida com propostas didáticas antirracistas
author Moura, Natasha Santos de
author_facet Moura, Natasha Santos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Natasha Santos de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Theves, Denise Wildner
contributor_str_mv Theves, Denise Wildner
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Racismo
Geografia escolar
Educação : Relações étnico-raciais
Literatura
topic Ensino de geografia
Racismo
Geografia escolar
Educação : Relações étnico-raciais
Literatura
description O presente trabalho apresenta busca refletir sobre o compromisso da Geografia escolar criar ambiências pautadas em ambiências antirracistas. Com esse propósito, são apresentadas sequências didáticas que visam colaborar com a com a educação antirracista. Por meio da literatura, apresentam-se possibilidades de discussões, reflexões e aprendizagens na educação geográfica. As propostas criadas tem como objetivo apresentar sequências didáticas, utilizando como base obras literárias de autores e autoras negras. Destaca-se que a reflexão das questões raciais no planejamento das propostas desenvolvidas nas aulas, é mais uma forma de luta contra a estigmatização e generalização da concepção racista a respeito dos corpos não-brancos.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-14T04:27:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232898
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001134771
url http://hdl.handle.net/10183/232898
identifier_str_mv 001134771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232898/2/001134771.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232898/1/001134771.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fb00c0cf45054382eb3100d92aff8a96
2f700f8d0920e8a123cb8e24aa3cf0d3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224616285306880