Quando a literatura nutre a educação geográfica comprometida com propostas didáticas antirracistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232898 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta busca refletir sobre o compromisso da Geografia escolar criar ambiências pautadas em ambiências antirracistas. Com esse propósito, são apresentadas sequências didáticas que visam colaborar com a com a educação antirracista. Por meio da literatura, apresentam-se possibilidades de discussões, reflexões e aprendizagens na educação geográfica. As propostas criadas tem como objetivo apresentar sequências didáticas, utilizando como base obras literárias de autores e autoras negras. Destaca-se que a reflexão das questões raciais no planejamento das propostas desenvolvidas nas aulas, é mais uma forma de luta contra a estigmatização e generalização da concepção racista a respeito dos corpos não-brancos. |
id |
UFRGS-2_3366d83cb5e0f295fad3bfa9f5da8c84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232898 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moura, Natasha Santos deTheves, Denise Wildner2021-12-14T04:27:03Z2021http://hdl.handle.net/10183/232898001134771O presente trabalho apresenta busca refletir sobre o compromisso da Geografia escolar criar ambiências pautadas em ambiências antirracistas. Com esse propósito, são apresentadas sequências didáticas que visam colaborar com a com a educação antirracista. Por meio da literatura, apresentam-se possibilidades de discussões, reflexões e aprendizagens na educação geográfica. As propostas criadas tem como objetivo apresentar sequências didáticas, utilizando como base obras literárias de autores e autoras negras. Destaca-se que a reflexão das questões raciais no planejamento das propostas desenvolvidas nas aulas, é mais uma forma de luta contra a estigmatização e generalização da concepção racista a respeito dos corpos não-brancos.This paper seeks to reflect on the commitment of school geography to create environments based on anti-racist environments. For this purpose, didactic sequences are presented that aim to collaborate with anti-racist education. Through literature, possibilities for discussions, reflections and learning in geographic education are presented. The proposals created aim to present didactic sequences, using as a basis literary works by black authors and authors. It is noteworthy that the reflection of racial issues in the planning of proposals developed in classes, is one more way of fighting the stigmatization and generalization of the racist conception regarding non-white bodies.application/pdfporEnsino de geografiaRacismoGeografia escolarEducação : Relações étnico-raciaisLiteraturaQuando a literatura nutre a educação geográfica comprometida com propostas didáticas antirracistasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2021Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134771.pdf.txt001134771.pdf.txtExtracted Texttext/plain99590http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232898/2/001134771.pdf.txtfb00c0cf45054382eb3100d92aff8a96MD52ORIGINAL001134771.pdfTexto completoapplication/pdf2698360http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232898/1/001134771.pdf2f700f8d0920e8a123cb8e24aa3cf0d3MD5110183/2328982021-12-20 05:30:09.608964oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232898Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-20T07:30:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Quando a literatura nutre a educação geográfica comprometida com propostas didáticas antirracistas |
title |
Quando a literatura nutre a educação geográfica comprometida com propostas didáticas antirracistas |
spellingShingle |
Quando a literatura nutre a educação geográfica comprometida com propostas didáticas antirracistas Moura, Natasha Santos de Ensino de geografia Racismo Geografia escolar Educação : Relações étnico-raciais Literatura |
title_short |
Quando a literatura nutre a educação geográfica comprometida com propostas didáticas antirracistas |
title_full |
Quando a literatura nutre a educação geográfica comprometida com propostas didáticas antirracistas |
title_fullStr |
Quando a literatura nutre a educação geográfica comprometida com propostas didáticas antirracistas |
title_full_unstemmed |
Quando a literatura nutre a educação geográfica comprometida com propostas didáticas antirracistas |
title_sort |
Quando a literatura nutre a educação geográfica comprometida com propostas didáticas antirracistas |
author |
Moura, Natasha Santos de |
author_facet |
Moura, Natasha Santos de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Natasha Santos de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Theves, Denise Wildner |
contributor_str_mv |
Theves, Denise Wildner |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de geografia Racismo Geografia escolar Educação : Relações étnico-raciais Literatura |
topic |
Ensino de geografia Racismo Geografia escolar Educação : Relações étnico-raciais Literatura |
description |
O presente trabalho apresenta busca refletir sobre o compromisso da Geografia escolar criar ambiências pautadas em ambiências antirracistas. Com esse propósito, são apresentadas sequências didáticas que visam colaborar com a com a educação antirracista. Por meio da literatura, apresentam-se possibilidades de discussões, reflexões e aprendizagens na educação geográfica. As propostas criadas tem como objetivo apresentar sequências didáticas, utilizando como base obras literárias de autores e autoras negras. Destaca-se que a reflexão das questões raciais no planejamento das propostas desenvolvidas nas aulas, é mais uma forma de luta contra a estigmatização e generalização da concepção racista a respeito dos corpos não-brancos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-14T04:27:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/232898 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001134771 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/232898 |
identifier_str_mv |
001134771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232898/2/001134771.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232898/1/001134771.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fb00c0cf45054382eb3100d92aff8a96 2f700f8d0920e8a123cb8e24aa3cf0d3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224616285306880 |