EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E CURRÍCULOS NA ESCOLA BÁSICA: A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA PARA O COMBATE AO RACISMO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1258 |
Resumo: | As iniciativas de enfrentamento das desigualdades raciais pela escola esbarram na manutenção de uma organização pedagógica e curricular que reproduz os valores e as estratégias de dominação das classes hegemônicas. Com a proposta de inserção nesse debate, o artigo pretende discutir como as aulas de Sociologia podem contribuir para a construção de uma educação emancipatória que possa romper com essa lógica. Nesse sentido, debatemos como a educação intercultural pode ser uma ferramenta para se contrapor ao racismo e à inclusão perversa ao mesmo tempo em que permite ao espaço escolar ser ressignificado como um lugar de produção de contra hegemonia.PALAVRAS CHAVE: Sociologia; escola básica; interculturalidade; combate ao racismo. |
id |
CP2-1_31337982c7a4661059e5dba7337f5b13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1258 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E CURRÍCULOS NA ESCOLA BÁSICA: A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA PARA O COMBATE AO RACISMOAs iniciativas de enfrentamento das desigualdades raciais pela escola esbarram na manutenção de uma organização pedagógica e curricular que reproduz os valores e as estratégias de dominação das classes hegemônicas. Com a proposta de inserção nesse debate, o artigo pretende discutir como as aulas de Sociologia podem contribuir para a construção de uma educação emancipatória que possa romper com essa lógica. Nesse sentido, debatemos como a educação intercultural pode ser uma ferramenta para se contrapor ao racismo e à inclusão perversa ao mesmo tempo em que permite ao espaço escolar ser ressignificado como um lugar de produção de contra hegemonia.PALAVRAS CHAVE: Sociologia; escola básica; interculturalidade; combate ao racismo.Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1258Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 15: Ensino de Sociologia e Currículo; 30-451983-007610.33025/rps.v0i15reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1258/929de Lima, Rogerio Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-22T19:13:10Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1258Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-09-22T19:13:10Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E CURRÍCULOS NA ESCOLA BÁSICA: A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA PARA O COMBATE AO RACISMO |
title |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E CURRÍCULOS NA ESCOLA BÁSICA: A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA PARA O COMBATE AO RACISMO |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E CURRÍCULOS NA ESCOLA BÁSICA: A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA PARA O COMBATE AO RACISMO de Lima, Rogerio Mendes |
title_short |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E CURRÍCULOS NA ESCOLA BÁSICA: A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA PARA O COMBATE AO RACISMO |
title_full |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E CURRÍCULOS NA ESCOLA BÁSICA: A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA PARA O COMBATE AO RACISMO |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E CURRÍCULOS NA ESCOLA BÁSICA: A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA PARA O COMBATE AO RACISMO |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E CURRÍCULOS NA ESCOLA BÁSICA: A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA PARA O COMBATE AO RACISMO |
title_sort |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E CURRÍCULOS NA ESCOLA BÁSICA: A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA PARA O COMBATE AO RACISMO |
author |
de Lima, Rogerio Mendes |
author_facet |
de Lima, Rogerio Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Lima, Rogerio Mendes |
description |
As iniciativas de enfrentamento das desigualdades raciais pela escola esbarram na manutenção de uma organização pedagógica e curricular que reproduz os valores e as estratégias de dominação das classes hegemônicas. Com a proposta de inserção nesse debate, o artigo pretende discutir como as aulas de Sociologia podem contribuir para a construção de uma educação emancipatória que possa romper com essa lógica. Nesse sentido, debatemos como a educação intercultural pode ser uma ferramenta para se contrapor ao racismo e à inclusão perversa ao mesmo tempo em que permite ao espaço escolar ser ressignificado como um lugar de produção de contra hegemonia.PALAVRAS CHAVE: Sociologia; escola básica; interculturalidade; combate ao racismo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1258 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1258/929 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 15: Ensino de Sociologia e Currículo; 30-45 1983-0076 10.33025/rps.v0i15 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042175759384576 |