Sociologia escolar e culturas: reflexividade crítica e educação intercultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/6681 |
Resumo: | Este artigo tem por finalidade analisar os efeitos do desenvolvimento de dinâmicas dialógicas interculturais e práticas de ensino nas representações sociais sobre a educação intercultural de sujeitos licenciandos e licenciados em ciências sociais, problematizando a sociologia escolar, a reflexividade crítica e a educação intercultural. Para tanto, buscou-se empreender, conjuntamente com sujeitos discentes do curso de licenciatura em ciências sociais da Universidade Federal Fluminense, e professores de sociologia da escola básica de Niterói/RJ / Brasil, oficinas pedagógicas interculturais, construções de práticas de ensino dialógicas e avaliações dos achados da pesquisa. Os resultados da investigação possibilitaram compreender que o ensino de sociologia escolar intercultural pressupõe pensar uma nova formação profissional do professor de sociologia da escola básica e que, a partir de atividades dialógicas e práticas de ensino interculturais, é possível desenvolver ideias e atitudes crítico-reflexivas em favor da promoção da educação intercultural no ensino da sociologia escolar.Palavras-chave: Educação intercultural. Formação docente. Sociologia escolar.School sociology and cultures: critical reflexivity and intercultural educationAbstractThis article aims to analyze some findings from educational workshops with Social Sciences students at the Federal Fluminense University, Niteroi / RJ / Brazil. The research focused the students’social representations about interculturality and dynamic teaching practices at the School, providing asignificant reflection about an alternate perspective of teacher training, Sociology teaching and cultural diversity. In this sphere, critical reflection plays a capital role at teacher training in order to foster intercultural teaching practices. An intercultural pedagogy may be established by encouragingteachers’ critical-reflective ideas and attitudesabout interculturality since their graduation.Keywords: Intercultural education. Teacher training. School sociology teaching. |
id |
UFMA-7_0361b2df7747b30cffd475abc4dbdec7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6681 |
network_acronym_str |
UFMA-7 |
network_name_str |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sociologia escolar e culturas: reflexividade crítica e educação interculturalEducação interculturalFormação docenteSociologia escolarEste artigo tem por finalidade analisar os efeitos do desenvolvimento de dinâmicas dialógicas interculturais e práticas de ensino nas representações sociais sobre a educação intercultural de sujeitos licenciandos e licenciados em ciências sociais, problematizando a sociologia escolar, a reflexividade crítica e a educação intercultural. Para tanto, buscou-se empreender, conjuntamente com sujeitos discentes do curso de licenciatura em ciências sociais da Universidade Federal Fluminense, e professores de sociologia da escola básica de Niterói/RJ / Brasil, oficinas pedagógicas interculturais, construções de práticas de ensino dialógicas e avaliações dos achados da pesquisa. Os resultados da investigação possibilitaram compreender que o ensino de sociologia escolar intercultural pressupõe pensar uma nova formação profissional do professor de sociologia da escola básica e que, a partir de atividades dialógicas e práticas de ensino interculturais, é possível desenvolver ideias e atitudes crítico-reflexivas em favor da promoção da educação intercultural no ensino da sociologia escolar.Palavras-chave: Educação intercultural. Formação docente. Sociologia escolar.School sociology and cultures: critical reflexivity and intercultural educationAbstractThis article aims to analyze some findings from educational workshops with Social Sciences students at the Federal Fluminense University, Niteroi / RJ / Brazil. The research focused the students’social representations about interculturality and dynamic teaching practices at the School, providing asignificant reflection about an alternate perspective of teacher training, Sociology teaching and cultural diversity. In this sphere, critical reflection plays a capital role at teacher training in order to foster intercultural teaching practices. An intercultural pedagogy may be established by encouragingteachers’ critical-reflective ideas and attitudesabout interculturality since their graduation.Keywords: Intercultural education. Teacher training. School sociology teaching.Universidade Federal do Maranhão2017-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/6681Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 3, n. especial, jan./jun. 2017; 79-982447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/6681/4301Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Paulo Pires deNeves, Fagner Henrique Guedes2017-07-18T11:38:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6681Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2017-07-18T11:38:52Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sociologia escolar e culturas: reflexividade crítica e educação intercultural |
title |
Sociologia escolar e culturas: reflexividade crítica e educação intercultural |
spellingShingle |
Sociologia escolar e culturas: reflexividade crítica e educação intercultural Queiroz, Paulo Pires de Educação intercultural Formação docente Sociologia escolar |
title_short |
Sociologia escolar e culturas: reflexividade crítica e educação intercultural |
title_full |
Sociologia escolar e culturas: reflexividade crítica e educação intercultural |
title_fullStr |
Sociologia escolar e culturas: reflexividade crítica e educação intercultural |
title_full_unstemmed |
Sociologia escolar e culturas: reflexividade crítica e educação intercultural |
title_sort |
Sociologia escolar e culturas: reflexividade crítica e educação intercultural |
author |
Queiroz, Paulo Pires de |
author_facet |
Queiroz, Paulo Pires de Neves, Fagner Henrique Guedes |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Fagner Henrique Guedes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Paulo Pires de Neves, Fagner Henrique Guedes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação intercultural Formação docente Sociologia escolar |
topic |
Educação intercultural Formação docente Sociologia escolar |
description |
Este artigo tem por finalidade analisar os efeitos do desenvolvimento de dinâmicas dialógicas interculturais e práticas de ensino nas representações sociais sobre a educação intercultural de sujeitos licenciandos e licenciados em ciências sociais, problematizando a sociologia escolar, a reflexividade crítica e a educação intercultural. Para tanto, buscou-se empreender, conjuntamente com sujeitos discentes do curso de licenciatura em ciências sociais da Universidade Federal Fluminense, e professores de sociologia da escola básica de Niterói/RJ / Brasil, oficinas pedagógicas interculturais, construções de práticas de ensino dialógicas e avaliações dos achados da pesquisa. Os resultados da investigação possibilitaram compreender que o ensino de sociologia escolar intercultural pressupõe pensar uma nova formação profissional do professor de sociologia da escola básica e que, a partir de atividades dialógicas e práticas de ensino interculturais, é possível desenvolver ideias e atitudes crítico-reflexivas em favor da promoção da educação intercultural no ensino da sociologia escolar.Palavras-chave: Educação intercultural. Formação docente. Sociologia escolar.School sociology and cultures: critical reflexivity and intercultural educationAbstractThis article aims to analyze some findings from educational workshops with Social Sciences students at the Federal Fluminense University, Niteroi / RJ / Brazil. The research focused the students’social representations about interculturality and dynamic teaching practices at the School, providing asignificant reflection about an alternate perspective of teacher training, Sociology teaching and cultural diversity. In this sphere, critical reflection plays a capital role at teacher training in order to foster intercultural teaching practices. An intercultural pedagogy may be established by encouragingteachers’ critical-reflective ideas and attitudesabout interculturality since their graduation.Keywords: Intercultural education. Teacher training. School sociology teaching. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/6681 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/6681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/6681/4301 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 3, n. especial, jan./jun. 2017; 79-98 2447-6498 2594-4231 reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com |
_version_ |
1796794497049296896 |