Sociologia escolar e culturas: reflexividade crítica e educação intercultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Paulo Pires de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Neves, Fagner Henrique Guedes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/6681
Resumo: Este artigo tem por finalidade analisar os efeitos do desenvolvimento de dinâmicas dialógicas interculturais e práticas de ensino nas representações sociais sobre a educação intercultural de sujeitos licenciandos e licenciados em ciências sociais, problematizando a sociologia escolar, a reflexividade crítica e a educação intercultural. Para tanto, buscou-se empreender, conjuntamente com sujeitos discentes do curso de licenciatura em ciências sociais da Universidade Federal Fluminense, e professores de sociologia da escola básica de Niterói/RJ / Brasil, oficinas pedagógicas interculturais, construções de práticas de ensino dialógicas e avaliações dos achados da pesquisa. Os resultados da investigação possibilitaram compreender que o ensino de sociologia escolar intercultural pressupõe pensar uma nova formação profissional do professor de sociologia da escola básica e que, a partir de atividades dialógicas e práticas de ensino interculturais, é possível desenvolver ideias e atitudes crítico-reflexivas em favor da promoção da educação intercultural no ensino da sociologia escolar.Palavras-chave: Educação intercultural. Formação docente. Sociologia escolar.School sociology and cultures: critical reflexivity and intercultural educationAbstractThis article aims to analyze some findings from educational workshops with Social Sciences students at the Federal Fluminense University, Niteroi / RJ / Brazil. The research focused the students’social representations about interculturality and dynamic teaching practices at the School, providing asignificant reflection about an alternate perspective of teacher training, Sociology teaching and cultural diversity. In this sphere, critical reflection plays a capital role at teacher training in order to foster intercultural teaching practices. An intercultural pedagogy may be established by encouragingteachers’ critical-reflective ideas and attitudesabout interculturality since their graduation.Keywords: Intercultural education. Teacher training. School sociology teaching.
id UFMA-7_0361b2df7747b30cffd475abc4dbdec7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6681
network_acronym_str UFMA-7
network_name_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Sociologia escolar e culturas: reflexividade crítica e educação interculturalEducação interculturalFormação docenteSociologia escolarEste artigo tem por finalidade analisar os efeitos do desenvolvimento de dinâmicas dialógicas interculturais e práticas de ensino nas representações sociais sobre a educação intercultural de sujeitos licenciandos e licenciados em ciências sociais, problematizando a sociologia escolar, a reflexividade crítica e a educação intercultural. Para tanto, buscou-se empreender, conjuntamente com sujeitos discentes do curso de licenciatura em ciências sociais da Universidade Federal Fluminense, e professores de sociologia da escola básica de Niterói/RJ / Brasil, oficinas pedagógicas interculturais, construções de práticas de ensino dialógicas e avaliações dos achados da pesquisa. Os resultados da investigação possibilitaram compreender que o ensino de sociologia escolar intercultural pressupõe pensar uma nova formação profissional do professor de sociologia da escola básica e que, a partir de atividades dialógicas e práticas de ensino interculturais, é possível desenvolver ideias e atitudes crítico-reflexivas em favor da promoção da educação intercultural no ensino da sociologia escolar.Palavras-chave: Educação intercultural. Formação docente. Sociologia escolar.School sociology and cultures: critical reflexivity and intercultural educationAbstractThis article aims to analyze some findings from educational workshops with Social Sciences students at the Federal Fluminense University, Niteroi / RJ / Brazil. The research focused the students’social representations about interculturality and dynamic teaching practices at the School, providing asignificant reflection about an alternate perspective of teacher training, Sociology teaching and cultural diversity. In this sphere, critical reflection plays a capital role at teacher training in order to foster intercultural teaching practices. An intercultural pedagogy may be established by encouragingteachers’ critical-reflective ideas and attitudesabout interculturality since their graduation.Keywords: Intercultural education. Teacher training. School sociology teaching.Universidade Federal do Maranhão2017-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/6681Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 3, n. especial, jan./jun. 2017; 79-982447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/6681/4301Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Paulo Pires deNeves, Fagner Henrique Guedes2017-07-18T11:38:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6681Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2017-07-18T11:38:52Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Sociologia escolar e culturas: reflexividade crítica e educação intercultural
title Sociologia escolar e culturas: reflexividade crítica e educação intercultural
spellingShingle Sociologia escolar e culturas: reflexividade crítica e educação intercultural
Queiroz, Paulo Pires de
Educação intercultural
Formação docente
Sociologia escolar
title_short Sociologia escolar e culturas: reflexividade crítica e educação intercultural
title_full Sociologia escolar e culturas: reflexividade crítica e educação intercultural
title_fullStr Sociologia escolar e culturas: reflexividade crítica e educação intercultural
title_full_unstemmed Sociologia escolar e culturas: reflexividade crítica e educação intercultural
title_sort Sociologia escolar e culturas: reflexividade crítica e educação intercultural
author Queiroz, Paulo Pires de
author_facet Queiroz, Paulo Pires de
Neves, Fagner Henrique Guedes
author_role author
author2 Neves, Fagner Henrique Guedes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Paulo Pires de
Neves, Fagner Henrique Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação intercultural
Formação docente
Sociologia escolar
topic Educação intercultural
Formação docente
Sociologia escolar
description Este artigo tem por finalidade analisar os efeitos do desenvolvimento de dinâmicas dialógicas interculturais e práticas de ensino nas representações sociais sobre a educação intercultural de sujeitos licenciandos e licenciados em ciências sociais, problematizando a sociologia escolar, a reflexividade crítica e a educação intercultural. Para tanto, buscou-se empreender, conjuntamente com sujeitos discentes do curso de licenciatura em ciências sociais da Universidade Federal Fluminense, e professores de sociologia da escola básica de Niterói/RJ / Brasil, oficinas pedagógicas interculturais, construções de práticas de ensino dialógicas e avaliações dos achados da pesquisa. Os resultados da investigação possibilitaram compreender que o ensino de sociologia escolar intercultural pressupõe pensar uma nova formação profissional do professor de sociologia da escola básica e que, a partir de atividades dialógicas e práticas de ensino interculturais, é possível desenvolver ideias e atitudes crítico-reflexivas em favor da promoção da educação intercultural no ensino da sociologia escolar.Palavras-chave: Educação intercultural. Formação docente. Sociologia escolar.School sociology and cultures: critical reflexivity and intercultural educationAbstractThis article aims to analyze some findings from educational workshops with Social Sciences students at the Federal Fluminense University, Niteroi / RJ / Brazil. The research focused the students’social representations about interculturality and dynamic teaching practices at the School, providing asignificant reflection about an alternate perspective of teacher training, Sociology teaching and cultural diversity. In this sphere, critical reflection plays a capital role at teacher training in order to foster intercultural teaching practices. An intercultural pedagogy may be established by encouragingteachers’ critical-reflective ideas and attitudesabout interculturality since their graduation.Keywords: Intercultural education. Teacher training. School sociology teaching.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/6681
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/6681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/6681/4301
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 3, n. especial, jan./jun. 2017; 79-98
2447-6498
2594-4231
reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
collection Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com
_version_ 1796794497049296896