CONHECIMENTO, ESCOLA E CULTURA/S: ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24416@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24416@2 |
Resumo: | Este trabalho situa-se na confluência entre conhecimento, educação escolar, ensino de Sociologia e interculturalidade, um diálogo pouco explorado pela pesquisa educacional brasileira. Tendo como referenciais os estudos interculturais de Boaventura de Sousa Santos, Vera Maria Candau e Antônio Flávio Moreira, busca-se discutir como os professores de Sociologia lotados na escola básica compreendem as possibilidades de debates entre o saber sociológico escolar e a educação intercultural. Neste empreendimento, dois objetivos são visados: (1) identificar as representações de professores de Sociologia de escolas públicas de Niterói sobre as relações entre o conhecimento sociológico escolar vigente na escola básica brasileira e a proposta da educação intercultural e a (2) problematizar possibilidades de construção de currículos escolares sociológicos interculturalmente orientados no contexto de escolas da rede pública. Para tanto, foram desenvolvidas entrevistas individuais semiestruturadas com onze sujeitos licenciados em Ciências Sociais e atuantes no magistério estadual de Sociologia há pelo menos dois anos. Foram também analisados documentos curriculares oficiais voltados ao ensino médio e à disciplina de Sociologia. Mediante a articulação entre os dados obtidos através desses procedimentos e os referenciais teórico-conceituais enunciados, foi possível obter significativos achados. A despeito de diversas proposições favoráveis à educação intercultural nos documentos curriculares analisados, esta ainda é escassamente promovida na seleção de conteúdos e no desenvolvimento de práticas pedagógicas no ensino básico de Sociologia, conforme relatam os sujeitos da pesquisa. Nesse cenário, a construção intercultural do conhecimento sociológico escolar é uma meta a se cumprir, repleta de desafios a serem enfrentados pelo sistema escolar e os educadores. |
id |
PUC_RIO-1_4e445f400cf85dd83e5538d49d01f2a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:24416 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCONHECIMENTO, ESCOLA E CULTURA/S: ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO INTERCULTURALKNOWLEDGE, SCHOOL AND CULTURE: SOCIOLOGY TEACHING AND INTERCULTURAL EDUCATION2014-03-24VERA MARIA FERRAO CANDAU09093079700lattes.cnpq.br/6133365056620299ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELISVERA MARIA FERRAO CANDAUPAULO PIRES DE QUEIROZ12559016719FAGNER HENRIQUE GUEDES NEVESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBREste trabalho situa-se na confluência entre conhecimento, educação escolar, ensino de Sociologia e interculturalidade, um diálogo pouco explorado pela pesquisa educacional brasileira. Tendo como referenciais os estudos interculturais de Boaventura de Sousa Santos, Vera Maria Candau e Antônio Flávio Moreira, busca-se discutir como os professores de Sociologia lotados na escola básica compreendem as possibilidades de debates entre o saber sociológico escolar e a educação intercultural. Neste empreendimento, dois objetivos são visados: (1) identificar as representações de professores de Sociologia de escolas públicas de Niterói sobre as relações entre o conhecimento sociológico escolar vigente na escola básica brasileira e a proposta da educação intercultural e a (2) problematizar possibilidades de construção de currículos escolares sociológicos interculturalmente orientados no contexto de escolas da rede pública. Para tanto, foram desenvolvidas entrevistas individuais semiestruturadas com onze sujeitos licenciados em Ciências Sociais e atuantes no magistério estadual de Sociologia há pelo menos dois anos. Foram também analisados documentos curriculares oficiais voltados ao ensino médio e à disciplina de Sociologia. Mediante a articulação entre os dados obtidos através desses procedimentos e os referenciais teórico-conceituais enunciados, foi possível obter significativos achados. A despeito de diversas proposições favoráveis à educação intercultural nos documentos curriculares analisados, esta ainda é escassamente promovida na seleção de conteúdos e no desenvolvimento de práticas pedagógicas no ensino básico de Sociologia, conforme relatam os sujeitos da pesquisa. Nesse cenário, a construção intercultural do conhecimento sociológico escolar é uma meta a se cumprir, repleta de desafios a serem enfrentados pelo sistema escolar e os educadores.This work approaches an unusual discussion in the Brazilian educational research, involving knowledge, school education, Sociology teaching, and interculturalism. Specifically, the work focuses the public high-school Sociology teachers opinions about the dialogues between the Sociology knowledge and the project of the intercultural education, considering the conceptions from Boaventura de Sousa Santos, Vera Maria Candau, and Antônio Flávio Moreira. There are two research goals: (1) to identify the high-school Sociology-teachers representations about the Sociology knowledge which is normally taught at the Brazilian Schools and its relationships with the intercultural education; (2) to propose some possibilities of creating Sociology public high-schools curricula under the intercultural concepts. Semi-structured interviews with eleven Social Sciences licensed-teachers who have been working at public high-schools in Niterói City (State of Rio de Janeiro) for at least two years were made. In addition, the official curricula documents concerning Sociology teaching and high-school education were analyzed. Linking the achieved data with the theoretical references, some important results were found. Although the analyzed documents point many propositions around the intercultural constitution of the Sociology teaching, content choices and the pedagogical practices are not usually affected by the intercultural education. At this scenery, building a high-school Sociology teaching under intercultural ideas remains as a non-reached goal, which is plenty of challenges to be faced by the educators.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24416@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24416@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:22:48Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:24416Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-07T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
CONHECIMENTO, ESCOLA E CULTURA/S: ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
KNOWLEDGE, SCHOOL AND CULTURE: SOCIOLOGY TEACHING AND INTERCULTURAL EDUCATION |
title |
CONHECIMENTO, ESCOLA E CULTURA/S: ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL |
spellingShingle |
CONHECIMENTO, ESCOLA E CULTURA/S: ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL FAGNER HENRIQUE GUEDES NEVES |
title_short |
CONHECIMENTO, ESCOLA E CULTURA/S: ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL |
title_full |
CONHECIMENTO, ESCOLA E CULTURA/S: ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL |
title_fullStr |
CONHECIMENTO, ESCOLA E CULTURA/S: ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL |
title_full_unstemmed |
CONHECIMENTO, ESCOLA E CULTURA/S: ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL |
title_sort |
CONHECIMENTO, ESCOLA E CULTURA/S: ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
FAGNER HENRIQUE GUEDES NEVES |
author_facet |
FAGNER HENRIQUE GUEDES NEVES |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
VERA MARIA FERRAO CANDAU |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
09093079700 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/6133365056620299 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
VERA MARIA FERRAO CANDAU |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
PAULO PIRES DE QUEIROZ |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
12559016719 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FAGNER HENRIQUE GUEDES NEVES |
contributor_str_mv |
VERA MARIA FERRAO CANDAU ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS VERA MARIA FERRAO CANDAU PAULO PIRES DE QUEIROZ |
description |
Este trabalho situa-se na confluência entre conhecimento, educação escolar, ensino de Sociologia e interculturalidade, um diálogo pouco explorado pela pesquisa educacional brasileira. Tendo como referenciais os estudos interculturais de Boaventura de Sousa Santos, Vera Maria Candau e Antônio Flávio Moreira, busca-se discutir como os professores de Sociologia lotados na escola básica compreendem as possibilidades de debates entre o saber sociológico escolar e a educação intercultural. Neste empreendimento, dois objetivos são visados: (1) identificar as representações de professores de Sociologia de escolas públicas de Niterói sobre as relações entre o conhecimento sociológico escolar vigente na escola básica brasileira e a proposta da educação intercultural e a (2) problematizar possibilidades de construção de currículos escolares sociológicos interculturalmente orientados no contexto de escolas da rede pública. Para tanto, foram desenvolvidas entrevistas individuais semiestruturadas com onze sujeitos licenciados em Ciências Sociais e atuantes no magistério estadual de Sociologia há pelo menos dois anos. Foram também analisados documentos curriculares oficiais voltados ao ensino médio e à disciplina de Sociologia. Mediante a articulação entre os dados obtidos através desses procedimentos e os referenciais teórico-conceituais enunciados, foi possível obter significativos achados. A despeito de diversas proposições favoráveis à educação intercultural nos documentos curriculares analisados, esta ainda é escassamente promovida na seleção de conteúdos e no desenvolvimento de práticas pedagógicas no ensino básico de Sociologia, conforme relatam os sujeitos da pesquisa. Nesse cenário, a construção intercultural do conhecimento sociológico escolar é uma meta a se cumprir, repleta de desafios a serem enfrentados pelo sistema escolar e os educadores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-03-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24416@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24416@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24416@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24416@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324919953850368 |