AS FALAS E AS AÇÕES DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PARTICIPAÇÃO E O PROTAGONISMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lima, Letícia Campos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima, Laíse Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3102
Resumo: Este estudo analisa qual o espaço que as falas e ações da criança ocupam no cotidiano de uma instituição de Educação Infantil. Alicerçado na perspectiva da Sociologia da Infância, em que concebe a criança como sujeito de direitos, singular, produtora de cultura e história, questionamos como as professoras consideram o protagonismo das crianças de cinco anos na elaboração e execução de suas práticas pedagógicas. De maneira específica, investigamos se os planejamentos contemplam as indagações, inquietações, diálogos das crianças e como ocorre processo pedagógico. A partir de uma abordagem qualitativa, a observação do planejamento e das atividades acompanhadas de registros fotográficos e do diário de campo permitiram a produção de dados da pesquisa. As análises revelam que na rotina da turma há momentos em que as falas e as ações das crianças são consideradas pela professora, e que a participação simbólica e o protagonismo infantil estão presentes cotidianamente.
id CP2-1_33ad7e270c09678fd182681b9f7f4c10
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3102
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling AS FALAS E AS AÇÕES DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PARTICIPAÇÃO E O PROTAGONISMOPráticas pedagógicasSociologia da InfânciaPedagogia da escutaEste estudo analisa qual o espaço que as falas e ações da criança ocupam no cotidiano de uma instituição de Educação Infantil. Alicerçado na perspectiva da Sociologia da Infância, em que concebe a criança como sujeito de direitos, singular, produtora de cultura e história, questionamos como as professoras consideram o protagonismo das crianças de cinco anos na elaboração e execução de suas práticas pedagógicas. De maneira específica, investigamos se os planejamentos contemplam as indagações, inquietações, diálogos das crianças e como ocorre processo pedagógico. A partir de uma abordagem qualitativa, a observação do planejamento e das atividades acompanhadas de registros fotográficos e do diário de campo permitiram a produção de dados da pesquisa. As análises revelam que na rotina da turma há momentos em que as falas e as ações das crianças são consideradas pela professora, e que a participação simbólica e o protagonismo infantil estão presentes cotidianamente.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3102Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 3 (2020); 218-2372525-28792525-287910.33025/ceb.v5i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3102/1936de Lima, Letícia CamposLima, Laíse Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-12T15:27:37Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3102Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-02-12T15:27:37Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv AS FALAS E AS AÇÕES DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PARTICIPAÇÃO E O PROTAGONISMO
title AS FALAS E AS AÇÕES DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PARTICIPAÇÃO E O PROTAGONISMO
spellingShingle AS FALAS E AS AÇÕES DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PARTICIPAÇÃO E O PROTAGONISMO
de Lima, Letícia Campos
Práticas pedagógicas
Sociologia da Infância
Pedagogia da escuta
title_short AS FALAS E AS AÇÕES DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PARTICIPAÇÃO E O PROTAGONISMO
title_full AS FALAS E AS AÇÕES DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PARTICIPAÇÃO E O PROTAGONISMO
title_fullStr AS FALAS E AS AÇÕES DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PARTICIPAÇÃO E O PROTAGONISMO
title_full_unstemmed AS FALAS E AS AÇÕES DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PARTICIPAÇÃO E O PROTAGONISMO
title_sort AS FALAS E AS AÇÕES DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PARTICIPAÇÃO E O PROTAGONISMO
author de Lima, Letícia Campos
author_facet de Lima, Letícia Campos
Lima, Laíse Soares
author_role author
author2 Lima, Laíse Soares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lima, Letícia Campos
Lima, Laíse Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas
Sociologia da Infância
Pedagogia da escuta
topic Práticas pedagógicas
Sociologia da Infância
Pedagogia da escuta
description Este estudo analisa qual o espaço que as falas e ações da criança ocupam no cotidiano de uma instituição de Educação Infantil. Alicerçado na perspectiva da Sociologia da Infância, em que concebe a criança como sujeito de direitos, singular, produtora de cultura e história, questionamos como as professoras consideram o protagonismo das crianças de cinco anos na elaboração e execução de suas práticas pedagógicas. De maneira específica, investigamos se os planejamentos contemplam as indagações, inquietações, diálogos das crianças e como ocorre processo pedagógico. A partir de uma abordagem qualitativa, a observação do planejamento e das atividades acompanhadas de registros fotográficos e do diário de campo permitiram a produção de dados da pesquisa. As análises revelam que na rotina da turma há momentos em que as falas e as ações das crianças são consideradas pela professora, e que a participação simbólica e o protagonismo infantil estão presentes cotidianamente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3102
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3102/1936
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 3 (2020); 218-237
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v5i3
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180639457280