AS FALAS E AS AÇÕES DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PARTICIPAÇÃO E O PROTAGONISMO
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3102 |
Resumo: | Este estudo analisa qual o espaço que as falas e ações da criança ocupam no cotidiano de uma instituição de Educação Infantil. Alicerçado na perspectiva da Sociologia da Infância, em que concebe a criança como sujeito de direitos, singular, produtora de cultura e história, questionamos como as professoras consideram o protagonismo das crianças de cinco anos na elaboração e execução de suas práticas pedagógicas. De maneira específica, investigamos se os planejamentos contemplam as indagações, inquietações, diálogos das crianças e como ocorre processo pedagógico. A partir de uma abordagem qualitativa, a observação do planejamento e das atividades acompanhadas de registros fotográficos e do diário de campo permitiram a produção de dados da pesquisa. As análises revelam que na rotina da turma há momentos em que as falas e as ações das crianças são consideradas pela professora, e que a participação simbólica e o protagonismo infantil estão presentes cotidianamente. |
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