PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NO MAGISTÉRIO: COMPREENSÕES, TEMPOS E ESPAÇOS DE SOCIALIZAÇÃO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2760 |
Resumo: | Este estudo faz parte de uma dissertação de mestrado que investigou a socialização docente de professores de Educação Física iniciantes (FRASSON, 2016). Para tanto, tem como objetivos compreender como o professorado de Educação Física, em início de carreira, entende o processo de socialização docente e identificar em quais tempos e espaços da cultura escolar esse processo se materializa, tomando como pano de fundo teórico as formulações de Berger e Luckmann (2012) acerca da construção social da realidade. Metodologicamente, realizamos uma investigação etnográfica em duas escolas na Rede Municipal de Educação de Porto Alegre. A análise dos dados sinaliza que a socialização é entendida pelos colaboradores em uma perspectiva institucional e burocrática, que caracteriza as necessidades primárias dos professores iniciantes, tais como a chegada à escola, a acolhida inicial, o apoio e o auxílio a esses docentes que ingressaram em uma cultura que, em parte, lhes é desconhecida. Percebemos também, que a socialização acontece nos tempos e espaços formais (reuniões pedagógicas, sala de aula, conselhos de classe, reuniões com os pais, com a equipe diretiva) que são estabelecidos institucionalmente pela própria organização escolar; e nos espaços informais (a sala dos professores, refeitório, corredores, carona para casa), que são construídos cotidianamente e ainda culturalmente pelos sujeitos envolvidos. |
id |
CP2-1_3bac2e95a6fa9161aa843ad446074849 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2760 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NO MAGISTÉRIO: COMPREENSÕES, TEMPOS E ESPAÇOS DE SOCIALIZAÇÃO DOCENTEEste estudo faz parte de uma dissertação de mestrado que investigou a socialização docente de professores de Educação Física iniciantes (FRASSON, 2016). Para tanto, tem como objetivos compreender como o professorado de Educação Física, em início de carreira, entende o processo de socialização docente e identificar em quais tempos e espaços da cultura escolar esse processo se materializa, tomando como pano de fundo teórico as formulações de Berger e Luckmann (2012) acerca da construção social da realidade. Metodologicamente, realizamos uma investigação etnográfica em duas escolas na Rede Municipal de Educação de Porto Alegre. A análise dos dados sinaliza que a socialização é entendida pelos colaboradores em uma perspectiva institucional e burocrática, que caracteriza as necessidades primárias dos professores iniciantes, tais como a chegada à escola, a acolhida inicial, o apoio e o auxílio a esses docentes que ingressaram em uma cultura que, em parte, lhes é desconhecida. Percebemos também, que a socialização acontece nos tempos e espaços formais (reuniões pedagógicas, sala de aula, conselhos de classe, reuniões com os pais, com a equipe diretiva) que são estabelecidos institucionalmente pela própria organização escolar; e nos espaços informais (a sala dos professores, refeitório, corredores, carona para casa), que são construídos cotidianamente e ainda culturalmente pelos sujeitos envolvidos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2760Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 2: 2019; 79-942525-28792525-287910.33025/ceb.v4i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2760/1755Frasson, JéssicaTavares, Natacha da Silvada Conceição, Victor Julierme SantosWittizorecki, Elisandro Schultzinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-30T21:37:28Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2760Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-30T21:37:28Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NO MAGISTÉRIO: COMPREENSÕES, TEMPOS E ESPAÇOS DE SOCIALIZAÇÃO DOCENTE |
title |
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NO MAGISTÉRIO: COMPREENSÕES, TEMPOS E ESPAÇOS DE SOCIALIZAÇÃO DOCENTE |
spellingShingle |
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NO MAGISTÉRIO: COMPREENSÕES, TEMPOS E ESPAÇOS DE SOCIALIZAÇÃO DOCENTE Frasson, Jéssica |
title_short |
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NO MAGISTÉRIO: COMPREENSÕES, TEMPOS E ESPAÇOS DE SOCIALIZAÇÃO DOCENTE |
title_full |
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NO MAGISTÉRIO: COMPREENSÕES, TEMPOS E ESPAÇOS DE SOCIALIZAÇÃO DOCENTE |
title_fullStr |
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NO MAGISTÉRIO: COMPREENSÕES, TEMPOS E ESPAÇOS DE SOCIALIZAÇÃO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NO MAGISTÉRIO: COMPREENSÕES, TEMPOS E ESPAÇOS DE SOCIALIZAÇÃO DOCENTE |
title_sort |
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NO MAGISTÉRIO: COMPREENSÕES, TEMPOS E ESPAÇOS DE SOCIALIZAÇÃO DOCENTE |
author |
Frasson, Jéssica |
author_facet |
Frasson, Jéssica Tavares, Natacha da Silva da Conceição, Victor Julierme Santos Wittizorecki, Elisandro Schultz |
author_role |
author |
author2 |
Tavares, Natacha da Silva da Conceição, Victor Julierme Santos Wittizorecki, Elisandro Schultz |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frasson, Jéssica Tavares, Natacha da Silva da Conceição, Victor Julierme Santos Wittizorecki, Elisandro Schultz |
description |
Este estudo faz parte de uma dissertação de mestrado que investigou a socialização docente de professores de Educação Física iniciantes (FRASSON, 2016). Para tanto, tem como objetivos compreender como o professorado de Educação Física, em início de carreira, entende o processo de socialização docente e identificar em quais tempos e espaços da cultura escolar esse processo se materializa, tomando como pano de fundo teórico as formulações de Berger e Luckmann (2012) acerca da construção social da realidade. Metodologicamente, realizamos uma investigação etnográfica em duas escolas na Rede Municipal de Educação de Porto Alegre. A análise dos dados sinaliza que a socialização é entendida pelos colaboradores em uma perspectiva institucional e burocrática, que caracteriza as necessidades primárias dos professores iniciantes, tais como a chegada à escola, a acolhida inicial, o apoio e o auxílio a esses docentes que ingressaram em uma cultura que, em parte, lhes é desconhecida. Percebemos também, que a socialização acontece nos tempos e espaços formais (reuniões pedagógicas, sala de aula, conselhos de classe, reuniões com os pais, com a equipe diretiva) que são estabelecidos institucionalmente pela própria organização escolar; e nos espaços informais (a sala dos professores, refeitório, corredores, carona para casa), que são construídos cotidianamente e ainda culturalmente pelos sujeitos envolvidos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2760 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2760/1755 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 2: 2019; 79-94 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v4i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180533551104 |