O ensino de frações no ensino remoto e híbrido: desafios e estratégias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcellos, Patricia Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Branco, Cristina Ferreira, do Nascimento, Gilsely de Carvalho Gavinho, Oliveira, Lucíola Castilho, da Cunha, Marta Lyrio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3676
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre os desafios e as estratégias adotados para o ensino do conceito de fração nas turmas de 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II, durante o ano letivo de 2021, no contexto pandêmico, quando o colégio adotou o modelo remoto e híbrido, com uso das plataformas Google Meet e Moodle para oferecer atividades síncronas e assíncronas. As estratégias envolveram as disciplinas de Núcleo Comum e Informática Educativa, visando promover o uso de diferentes tecnologias digitais para favorecer a compreensão do conceito de frações. Para discutir e analisar esta proposta, tomamos como referenciais teóricos: a visão das tecnologias digitais na educação, o Projeto Político Pedagógico Institucional do CPII, o conceito de simulação e os pressupostos da aprendizagem significativa.
id CP2-1_3c13bf62fd16d8da40d3c7c5697b3cb6
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3676
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling O ensino de frações no ensino remoto e híbrido: desafios e estratégiasEste artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre os desafios e as estratégias adotados para o ensino do conceito de fração nas turmas de 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II, durante o ano letivo de 2021, no contexto pandêmico, quando o colégio adotou o modelo remoto e híbrido, com uso das plataformas Google Meet e Moodle para oferecer atividades síncronas e assíncronas. As estratégias envolveram as disciplinas de Núcleo Comum e Informática Educativa, visando promover o uso de diferentes tecnologias digitais para favorecer a compreensão do conceito de frações. Para discutir e analisar esta proposta, tomamos como referenciais teóricos: a visão das tecnologias digitais na educação, o Projeto Político Pedagógico Institucional do CPII, o conceito de simulação e os pressupostos da aprendizagem significativa.Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais2022-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3676Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 6 n. 6 (2022): V.6. Volume temático: Planejamento, Conectividade e Tecnologia: o legado das tecnologias no pós-pandemia2594-5580reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3676/2391Vasconcellos, Patricia RibeiroBranco, Cristina Ferreirado Nascimento, Gilsely de Carvalho GavinhoOliveira, Lucíola Castilhoda Cunha, Marta Lyrioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-29T20:53:23Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3676Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-12-29T20:53:23Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de frações no ensino remoto e híbrido: desafios e estratégias
title O ensino de frações no ensino remoto e híbrido: desafios e estratégias
spellingShingle O ensino de frações no ensino remoto e híbrido: desafios e estratégias
Vasconcellos, Patricia Ribeiro
title_short O ensino de frações no ensino remoto e híbrido: desafios e estratégias
title_full O ensino de frações no ensino remoto e híbrido: desafios e estratégias
title_fullStr O ensino de frações no ensino remoto e híbrido: desafios e estratégias
title_full_unstemmed O ensino de frações no ensino remoto e híbrido: desafios e estratégias
title_sort O ensino de frações no ensino remoto e híbrido: desafios e estratégias
author Vasconcellos, Patricia Ribeiro
author_facet Vasconcellos, Patricia Ribeiro
Branco, Cristina Ferreira
do Nascimento, Gilsely de Carvalho Gavinho
Oliveira, Lucíola Castilho
da Cunha, Marta Lyrio
author_role author
author2 Branco, Cristina Ferreira
do Nascimento, Gilsely de Carvalho Gavinho
Oliveira, Lucíola Castilho
da Cunha, Marta Lyrio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcellos, Patricia Ribeiro
Branco, Cristina Ferreira
do Nascimento, Gilsely de Carvalho Gavinho
Oliveira, Lucíola Castilho
da Cunha, Marta Lyrio
description Este artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre os desafios e as estratégias adotados para o ensino do conceito de fração nas turmas de 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II, durante o ano letivo de 2021, no contexto pandêmico, quando o colégio adotou o modelo remoto e híbrido, com uso das plataformas Google Meet e Moodle para oferecer atividades síncronas e assíncronas. As estratégias envolveram as disciplinas de Núcleo Comum e Informática Educativa, visando promover o uso de diferentes tecnologias digitais para favorecer a compreensão do conceito de frações. Para discutir e analisar esta proposta, tomamos como referenciais teóricos: a visão das tecnologias digitais na educação, o Projeto Político Pedagógico Institucional do CPII, o conceito de simulação e os pressupostos da aprendizagem significativa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3676
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3676/2391
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais
publisher.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 6 n. 6 (2022): V.6. Volume temático: Planejamento, Conectividade e Tecnologia: o legado das tecnologias no pós-pandemia
2594-5580
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042181846368256