O ensino de frações no ensino remoto e híbrido: desafios e estratégias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3676 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre os desafios e as estratégias adotados para o ensino do conceito de fração nas turmas de 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II, durante o ano letivo de 2021, no contexto pandêmico, quando o colégio adotou o modelo remoto e híbrido, com uso das plataformas Google Meet e Moodle para oferecer atividades síncronas e assíncronas. As estratégias envolveram as disciplinas de Núcleo Comum e Informática Educativa, visando promover o uso de diferentes tecnologias digitais para favorecer a compreensão do conceito de frações. Para discutir e analisar esta proposta, tomamos como referenciais teóricos: a visão das tecnologias digitais na educação, o Projeto Político Pedagógico Institucional do CPII, o conceito de simulação e os pressupostos da aprendizagem significativa. |
id |
CP2-1_3c13bf62fd16d8da40d3c7c5697b3cb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3676 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de frações no ensino remoto e híbrido: desafios e estratégiasEste artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre os desafios e as estratégias adotados para o ensino do conceito de fração nas turmas de 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II, durante o ano letivo de 2021, no contexto pandêmico, quando o colégio adotou o modelo remoto e híbrido, com uso das plataformas Google Meet e Moodle para oferecer atividades síncronas e assíncronas. As estratégias envolveram as disciplinas de Núcleo Comum e Informática Educativa, visando promover o uso de diferentes tecnologias digitais para favorecer a compreensão do conceito de frações. Para discutir e analisar esta proposta, tomamos como referenciais teóricos: a visão das tecnologias digitais na educação, o Projeto Político Pedagógico Institucional do CPII, o conceito de simulação e os pressupostos da aprendizagem significativa.Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais2022-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3676Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 6 n. 6 (2022): V.6. Volume temático: Planejamento, Conectividade e Tecnologia: o legado das tecnologias no pós-pandemia2594-5580reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3676/2391Vasconcellos, Patricia RibeiroBranco, Cristina Ferreirado Nascimento, Gilsely de Carvalho GavinhoOliveira, Lucíola Castilhoda Cunha, Marta Lyrioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-29T20:53:23Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3676Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-12-29T20:53:23Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de frações no ensino remoto e híbrido: desafios e estratégias |
title |
O ensino de frações no ensino remoto e híbrido: desafios e estratégias |
spellingShingle |
O ensino de frações no ensino remoto e híbrido: desafios e estratégias Vasconcellos, Patricia Ribeiro |
title_short |
O ensino de frações no ensino remoto e híbrido: desafios e estratégias |
title_full |
O ensino de frações no ensino remoto e híbrido: desafios e estratégias |
title_fullStr |
O ensino de frações no ensino remoto e híbrido: desafios e estratégias |
title_full_unstemmed |
O ensino de frações no ensino remoto e híbrido: desafios e estratégias |
title_sort |
O ensino de frações no ensino remoto e híbrido: desafios e estratégias |
author |
Vasconcellos, Patricia Ribeiro |
author_facet |
Vasconcellos, Patricia Ribeiro Branco, Cristina Ferreira do Nascimento, Gilsely de Carvalho Gavinho Oliveira, Lucíola Castilho da Cunha, Marta Lyrio |
author_role |
author |
author2 |
Branco, Cristina Ferreira do Nascimento, Gilsely de Carvalho Gavinho Oliveira, Lucíola Castilho da Cunha, Marta Lyrio |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcellos, Patricia Ribeiro Branco, Cristina Ferreira do Nascimento, Gilsely de Carvalho Gavinho Oliveira, Lucíola Castilho da Cunha, Marta Lyrio |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre os desafios e as estratégias adotados para o ensino do conceito de fração nas turmas de 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II, durante o ano letivo de 2021, no contexto pandêmico, quando o colégio adotou o modelo remoto e híbrido, com uso das plataformas Google Meet e Moodle para oferecer atividades síncronas e assíncronas. As estratégias envolveram as disciplinas de Núcleo Comum e Informática Educativa, visando promover o uso de diferentes tecnologias digitais para favorecer a compreensão do conceito de frações. Para discutir e analisar esta proposta, tomamos como referenciais teóricos: a visão das tecnologias digitais na educação, o Projeto Político Pedagógico Institucional do CPII, o conceito de simulação e os pressupostos da aprendizagem significativa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3676 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3676 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3676/2391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 6 n. 6 (2022): V.6. Volume temático: Planejamento, Conectividade e Tecnologia: o legado das tecnologias no pós-pandemia 2594-5580 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042181846368256 |