JOGOS E BRINCADEIRAS: ANÁLISE DE UM PROJETO DESENVOLVIDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Games and plays: analysis of a project developed in school physical education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3778 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho foi realizar um projeto de intervenção na escola sobre jogos e brincadeiras e analisar as percepções de estudantes, professores, funcionários e responsáveis que participaram do desenvolvimento da proposta. Participaram do estudo, estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, professores, funcionários, responsáveis dos estudantes (família) e equipe gestora. Para coleta de dados foram elaborados diários de aula e realizada uma entrevista semiestruturada com a coordenadora da escola. Os dados foram analisados a partir da identificação de trechos significativos, que foram agrupados em duas categorias de análise: A) Contato entre crianças e adultos: compartilhando conhecimentos; B) O brincar juntos. Reunir a comunidade escolar para trocar conhecimentos, para compartilhar o brincar, ter a oportunidade de se envolver e vivenciar, inclusive com familiares, trouxe como resultado crianças instigadas pelo conhecimento, pelas histórias, pelas discussões e pela cultura. |
id |
CP2-1_3c6d93b24e2c4124e23769631247796b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3778 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
JOGOS E BRINCADEIRAS: ANÁLISE DE UM PROJETO DESENVOLVIDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Games and plays: analysis of a project developed in school physical educationEnsinoJogos e BrincadeirasEducação Física EscolarO objetivo desse trabalho foi realizar um projeto de intervenção na escola sobre jogos e brincadeiras e analisar as percepções de estudantes, professores, funcionários e responsáveis que participaram do desenvolvimento da proposta. Participaram do estudo, estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, professores, funcionários, responsáveis dos estudantes (família) e equipe gestora. Para coleta de dados foram elaborados diários de aula e realizada uma entrevista semiestruturada com a coordenadora da escola. Os dados foram analisados a partir da identificação de trechos significativos, que foram agrupados em duas categorias de análise: A) Contato entre crianças e adultos: compartilhando conhecimentos; B) O brincar juntos. Reunir a comunidade escolar para trocar conhecimentos, para compartilhar o brincar, ter a oportunidade de se envolver e vivenciar, inclusive com familiares, trouxe como resultado crianças instigadas pelo conhecimento, pelas histórias, pelas discussões e pela cultura.Imperial Editora do Colégio Pedro II2023-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3778Temas em Educação Física Escolar; v. 8 (2023): JAN/DEZ Publicação contínua; e23102525-591610.33025/tefe.v8ireponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3778/2398Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessColloca, Marina MaioranoLemos, Fábio Ricardo Mizuno2024-04-27T20:18:02Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3778Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-04-27T20:18:02Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
JOGOS E BRINCADEIRAS: ANÁLISE DE UM PROJETO DESENVOLVIDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Games and plays: analysis of a project developed in school physical education |
title |
JOGOS E BRINCADEIRAS: ANÁLISE DE UM PROJETO DESENVOLVIDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Games and plays: analysis of a project developed in school physical education |
spellingShingle |
JOGOS E BRINCADEIRAS: ANÁLISE DE UM PROJETO DESENVOLVIDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Games and plays: analysis of a project developed in school physical education Colloca, Marina Maiorano Ensino Jogos e Brincadeiras Educação Física Escolar |
title_short |
JOGOS E BRINCADEIRAS: ANÁLISE DE UM PROJETO DESENVOLVIDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Games and plays: analysis of a project developed in school physical education |
title_full |
JOGOS E BRINCADEIRAS: ANÁLISE DE UM PROJETO DESENVOLVIDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Games and plays: analysis of a project developed in school physical education |
title_fullStr |
JOGOS E BRINCADEIRAS: ANÁLISE DE UM PROJETO DESENVOLVIDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Games and plays: analysis of a project developed in school physical education |
title_full_unstemmed |
JOGOS E BRINCADEIRAS: ANÁLISE DE UM PROJETO DESENVOLVIDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Games and plays: analysis of a project developed in school physical education |
title_sort |
JOGOS E BRINCADEIRAS: ANÁLISE DE UM PROJETO DESENVOLVIDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Games and plays: analysis of a project developed in school physical education |
author |
Colloca, Marina Maiorano |
author_facet |
Colloca, Marina Maiorano Lemos, Fábio Ricardo Mizuno |
author_role |
author |
author2 |
Lemos, Fábio Ricardo Mizuno |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colloca, Marina Maiorano Lemos, Fábio Ricardo Mizuno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Jogos e Brincadeiras Educação Física Escolar |
topic |
Ensino Jogos e Brincadeiras Educação Física Escolar |
description |
O objetivo desse trabalho foi realizar um projeto de intervenção na escola sobre jogos e brincadeiras e analisar as percepções de estudantes, professores, funcionários e responsáveis que participaram do desenvolvimento da proposta. Participaram do estudo, estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, professores, funcionários, responsáveis dos estudantes (família) e equipe gestora. Para coleta de dados foram elaborados diários de aula e realizada uma entrevista semiestruturada com a coordenadora da escola. Os dados foram analisados a partir da identificação de trechos significativos, que foram agrupados em duas categorias de análise: A) Contato entre crianças e adultos: compartilhando conhecimentos; B) O brincar juntos. Reunir a comunidade escolar para trocar conhecimentos, para compartilhar o brincar, ter a oportunidade de se envolver e vivenciar, inclusive com familiares, trouxe como resultado crianças instigadas pelo conhecimento, pelas histórias, pelas discussões e pela cultura. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Empírica de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3778 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3778 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3778/2398 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 8 (2023): JAN/DEZ Publicação contínua; e2310 2525-5916 10.33025/tefe.v8i reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178928181248 |