JOGOS E BRINCADEIRAS: ANÁLISE DE UM PROJETO DESENVOLVIDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Games and plays: analysis of a project developed in school physical education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colloca, Marina Maiorano
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lemos, Fábio Ricardo Mizuno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3778
Resumo: O objetivo desse trabalho foi realizar um projeto de intervenção na escola sobre jogos e brincadeiras e analisar as percepções de estudantes, professores, funcionários e responsáveis que participaram do desenvolvimento da proposta. Participaram do estudo, estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, professores, funcionários, responsáveis dos estudantes (família) e equipe gestora. Para coleta de dados foram elaborados diários de aula e realizada uma entrevista semiestruturada com a coordenadora da escola. Os dados foram analisados a partir da identificação de trechos significativos, que foram agrupados em duas categorias de análise: A) Contato entre crianças e adultos: compartilhando conhecimentos; B) O brincar juntos. Reunir a comunidade escolar para trocar conhecimentos, para compartilhar o brincar, ter a oportunidade de se envolver e vivenciar, inclusive com familiares, trouxe como resultado crianças instigadas pelo conhecimento, pelas histórias, pelas discussões e pela cultura.
id CP2-1_3c6d93b24e2c4124e23769631247796b
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3778
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling JOGOS E BRINCADEIRAS: ANÁLISE DE UM PROJETO DESENVOLVIDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Games and plays: analysis of a project developed in school physical educationEnsinoJogos e BrincadeirasEducação Física EscolarO objetivo desse trabalho foi realizar um projeto de intervenção na escola sobre jogos e brincadeiras e analisar as percepções de estudantes, professores, funcionários e responsáveis que participaram do desenvolvimento da proposta. Participaram do estudo, estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, professores, funcionários, responsáveis dos estudantes (família) e equipe gestora. Para coleta de dados foram elaborados diários de aula e realizada uma entrevista semiestruturada com a coordenadora da escola. Os dados foram analisados a partir da identificação de trechos significativos, que foram agrupados em duas categorias de análise: A) Contato entre crianças e adultos: compartilhando conhecimentos; B) O brincar juntos. Reunir a comunidade escolar para trocar conhecimentos, para compartilhar o brincar, ter a oportunidade de se envolver e vivenciar, inclusive com familiares, trouxe como resultado crianças instigadas pelo conhecimento, pelas histórias, pelas discussões e pela cultura.Imperial Editora do Colégio Pedro II2023-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3778Temas em Educação Física Escolar; v. 8 (2023): JAN/DEZ Publicação contínua; e23102525-591610.33025/tefe.v8ireponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3778/2398Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessColloca, Marina MaioranoLemos, Fábio Ricardo Mizuno2024-04-27T20:18:02Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3778Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-04-27T20:18:02Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv JOGOS E BRINCADEIRAS: ANÁLISE DE UM PROJETO DESENVOLVIDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Games and plays: analysis of a project developed in school physical education
title JOGOS E BRINCADEIRAS: ANÁLISE DE UM PROJETO DESENVOLVIDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Games and plays: analysis of a project developed in school physical education
spellingShingle JOGOS E BRINCADEIRAS: ANÁLISE DE UM PROJETO DESENVOLVIDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Games and plays: analysis of a project developed in school physical education
Colloca, Marina Maiorano
Ensino
Jogos e Brincadeiras
Educação Física Escolar
title_short JOGOS E BRINCADEIRAS: ANÁLISE DE UM PROJETO DESENVOLVIDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Games and plays: analysis of a project developed in school physical education
title_full JOGOS E BRINCADEIRAS: ANÁLISE DE UM PROJETO DESENVOLVIDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Games and plays: analysis of a project developed in school physical education
title_fullStr JOGOS E BRINCADEIRAS: ANÁLISE DE UM PROJETO DESENVOLVIDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Games and plays: analysis of a project developed in school physical education
title_full_unstemmed JOGOS E BRINCADEIRAS: ANÁLISE DE UM PROJETO DESENVOLVIDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Games and plays: analysis of a project developed in school physical education
title_sort JOGOS E BRINCADEIRAS: ANÁLISE DE UM PROJETO DESENVOLVIDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Games and plays: analysis of a project developed in school physical education
author Colloca, Marina Maiorano
author_facet Colloca, Marina Maiorano
Lemos, Fábio Ricardo Mizuno
author_role author
author2 Lemos, Fábio Ricardo Mizuno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colloca, Marina Maiorano
Lemos, Fábio Ricardo Mizuno
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Jogos e Brincadeiras
Educação Física Escolar
topic Ensino
Jogos e Brincadeiras
Educação Física Escolar
description O objetivo desse trabalho foi realizar um projeto de intervenção na escola sobre jogos e brincadeiras e analisar as percepções de estudantes, professores, funcionários e responsáveis que participaram do desenvolvimento da proposta. Participaram do estudo, estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, professores, funcionários, responsáveis dos estudantes (família) e equipe gestora. Para coleta de dados foram elaborados diários de aula e realizada uma entrevista semiestruturada com a coordenadora da escola. Os dados foram analisados a partir da identificação de trechos significativos, que foram agrupados em duas categorias de análise: A) Contato entre crianças e adultos: compartilhando conhecimentos; B) O brincar juntos. Reunir a comunidade escolar para trocar conhecimentos, para compartilhar o brincar, ter a oportunidade de se envolver e vivenciar, inclusive com familiares, trouxe como resultado crianças instigadas pelo conhecimento, pelas histórias, pelas discussões e pela cultura.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3778
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3778/2398
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 8 (2023): JAN/DEZ Publicação contínua; e2310
2525-5916
10.33025/tefe.v8i
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178928181248