CORPOS E JUVENTUDES: redes tecidas por diálogos e afetos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3045 |
Resumo: | Este relato tem como objetivo apresentar a experiência do Projeto de ensino “O que pode um corpo?” que acontece na Universidade Federal Fluminense desde 2018. O relato tem como foco o trabalho desenvolvido com alguns jovens do ensino médio do Colégio Universitário Geraldo Achilles Reis (COLUNI). São encontros em forma de Oficinas planejadas e realizadas a partir de discussões que envolvem as juventudes e que transbordam para as aulas de Educação Física, como por exemplo, as problematizações acerca dos modelos e padrões corporais. A proposta é discutir a ausência de oportunidades para corpos periféricos que estão ocupando a educação pública, e as potencialidades desses corpos marginalizados pela sociedade. O projeto busca ampliar as visões acerca das potencialidades de corpos diversos, e o mesmo tem continuidade no ano de 2020. |
id |
CP2-1_3dc02ec8e8f12c114a8f21e9f24ff629 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3045 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
CORPOS E JUVENTUDES: redes tecidas por diálogos e afetosJuventudesEducação PúblicaEducação FísicaCorpos marginalizadosCulturasEste relato tem como objetivo apresentar a experiência do Projeto de ensino “O que pode um corpo?” que acontece na Universidade Federal Fluminense desde 2018. O relato tem como foco o trabalho desenvolvido com alguns jovens do ensino médio do Colégio Universitário Geraldo Achilles Reis (COLUNI). São encontros em forma de Oficinas planejadas e realizadas a partir de discussões que envolvem as juventudes e que transbordam para as aulas de Educação Física, como por exemplo, as problematizações acerca dos modelos e padrões corporais. A proposta é discutir a ausência de oportunidades para corpos periféricos que estão ocupando a educação pública, e as potencialidades desses corpos marginalizados pela sociedade. O projeto busca ampliar as visões acerca das potencialidades de corpos diversos, e o mesmo tem continuidade no ano de 2020.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3045Temas em Educação Física Escolar; v. 5 n. 2 (2020): AGO/DEZ 2020; 276-2872525-591610.33025/tefe.v5i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3045/1895Rodrigues, Thayane de AraujoSilva, Bruna Vilhena MonteiroCorrêa, Ingrid Lourenço de AmorimMelo, Nayara Ribeiro da SilvaCorreia, Adriana MartinsCopolillo, Marthainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-20T10:43:22Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3045Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-12-20T10:43:22Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
CORPOS E JUVENTUDES: redes tecidas por diálogos e afetos |
title |
CORPOS E JUVENTUDES: redes tecidas por diálogos e afetos |
spellingShingle |
CORPOS E JUVENTUDES: redes tecidas por diálogos e afetos Rodrigues, Thayane de Araujo Juventudes Educação Pública Educação Física Corpos marginalizados Culturas |
title_short |
CORPOS E JUVENTUDES: redes tecidas por diálogos e afetos |
title_full |
CORPOS E JUVENTUDES: redes tecidas por diálogos e afetos |
title_fullStr |
CORPOS E JUVENTUDES: redes tecidas por diálogos e afetos |
title_full_unstemmed |
CORPOS E JUVENTUDES: redes tecidas por diálogos e afetos |
title_sort |
CORPOS E JUVENTUDES: redes tecidas por diálogos e afetos |
author |
Rodrigues, Thayane de Araujo |
author_facet |
Rodrigues, Thayane de Araujo Silva, Bruna Vilhena Monteiro Corrêa, Ingrid Lourenço de Amorim Melo, Nayara Ribeiro da Silva Correia, Adriana Martins Copolillo, Martha |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Bruna Vilhena Monteiro Corrêa, Ingrid Lourenço de Amorim Melo, Nayara Ribeiro da Silva Correia, Adriana Martins Copolillo, Martha |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Thayane de Araujo Silva, Bruna Vilhena Monteiro Corrêa, Ingrid Lourenço de Amorim Melo, Nayara Ribeiro da Silva Correia, Adriana Martins Copolillo, Martha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Juventudes Educação Pública Educação Física Corpos marginalizados Culturas |
topic |
Juventudes Educação Pública Educação Física Corpos marginalizados Culturas |
description |
Este relato tem como objetivo apresentar a experiência do Projeto de ensino “O que pode um corpo?” que acontece na Universidade Federal Fluminense desde 2018. O relato tem como foco o trabalho desenvolvido com alguns jovens do ensino médio do Colégio Universitário Geraldo Achilles Reis (COLUNI). São encontros em forma de Oficinas planejadas e realizadas a partir de discussões que envolvem as juventudes e que transbordam para as aulas de Educação Física, como por exemplo, as problematizações acerca dos modelos e padrões corporais. A proposta é discutir a ausência de oportunidades para corpos periféricos que estão ocupando a educação pública, e as potencialidades desses corpos marginalizados pela sociedade. O projeto busca ampliar as visões acerca das potencialidades de corpos diversos, e o mesmo tem continuidade no ano de 2020. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3045 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3045/1895 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 5 n. 2 (2020): AGO/DEZ 2020; 276-287 2525-5916 10.33025/tefe.v5i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178842198016 |