CORPOS E JUVENTUDES: redes tecidas por diálogos e afetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Thayane de Araujo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Bruna Vilhena Monteiro, Corrêa, Ingrid Lourenço de Amorim, Melo, Nayara Ribeiro da Silva, Correia, Adriana Martins, Copolillo, Martha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3045
Resumo: Este relato tem como objetivo apresentar a experiência do Projeto de ensino “O que pode um corpo?” que acontece na Universidade Federal Fluminense desde 2018. O relato tem como foco o trabalho desenvolvido com alguns jovens do ensino médio do Colégio Universitário Geraldo Achilles Reis (COLUNI). São encontros em forma de Oficinas planejadas e realizadas a partir de discussões que envolvem as juventudes e que transbordam para as aulas de Educação Física, como por exemplo, as problematizações acerca dos modelos e padrões corporais. A proposta é discutir a ausência de oportunidades para corpos periféricos que estão ocupando a educação pública, e as potencialidades desses corpos marginalizados pela sociedade. O projeto busca ampliar as visões acerca das potencialidades de corpos diversos, e o mesmo tem continuidade no ano de 2020.
id CP2-1_3dc02ec8e8f12c114a8f21e9f24ff629
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3045
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling CORPOS E JUVENTUDES: redes tecidas por diálogos e afetosJuventudesEducação PúblicaEducação FísicaCorpos marginalizadosCulturasEste relato tem como objetivo apresentar a experiência do Projeto de ensino “O que pode um corpo?” que acontece na Universidade Federal Fluminense desde 2018. O relato tem como foco o trabalho desenvolvido com alguns jovens do ensino médio do Colégio Universitário Geraldo Achilles Reis (COLUNI). São encontros em forma de Oficinas planejadas e realizadas a partir de discussões que envolvem as juventudes e que transbordam para as aulas de Educação Física, como por exemplo, as problematizações acerca dos modelos e padrões corporais. A proposta é discutir a ausência de oportunidades para corpos periféricos que estão ocupando a educação pública, e as potencialidades desses corpos marginalizados pela sociedade. O projeto busca ampliar as visões acerca das potencialidades de corpos diversos, e o mesmo tem continuidade no ano de 2020.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3045Temas em Educação Física Escolar; v. 5 n. 2 (2020): AGO/DEZ 2020; 276-2872525-591610.33025/tefe.v5i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3045/1895Rodrigues, Thayane de AraujoSilva, Bruna Vilhena MonteiroCorrêa, Ingrid Lourenço de AmorimMelo, Nayara Ribeiro da SilvaCorreia, Adriana MartinsCopolillo, Marthainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-20T10:43:22Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3045Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-12-20T10:43:22Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv CORPOS E JUVENTUDES: redes tecidas por diálogos e afetos
title CORPOS E JUVENTUDES: redes tecidas por diálogos e afetos
spellingShingle CORPOS E JUVENTUDES: redes tecidas por diálogos e afetos
Rodrigues, Thayane de Araujo
Juventudes
Educação Pública
Educação Física
Corpos marginalizados
Culturas
title_short CORPOS E JUVENTUDES: redes tecidas por diálogos e afetos
title_full CORPOS E JUVENTUDES: redes tecidas por diálogos e afetos
title_fullStr CORPOS E JUVENTUDES: redes tecidas por diálogos e afetos
title_full_unstemmed CORPOS E JUVENTUDES: redes tecidas por diálogos e afetos
title_sort CORPOS E JUVENTUDES: redes tecidas por diálogos e afetos
author Rodrigues, Thayane de Araujo
author_facet Rodrigues, Thayane de Araujo
Silva, Bruna Vilhena Monteiro
Corrêa, Ingrid Lourenço de Amorim
Melo, Nayara Ribeiro da Silva
Correia, Adriana Martins
Copolillo, Martha
author_role author
author2 Silva, Bruna Vilhena Monteiro
Corrêa, Ingrid Lourenço de Amorim
Melo, Nayara Ribeiro da Silva
Correia, Adriana Martins
Copolillo, Martha
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Thayane de Araujo
Silva, Bruna Vilhena Monteiro
Corrêa, Ingrid Lourenço de Amorim
Melo, Nayara Ribeiro da Silva
Correia, Adriana Martins
Copolillo, Martha
dc.subject.por.fl_str_mv Juventudes
Educação Pública
Educação Física
Corpos marginalizados
Culturas
topic Juventudes
Educação Pública
Educação Física
Corpos marginalizados
Culturas
description Este relato tem como objetivo apresentar a experiência do Projeto de ensino “O que pode um corpo?” que acontece na Universidade Federal Fluminense desde 2018. O relato tem como foco o trabalho desenvolvido com alguns jovens do ensino médio do Colégio Universitário Geraldo Achilles Reis (COLUNI). São encontros em forma de Oficinas planejadas e realizadas a partir de discussões que envolvem as juventudes e que transbordam para as aulas de Educação Física, como por exemplo, as problematizações acerca dos modelos e padrões corporais. A proposta é discutir a ausência de oportunidades para corpos periféricos que estão ocupando a educação pública, e as potencialidades desses corpos marginalizados pela sociedade. O projeto busca ampliar as visões acerca das potencialidades de corpos diversos, e o mesmo tem continuidade no ano de 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3045
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3045/1895
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 5 n. 2 (2020): AGO/DEZ 2020; 276-287
2525-5916
10.33025/tefe.v5i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178842198016