Compondo no MuseScore

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Cecília Vanessa Alexandre de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pedro, Márcia Valpassos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1285
Resumo: O presente trabalho relata uma atividade realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental que teve como objetivo principal a criação de produções audiovisuais a partir da utilização de um software gratuito de edição e criação de partituras, MuseScore, para o desenvolvimento de trechos musicais originais. Ao longo do projeto foram usados outros recursos para relacionar a produção musical com a produção sonora e audiovisual. A parceria entre Informática Educativa e Educação Musical auxiliou na aquisição do domínio da escrita, por meio da vivência sonora que o software propiciou. Este projeto mostrou ser possível trabalhar conteúdos curriculares de Educação Musical com uma nova abordagem pedagógica, explorando a criatividade e motivação dos alunos, utilizando-se a integração de diversas formas de representação do conhecimento, tais como: partituras musicais, sons, imagens e vídeos. 
id CP2-1_654a543b16424b61cb3a27e2683a8ef1
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1285
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Compondo no MuseScoreO presente trabalho relata uma atividade realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental que teve como objetivo principal a criação de produções audiovisuais a partir da utilização de um software gratuito de edição e criação de partituras, MuseScore, para o desenvolvimento de trechos musicais originais. Ao longo do projeto foram usados outros recursos para relacionar a produção musical com a produção sonora e audiovisual. A parceria entre Informática Educativa e Educação Musical auxiliou na aquisição do domínio da escrita, por meio da vivência sonora que o software propiciou. Este projeto mostrou ser possível trabalhar conteúdos curriculares de Educação Musical com uma nova abordagem pedagógica, explorando a criatividade e motivação dos alunos, utilizando-se a integração de diversas formas de representação do conhecimento, tais como: partituras musicais, sons, imagens e vídeos. Colégio Pedro II2018-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1285Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 3 n. 4 (2015): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 16-192594407X2236121910.33025/irdemcp2.v3i4reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1285/938Souza, Cecília Vanessa Alexandre dePedro, Márcia Valpassosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-30T18:56:44Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1285Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-04-30T18:56:44Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Compondo no MuseScore
title Compondo no MuseScore
spellingShingle Compondo no MuseScore
Souza, Cecília Vanessa Alexandre de
title_short Compondo no MuseScore
title_full Compondo no MuseScore
title_fullStr Compondo no MuseScore
title_full_unstemmed Compondo no MuseScore
title_sort Compondo no MuseScore
author Souza, Cecília Vanessa Alexandre de
author_facet Souza, Cecília Vanessa Alexandre de
Pedro, Márcia Valpassos
author_role author
author2 Pedro, Márcia Valpassos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Cecília Vanessa Alexandre de
Pedro, Márcia Valpassos
description O presente trabalho relata uma atividade realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental que teve como objetivo principal a criação de produções audiovisuais a partir da utilização de um software gratuito de edição e criação de partituras, MuseScore, para o desenvolvimento de trechos musicais originais. Ao longo do projeto foram usados outros recursos para relacionar a produção musical com a produção sonora e audiovisual. A parceria entre Informática Educativa e Educação Musical auxiliou na aquisição do domínio da escrita, por meio da vivência sonora que o software propiciou. Este projeto mostrou ser possível trabalhar conteúdos curriculares de Educação Musical com uma nova abordagem pedagógica, explorando a criatividade e motivação dos alunos, utilizando-se a integração de diversas formas de representação do conhecimento, tais como: partituras musicais, sons, imagens e vídeos. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1285
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1285/938
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 3 n. 4 (2015): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 16-19
2594407X
22361219
10.33025/irdemcp2.v3i4
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042181011701760