ENTRE DEFICIÊNCIAS E SUPEREFICIÊNCIAS? VIVENCIANDO A INCLUSÃO DAS DIFERENÇAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/635 |
Resumo: | Durante o II Encontro de Educação Física Escolar do Colégio Pedro II foi oferecida uma oficina sobre inclusão com o objetivo de propor vivências que oportunizassem aos participantes uma experiência diferenciada, tentando deslocar a percepção para um novo olhar, para um diferente viés de observação. A oficina foi composta de quatro etapas: túnel dos sentidos, debate sobre a vivência no túnel e a base teórica sobre inclusão, criação ou seleção de jogos com a inserção de um participante simulando uma característica passível de exclusão e debate final sobre os jogos. Percebemos, ao final da oficina, que a inclusão é um tema atual e que incomoda os profissionais da Educação no cotidiano, que necessita de maiores discussões e de um incremento na formação continuada, pois é vivenciada a todo o momento, principalmente nas aulas de Educação Física Escolar. |
id |
CP2-1_6db3ead2a9dc7f3e57c27e46d85dc0fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/635 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
ENTRE DEFICIÊNCIAS E SUPEREFICIÊNCIAS? VIVENCIANDO A INCLUSÃO DAS DIFERENÇASEducação InclusivaEducação FísicaEmpatiaFormação Continuada.Durante o II Encontro de Educação Física Escolar do Colégio Pedro II foi oferecida uma oficina sobre inclusão com o objetivo de propor vivências que oportunizassem aos participantes uma experiência diferenciada, tentando deslocar a percepção para um novo olhar, para um diferente viés de observação. A oficina foi composta de quatro etapas: túnel dos sentidos, debate sobre a vivência no túnel e a base teórica sobre inclusão, criação ou seleção de jogos com a inserção de um participante simulando uma característica passível de exclusão e debate final sobre os jogos. Percebemos, ao final da oficina, que a inclusão é um tema atual e que incomoda os profissionais da Educação no cotidiano, que necessita de maiores discussões e de um incremento na formação continuada, pois é vivenciada a todo o momento, principalmente nas aulas de Educação Física Escolar.Imperial Editora do Colégio Pedro II2016-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/635Temas em Educação Física Escolar; v. 1 n. 1 (2016): ABR/DEZ 2016; 145-1612525-591610.33025/tefe.v1i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/635/541Alves, Cecília Fonseca Pessôa de AndradeLinhares, Renato VidalSalles, Fabiano Langeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-15T22:07:38Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/635Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-06-15T22:07:38Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTRE DEFICIÊNCIAS E SUPEREFICIÊNCIAS? VIVENCIANDO A INCLUSÃO DAS DIFERENÇAS |
title |
ENTRE DEFICIÊNCIAS E SUPEREFICIÊNCIAS? VIVENCIANDO A INCLUSÃO DAS DIFERENÇAS |
spellingShingle |
ENTRE DEFICIÊNCIAS E SUPEREFICIÊNCIAS? VIVENCIANDO A INCLUSÃO DAS DIFERENÇAS Alves, Cecília Fonseca Pessôa de Andrade Educação Inclusiva Educação Física Empatia Formação Continuada. |
title_short |
ENTRE DEFICIÊNCIAS E SUPEREFICIÊNCIAS? VIVENCIANDO A INCLUSÃO DAS DIFERENÇAS |
title_full |
ENTRE DEFICIÊNCIAS E SUPEREFICIÊNCIAS? VIVENCIANDO A INCLUSÃO DAS DIFERENÇAS |
title_fullStr |
ENTRE DEFICIÊNCIAS E SUPEREFICIÊNCIAS? VIVENCIANDO A INCLUSÃO DAS DIFERENÇAS |
title_full_unstemmed |
ENTRE DEFICIÊNCIAS E SUPEREFICIÊNCIAS? VIVENCIANDO A INCLUSÃO DAS DIFERENÇAS |
title_sort |
ENTRE DEFICIÊNCIAS E SUPEREFICIÊNCIAS? VIVENCIANDO A INCLUSÃO DAS DIFERENÇAS |
author |
Alves, Cecília Fonseca Pessôa de Andrade |
author_facet |
Alves, Cecília Fonseca Pessôa de Andrade Linhares, Renato Vidal Salles, Fabiano Lange |
author_role |
author |
author2 |
Linhares, Renato Vidal Salles, Fabiano Lange |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Cecília Fonseca Pessôa de Andrade Linhares, Renato Vidal Salles, Fabiano Lange |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusiva Educação Física Empatia Formação Continuada. |
topic |
Educação Inclusiva Educação Física Empatia Formação Continuada. |
description |
Durante o II Encontro de Educação Física Escolar do Colégio Pedro II foi oferecida uma oficina sobre inclusão com o objetivo de propor vivências que oportunizassem aos participantes uma experiência diferenciada, tentando deslocar a percepção para um novo olhar, para um diferente viés de observação. A oficina foi composta de quatro etapas: túnel dos sentidos, debate sobre a vivência no túnel e a base teórica sobre inclusão, criação ou seleção de jogos com a inserção de um participante simulando uma característica passível de exclusão e debate final sobre os jogos. Percebemos, ao final da oficina, que a inclusão é um tema atual e que incomoda os profissionais da Educação no cotidiano, que necessita de maiores discussões e de um incremento na formação continuada, pois é vivenciada a todo o momento, principalmente nas aulas de Educação Física Escolar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/635 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/635/541 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 1 n. 1 (2016): ABR/DEZ 2016; 145-161 2525-5916 10.33025/tefe.v1i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178350415872 |