ENTRE DEFICIÊNCIAS E SUPEREFICIÊNCIAS? VIVENCIANDO A INCLUSÃO DAS DIFERENÇAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Cecília Fonseca Pessôa de Andrade
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Linhares, Renato Vidal, Salles, Fabiano Lange
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/635
Resumo: Durante o II Encontro de Educação Física Escolar do Colégio Pedro II foi oferecida uma oficina sobre inclusão com o objetivo de propor vivências que oportunizassem aos participantes uma experiência diferenciada, tentando deslocar a percepção para um novo olhar, para um diferente viés de observação. A oficina foi composta de quatro etapas: túnel dos sentidos, debate sobre a vivência no túnel e a base teórica sobre inclusão, criação ou seleção de jogos com a inserção de um participante simulando uma característica passível de exclusão e debate final sobre os jogos. Percebemos, ao final da oficina, que a inclusão é um tema atual e que incomoda os profissionais da Educação no cotidiano, que necessita de maiores discussões e de um incremento na formação continuada, pois é vivenciada a todo o momento, principalmente nas aulas de Educação Física Escolar.
id CP2-1_6db3ead2a9dc7f3e57c27e46d85dc0fa
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/635
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling ENTRE DEFICIÊNCIAS E SUPEREFICIÊNCIAS? VIVENCIANDO A INCLUSÃO DAS DIFERENÇASEducação InclusivaEducação FísicaEmpatiaFormação Continuada.Durante o II Encontro de Educação Física Escolar do Colégio Pedro II foi oferecida uma oficina sobre inclusão com o objetivo de propor vivências que oportunizassem aos participantes uma experiência diferenciada, tentando deslocar a percepção para um novo olhar, para um diferente viés de observação. A oficina foi composta de quatro etapas: túnel dos sentidos, debate sobre a vivência no túnel e a base teórica sobre inclusão, criação ou seleção de jogos com a inserção de um participante simulando uma característica passível de exclusão e debate final sobre os jogos. Percebemos, ao final da oficina, que a inclusão é um tema atual e que incomoda os profissionais da Educação no cotidiano, que necessita de maiores discussões e de um incremento na formação continuada, pois é vivenciada a todo o momento, principalmente nas aulas de Educação Física Escolar.Imperial Editora do Colégio Pedro II2016-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/635Temas em Educação Física Escolar; v. 1 n. 1 (2016): ABR/DEZ 2016; 145-1612525-591610.33025/tefe.v1i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/635/541Alves, Cecília Fonseca Pessôa de AndradeLinhares, Renato VidalSalles, Fabiano Langeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-15T22:07:38Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/635Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-06-15T22:07:38Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE DEFICIÊNCIAS E SUPEREFICIÊNCIAS? VIVENCIANDO A INCLUSÃO DAS DIFERENÇAS
title ENTRE DEFICIÊNCIAS E SUPEREFICIÊNCIAS? VIVENCIANDO A INCLUSÃO DAS DIFERENÇAS
spellingShingle ENTRE DEFICIÊNCIAS E SUPEREFICIÊNCIAS? VIVENCIANDO A INCLUSÃO DAS DIFERENÇAS
Alves, Cecília Fonseca Pessôa de Andrade
Educação Inclusiva
Educação Física
Empatia
Formação Continuada.
title_short ENTRE DEFICIÊNCIAS E SUPEREFICIÊNCIAS? VIVENCIANDO A INCLUSÃO DAS DIFERENÇAS
title_full ENTRE DEFICIÊNCIAS E SUPEREFICIÊNCIAS? VIVENCIANDO A INCLUSÃO DAS DIFERENÇAS
title_fullStr ENTRE DEFICIÊNCIAS E SUPEREFICIÊNCIAS? VIVENCIANDO A INCLUSÃO DAS DIFERENÇAS
title_full_unstemmed ENTRE DEFICIÊNCIAS E SUPEREFICIÊNCIAS? VIVENCIANDO A INCLUSÃO DAS DIFERENÇAS
title_sort ENTRE DEFICIÊNCIAS E SUPEREFICIÊNCIAS? VIVENCIANDO A INCLUSÃO DAS DIFERENÇAS
author Alves, Cecília Fonseca Pessôa de Andrade
author_facet Alves, Cecília Fonseca Pessôa de Andrade
Linhares, Renato Vidal
Salles, Fabiano Lange
author_role author
author2 Linhares, Renato Vidal
Salles, Fabiano Lange
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Cecília Fonseca Pessôa de Andrade
Linhares, Renato Vidal
Salles, Fabiano Lange
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva
Educação Física
Empatia
Formação Continuada.
topic Educação Inclusiva
Educação Física
Empatia
Formação Continuada.
description Durante o II Encontro de Educação Física Escolar do Colégio Pedro II foi oferecida uma oficina sobre inclusão com o objetivo de propor vivências que oportunizassem aos participantes uma experiência diferenciada, tentando deslocar a percepção para um novo olhar, para um diferente viés de observação. A oficina foi composta de quatro etapas: túnel dos sentidos, debate sobre a vivência no túnel e a base teórica sobre inclusão, criação ou seleção de jogos com a inserção de um participante simulando uma característica passível de exclusão e debate final sobre os jogos. Percebemos, ao final da oficina, que a inclusão é um tema atual e que incomoda os profissionais da Educação no cotidiano, que necessita de maiores discussões e de um incremento na formação continuada, pois é vivenciada a todo o momento, principalmente nas aulas de Educação Física Escolar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/635
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/635/541
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 1 n. 1 (2016): ABR/DEZ 2016; 145-161
2525-5916
10.33025/tefe.v1i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178350415872