Formação continuada de professores de educação física na perspectiva freiriana: diálogos necessários para a inclusão de alunos com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rodrigo Roah
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238200
Resumo: A falta de uma formação específica, em Educação Especial, parece ser a principal dificuldade encontrada pelos(as) professores(as) de Educação Física para inclusão de alunos(as) com deficiência nas aulas. Nesse sentido, objetivou-se dialogar com professores(as) e gestoras de uma comunidade escolar, da cidade de São Bernardo do Campo/SP, sobre a prática pedagógica inclusiva e colaborativamente produzir orientações para a proposição de uma formação continuada para professores de educação física escolar. A partir do conhecimento produzido, foram sugeridas as etapas de sistematização para uma formação continuada dialógica e como estabelecer os conteúdos de uma ação formadora que possibilite a práxis pedagógica inclusiva, a ser proposta para o grupo de professores(as) participantes da Unidade Escolar pesquisada. A pesquisa foi de natureza qualitativa, utilizando o Círculo de Cultura (referencial de Paulo Freire) como método dialógico-investigativo. A partir dele, houve a análise dialógica das falas pela utilização de blocos dialógicos e dos núcleos de significação. Os resultados sobre a compreensão das práticas pedagógicas dos(as) professores(as) participantes evidenciam que todos possuem a preocupação para a efetivação de uma Educação Física de qualidade, que seja agregadora e que permeie os aspectos legais estabelecidos e cobrados para uma Educação Inclusiva, mesmo que suas práticas não coadunem com o que almejam. Como diretrizes propositivas para um processo formativo dialógico, foi perceptível a necessidade de uma nova maneira dos formadores se colocarem no ambiente formativo, de uma maneira aberta e dispostos também a aprenderem com os participantes. Já, a análise dialógica das falas indicam a necessidade de discussão sobre o capacitismo, ensino colaborativo e metodologias ativas. Espera-se uma mudança na prática pedagógica para a inclusão dos(as) alunos(as) com deficiência nas aulas de Educação Física a partir da formação oportunizada. Considera-se que os(as) professores(as) participantes foram capazes de refletir criticamente sobre a sua ação pedagógica, evidenciando fragilidades do sistema que fazem parte e de suas próprias ações no ato da docência. Foram também capazes de trocar experiências exitosas que realizaram, perceber a necessidade de trocas com seus pares para a melhoria de suas práticas, principalmente de ter uma relação mais próxima entre os(as) professores(as) de Educação Física e do AEE.
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A partir do conhecimento produzido, foram sugeridas as etapas de sistematização para uma formação continuada dialógica e como estabelecer os conteúdos de uma ação formadora que possibilite a práxis pedagógica inclusiva, a ser proposta para o grupo de professores(as) participantes da Unidade Escolar pesquisada. A pesquisa foi de natureza qualitativa, utilizando o Círculo de Cultura (referencial de Paulo Freire) como método dialógico-investigativo. A partir dele, houve a análise dialógica das falas pela utilização de blocos dialógicos e dos núcleos de significação. Os resultados sobre a compreensão das práticas pedagógicas dos(as) professores(as) participantes evidenciam que todos possuem a preocupação para a efetivação de uma Educação Física de qualidade, que seja agregadora e que permeie os aspectos legais estabelecidos e cobrados para uma Educação Inclusiva, mesmo que suas práticas não coadunem com o que almejam. Como diretrizes propositivas para um processo formativo dialógico, foi perceptível a necessidade de uma nova maneira dos formadores se colocarem no ambiente formativo, de uma maneira aberta e dispostos também a aprenderem com os participantes. Já, a análise dialógica das falas indicam a necessidade de discussão sobre o capacitismo, ensino colaborativo e metodologias ativas. Espera-se uma mudança na prática pedagógica para a inclusão dos(as) alunos(as) com deficiência nas aulas de Educação Física a partir da formação oportunizada. Considera-se que os(as) professores(as) participantes foram capazes de refletir criticamente sobre a sua ação pedagógica, evidenciando fragilidades do sistema que fazem parte e de suas próprias ações no ato da docência. Foram também capazes de trocar experiências exitosas que realizaram, perceber a necessidade de trocas com seus pares para a melhoria de suas práticas, principalmente de ter uma relação mais próxima entre os(as) professores(as) de Educação Física e do AEE.La falta de formación específica en Educación Especial parece ser la principal dificultad con la que se encuentra el profesorado de Educación Física para incluir en sus clases al alumnado con discapacidad. En ese sentido, el objetivo fue dialogar con profesores y gestores de una comunidad escolar, en el municipio de São Bernardo do Campo/SP, sobre la práctica pedagógica inclusiva y, de forma colaborativa, producir orientaciones para la propuesta de educación permanente para profesores de educación física escolar. A partir del conocimiento producido, se sugirieron las etapas de sistematización para una formación permanente dialógica y cómo establecer los contenidos de una acción formativa que posibilite una praxis pedagógica inclusiva, a ser propuesta al grupo de docentes participantes de la Unidad Escuela buscada. La investigación fue de naturaleza cualitativa, utilizando el Círculo de Cultura (referencia de Paulo Freire) como método dialógico-investigativo. A partir de ella, se hizo un análisis dialógico de los discursos mediante el uso de bloques dialógicos y núcleos de sentido. Los resultados sobre la comprensión de las prácticas pedagógicas de los docentes participantes muestran que todos ellos se preocupan por la realización de una Educación Física de calidad, que sea agregadora y que permee los aspectos legales establecidos y cobrados para una Educación Inclusiva, aunque sus prácticas no son coherentes con lo que pretenden. Como lineamientos propositivos para un proceso formativo dialógico, se percibió la necesidad de una nueva forma de que los formadores se ubiquen en el ambiente formativo, de forma abierta y también dispuesta a aprender con los participantes. Ya, el análisis dialógico de los discursos indica la necesidad de discusión sobre capacitismo, enseñanza colaborativa y metodologías activas. Se espera un cambio en la práctica pedagógica para la inclusión de alumnos con discapacidad en las clases de Educación Física a partir de la formación impartida. Se considera que los docentes participantes pudieron reflexionar críticamente sobre su acción pedagógica, destacando debilidades en el sistema del que forman parte y en sus propias acciones en el acto de enseñar. También fueron capaces de intercambiar experiencias exitosas que habían realizado, percibiendo la necesidad de intercambios con sus pares para mejorar sus prácticas, principalmente para tener una relación más cercana entre los docentes de Educación Física y los de la AEE.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fumes, Neiza de Lourdes FredericoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Rodrigo Roah2022-12-14T19:42:37Z2022-12-14T19:42:37Z2022-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23820033004129069P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-09T06:26:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238200Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:30:24.066117Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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