INVASÕES POÉTICAS NO AMBIENTE ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Rosa Maria Noronha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2082
Resumo: Este relato de experiências pretende apresentar um projeto de leitura compartilhada que teve início a partir da necessidade de dinamizar a poesia entre os alunos, em especial, e também junto à comunidade escolar da rede pública municipal carioca. Pontuamos que a poesia é um gênero literário pouco ou indevidamente explorado nos currículos escolares, talvez por oferecer uma variedade semântica que escapa às avaliações pautadas em regras ortográficas ou gramaticais. O projeto, intitulado Invasões Poéticas, foi construído a partir das características principais que o constituem, quais sejam: a escolha do nome, subvertendo o significado normalmente utilizado pela comunidade escolar para a palavra invadir;  a escolha do modus operandi, que se contrapõe a valorização da rotina nos espaços e práticas escolares e se utiliza da surpresa e da ludicidade e, conforme justificado, a escolha da poesia como gênero literário, que pode oferecer uma multiplicidade de sentidos e ritmos. São apresentados os resultados do projeto, a partir de avaliações informais e de desdobramentos posteriores.      
id CP2-1_6ef405312d5426a8c8892705b4d7d340
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2082
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling INVASÕES POÉTICAS NO AMBIENTE ESCOLARPoesiaLeituraLiteraturaEscolaEducação.Este relato de experiências pretende apresentar um projeto de leitura compartilhada que teve início a partir da necessidade de dinamizar a poesia entre os alunos, em especial, e também junto à comunidade escolar da rede pública municipal carioca. Pontuamos que a poesia é um gênero literário pouco ou indevidamente explorado nos currículos escolares, talvez por oferecer uma variedade semântica que escapa às avaliações pautadas em regras ortográficas ou gramaticais. O projeto, intitulado Invasões Poéticas, foi construído a partir das características principais que o constituem, quais sejam: a escolha do nome, subvertendo o significado normalmente utilizado pela comunidade escolar para a palavra invadir;  a escolha do modus operandi, que se contrapõe a valorização da rotina nos espaços e práticas escolares e se utiliza da surpresa e da ludicidade e, conforme justificado, a escolha da poesia como gênero literário, que pode oferecer uma multiplicidade de sentidos e ritmos. São apresentados os resultados do projeto, a partir de avaliações informais e de desdobramentos posteriores.      Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2082Cadernos de Educação Básica; v. 3 n. 2 (2018); 77-822525-28792525-287910.33025/ceb.v3i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2082/1405Dias, Rosa Maria Noronhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:13:58Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2082Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:13:58Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv INVASÕES POÉTICAS NO AMBIENTE ESCOLAR
title INVASÕES POÉTICAS NO AMBIENTE ESCOLAR
spellingShingle INVASÕES POÉTICAS NO AMBIENTE ESCOLAR
Dias, Rosa Maria Noronha
Poesia
Leitura
Literatura
Escola
Educação.
title_short INVASÕES POÉTICAS NO AMBIENTE ESCOLAR
title_full INVASÕES POÉTICAS NO AMBIENTE ESCOLAR
title_fullStr INVASÕES POÉTICAS NO AMBIENTE ESCOLAR
title_full_unstemmed INVASÕES POÉTICAS NO AMBIENTE ESCOLAR
title_sort INVASÕES POÉTICAS NO AMBIENTE ESCOLAR
author Dias, Rosa Maria Noronha
author_facet Dias, Rosa Maria Noronha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Rosa Maria Noronha
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia
Leitura
Literatura
Escola
Educação.
topic Poesia
Leitura
Literatura
Escola
Educação.
description Este relato de experiências pretende apresentar um projeto de leitura compartilhada que teve início a partir da necessidade de dinamizar a poesia entre os alunos, em especial, e também junto à comunidade escolar da rede pública municipal carioca. Pontuamos que a poesia é um gênero literário pouco ou indevidamente explorado nos currículos escolares, talvez por oferecer uma variedade semântica que escapa às avaliações pautadas em regras ortográficas ou gramaticais. O projeto, intitulado Invasões Poéticas, foi construído a partir das características principais que o constituem, quais sejam: a escolha do nome, subvertendo o significado normalmente utilizado pela comunidade escolar para a palavra invadir;  a escolha do modus operandi, que se contrapõe a valorização da rotina nos espaços e práticas escolares e se utiliza da surpresa e da ludicidade e, conforme justificado, a escolha da poesia como gênero literário, que pode oferecer uma multiplicidade de sentidos e ritmos. São apresentados os resultados do projeto, a partir de avaliações informais e de desdobramentos posteriores.      
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2082
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2082/1405
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 3 n. 2 (2018); 77-82
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v3i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180203249664