EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A BUSCA POR JUSTIÇA CURRICULAR A PARTIR DAS DIFERENTES LINGUAGENS SOBRE AS PRÁTICAS CORPORAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3656 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho foi analisar uma experiência educativa realizada nas aulas de Educação Física no Ensino Médio integrado do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), na perspectiva de defender uma visão epistemológica da função social do componente curricular na Educação Básica. O projeto político-pedagógico foi realizado com duas turmas do 1º ano dos cursos técnicos em Administração e Informática integrados ao Ensino Médio de um campus do IFSP. Defendemos que a função social das aulas de Educação Física é possibilitar que os(as) jovens realizem uma leitura de mundo densa sobre as práticas corporais a partir de diferentes linguagens, tomando consciência da sua realidade e ampliando o seu pensamento crítico. |
id |
CP2-1_6fa97af917787a010fc9c9be14e8ea8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3656 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A BUSCA POR JUSTIÇA CURRICULAR A PARTIR DAS DIFERENTES LINGUAGENS SOBRE AS PRÁTICAS CORPORAISEducação Física EscolarEnsino Médio IntegradoPensamento CríticoPráticas Corporais.O objetivo desse trabalho foi analisar uma experiência educativa realizada nas aulas de Educação Física no Ensino Médio integrado do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), na perspectiva de defender uma visão epistemológica da função social do componente curricular na Educação Básica. O projeto político-pedagógico foi realizado com duas turmas do 1º ano dos cursos técnicos em Administração e Informática integrados ao Ensino Médio de um campus do IFSP. Defendemos que a função social das aulas de Educação Física é possibilitar que os(as) jovens realizem uma leitura de mundo densa sobre as práticas corporais a partir de diferentes linguagens, tomando consciência da sua realidade e ampliando o seu pensamento crítico.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3656Temas em Educação Física Escolar; v. 7 (2022): JAN/DEZ Publicação contínua; 1-212525-591610.33025/tefe.v7i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3656/pdf_61Maldonado, Daniel TeixeiraVelloso, Livia Roberta da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-03T23:04:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3656Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-04-03T23:04:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A BUSCA POR JUSTIÇA CURRICULAR A PARTIR DAS DIFERENTES LINGUAGENS SOBRE AS PRÁTICAS CORPORAIS |
title |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A BUSCA POR JUSTIÇA CURRICULAR A PARTIR DAS DIFERENTES LINGUAGENS SOBRE AS PRÁTICAS CORPORAIS |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A BUSCA POR JUSTIÇA CURRICULAR A PARTIR DAS DIFERENTES LINGUAGENS SOBRE AS PRÁTICAS CORPORAIS Maldonado, Daniel Teixeira Educação Física Escolar Ensino Médio Integrado Pensamento Crítico Práticas Corporais. |
title_short |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A BUSCA POR JUSTIÇA CURRICULAR A PARTIR DAS DIFERENTES LINGUAGENS SOBRE AS PRÁTICAS CORPORAIS |
title_full |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A BUSCA POR JUSTIÇA CURRICULAR A PARTIR DAS DIFERENTES LINGUAGENS SOBRE AS PRÁTICAS CORPORAIS |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A BUSCA POR JUSTIÇA CURRICULAR A PARTIR DAS DIFERENTES LINGUAGENS SOBRE AS PRÁTICAS CORPORAIS |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A BUSCA POR JUSTIÇA CURRICULAR A PARTIR DAS DIFERENTES LINGUAGENS SOBRE AS PRÁTICAS CORPORAIS |
title_sort |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A BUSCA POR JUSTIÇA CURRICULAR A PARTIR DAS DIFERENTES LINGUAGENS SOBRE AS PRÁTICAS CORPORAIS |
author |
Maldonado, Daniel Teixeira |
author_facet |
Maldonado, Daniel Teixeira Velloso, Livia Roberta da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Velloso, Livia Roberta da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maldonado, Daniel Teixeira Velloso, Livia Roberta da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Escolar Ensino Médio Integrado Pensamento Crítico Práticas Corporais. |
topic |
Educação Física Escolar Ensino Médio Integrado Pensamento Crítico Práticas Corporais. |
description |
O objetivo desse trabalho foi analisar uma experiência educativa realizada nas aulas de Educação Física no Ensino Médio integrado do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), na perspectiva de defender uma visão epistemológica da função social do componente curricular na Educação Básica. O projeto político-pedagógico foi realizado com duas turmas do 1º ano dos cursos técnicos em Administração e Informática integrados ao Ensino Médio de um campus do IFSP. Defendemos que a função social das aulas de Educação Física é possibilitar que os(as) jovens realizem uma leitura de mundo densa sobre as práticas corporais a partir de diferentes linguagens, tomando consciência da sua realidade e ampliando o seu pensamento crítico. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3656 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3656/pdf_61 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 7 (2022): JAN/DEZ Publicação contínua; 1-21 2525-5916 10.33025/tefe.v7i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178907209728 |