EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A BUSCA POR JUSTIÇA CURRICULAR A PARTIR DAS DIFERENTES LINGUAGENS SOBRE AS PRÁTICAS CORPORAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maldonado, Daniel Teixeira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Velloso, Livia Roberta da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3656
Resumo: O objetivo desse trabalho foi analisar uma experiência educativa realizada nas aulas de Educação Física no Ensino Médio integrado do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), na perspectiva de defender uma visão epistemológica da função social do componente curricular na Educação Básica. O projeto político-pedagógico foi realizado com duas turmas do 1º ano dos cursos técnicos em Administração e Informática integrados ao Ensino Médio de um campus do IFSP. Defendemos que a função social das aulas de Educação Física é possibilitar que os(as) jovens realizem uma leitura de mundo densa sobre as práticas corporais a partir de diferentes linguagens, tomando consciência da sua realidade e ampliando o seu pensamento crítico.
id CP2-1_6fa97af917787a010fc9c9be14e8ea8b
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3656
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A BUSCA POR JUSTIÇA CURRICULAR A PARTIR DAS DIFERENTES LINGUAGENS SOBRE AS PRÁTICAS CORPORAISEducação Física EscolarEnsino Médio IntegradoPensamento CríticoPráticas Corporais.O objetivo desse trabalho foi analisar uma experiência educativa realizada nas aulas de Educação Física no Ensino Médio integrado do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), na perspectiva de defender uma visão epistemológica da função social do componente curricular na Educação Básica. O projeto político-pedagógico foi realizado com duas turmas do 1º ano dos cursos técnicos em Administração e Informática integrados ao Ensino Médio de um campus do IFSP. Defendemos que a função social das aulas de Educação Física é possibilitar que os(as) jovens realizem uma leitura de mundo densa sobre as práticas corporais a partir de diferentes linguagens, tomando consciência da sua realidade e ampliando o seu pensamento crítico.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3656Temas em Educação Física Escolar; v. 7 (2022): JAN/DEZ Publicação contínua; 1-212525-591610.33025/tefe.v7i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3656/pdf_61Maldonado, Daniel TeixeiraVelloso, Livia Roberta da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-03T23:04:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3656Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-04-03T23:04:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A BUSCA POR JUSTIÇA CURRICULAR A PARTIR DAS DIFERENTES LINGUAGENS SOBRE AS PRÁTICAS CORPORAIS
title EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A BUSCA POR JUSTIÇA CURRICULAR A PARTIR DAS DIFERENTES LINGUAGENS SOBRE AS PRÁTICAS CORPORAIS
spellingShingle EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A BUSCA POR JUSTIÇA CURRICULAR A PARTIR DAS DIFERENTES LINGUAGENS SOBRE AS PRÁTICAS CORPORAIS
Maldonado, Daniel Teixeira
Educação Física Escolar
Ensino Médio Integrado
Pensamento Crítico
Práticas Corporais.
title_short EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A BUSCA POR JUSTIÇA CURRICULAR A PARTIR DAS DIFERENTES LINGUAGENS SOBRE AS PRÁTICAS CORPORAIS
title_full EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A BUSCA POR JUSTIÇA CURRICULAR A PARTIR DAS DIFERENTES LINGUAGENS SOBRE AS PRÁTICAS CORPORAIS
title_fullStr EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A BUSCA POR JUSTIÇA CURRICULAR A PARTIR DAS DIFERENTES LINGUAGENS SOBRE AS PRÁTICAS CORPORAIS
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A BUSCA POR JUSTIÇA CURRICULAR A PARTIR DAS DIFERENTES LINGUAGENS SOBRE AS PRÁTICAS CORPORAIS
title_sort EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A BUSCA POR JUSTIÇA CURRICULAR A PARTIR DAS DIFERENTES LINGUAGENS SOBRE AS PRÁTICAS CORPORAIS
author Maldonado, Daniel Teixeira
author_facet Maldonado, Daniel Teixeira
Velloso, Livia Roberta da Silva
author_role author
author2 Velloso, Livia Roberta da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maldonado, Daniel Teixeira
Velloso, Livia Roberta da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física Escolar
Ensino Médio Integrado
Pensamento Crítico
Práticas Corporais.
topic Educação Física Escolar
Ensino Médio Integrado
Pensamento Crítico
Práticas Corporais.
description O objetivo desse trabalho foi analisar uma experiência educativa realizada nas aulas de Educação Física no Ensino Médio integrado do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), na perspectiva de defender uma visão epistemológica da função social do componente curricular na Educação Básica. O projeto político-pedagógico foi realizado com duas turmas do 1º ano dos cursos técnicos em Administração e Informática integrados ao Ensino Médio de um campus do IFSP. Defendemos que a função social das aulas de Educação Física é possibilitar que os(as) jovens realizem uma leitura de mundo densa sobre as práticas corporais a partir de diferentes linguagens, tomando consciência da sua realidade e ampliando o seu pensamento crítico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3656
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3656/pdf_61
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 7 (2022): JAN/DEZ Publicação contínua; 1-21
2525-5916
10.33025/tefe.v7i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178907209728