Currículo integrado e práticas de ensino integradas no IFNMG – Campus Almenara
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13613 |
Resumo: | Esta pesquisa é o resultado parcial da dissertação de Mestrado em Educação e tem como objetivo compreender, por meio dos discursos dos sujeitos – professores atuantes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFNMG - Campus Almenara – o sentido do sintagma “integração” e as práticas de ensino ditas “integradas”. A pesquisa possui um delineamento teórico-metodológico de abordagem qualitativa, utilizam-se como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, fundadas nos pressupostos da Análise do Discurso. A hipótese aventada é de que os sentidos e práticas do ensino médio integrado se distanciam da proposta apregoada pela literatura. A partir dos enunciados, observa-se que o termo integração é polissêmico e suas práticas formativas são abrangentes e possibilitam diversas abordagens de ensino que integrem as áreas do conhecimento. Entretanto, a pesquisa constata que, no fazer pedagógico, predominam práticas pontuais de ensino baseadas na pedagogia de projetos e não a efetivação cotidiana de um currículo integrado propriamente dito. |
id |
UFS-3_b912a22f51267e4eef2b0805016c9537 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13613 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo integrado e práticas de ensino integradas no IFNMG – Campus AlmenaraEnsino médio integrado. Currículo Integrado. Práticas de ensino integradas.Esta pesquisa é o resultado parcial da dissertação de Mestrado em Educação e tem como objetivo compreender, por meio dos discursos dos sujeitos – professores atuantes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFNMG - Campus Almenara – o sentido do sintagma “integração” e as práticas de ensino ditas “integradas”. A pesquisa possui um delineamento teórico-metodológico de abordagem qualitativa, utilizam-se como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, fundadas nos pressupostos da Análise do Discurso. A hipótese aventada é de que os sentidos e práticas do ensino médio integrado se distanciam da proposta apregoada pela literatura. A partir dos enunciados, observa-se que o termo integração é polissêmico e suas práticas formativas são abrangentes e possibilitam diversas abordagens de ensino que integrem as áreas do conhecimento. Entretanto, a pesquisa constata que, no fazer pedagógico, predominam práticas pontuais de ensino baseadas na pedagogia de projetos e não a efetivação cotidiana de um currículo integrado propriamente dito.Revista Tempos e Espaços em Educação2021-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1361310.20952/revtee.v13i32.13613Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-24Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-24Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-24Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-242358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13613/11418Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Ronivaldo FerreiraMarques, Welisson2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13613Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo integrado e práticas de ensino integradas no IFNMG – Campus Almenara |
title |
Currículo integrado e práticas de ensino integradas no IFNMG – Campus Almenara |
spellingShingle |
Currículo integrado e práticas de ensino integradas no IFNMG – Campus Almenara Mendes, Ronivaldo Ferreira Ensino médio integrado. Currículo Integrado. Práticas de ensino integradas. |
title_short |
Currículo integrado e práticas de ensino integradas no IFNMG – Campus Almenara |
title_full |
Currículo integrado e práticas de ensino integradas no IFNMG – Campus Almenara |
title_fullStr |
Currículo integrado e práticas de ensino integradas no IFNMG – Campus Almenara |
title_full_unstemmed |
Currículo integrado e práticas de ensino integradas no IFNMG – Campus Almenara |
title_sort |
Currículo integrado e práticas de ensino integradas no IFNMG – Campus Almenara |
author |
Mendes, Ronivaldo Ferreira |
author_facet |
Mendes, Ronivaldo Ferreira Marques, Welisson |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Welisson |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Ronivaldo Ferreira Marques, Welisson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio integrado. Currículo Integrado. Práticas de ensino integradas. |
topic |
Ensino médio integrado. Currículo Integrado. Práticas de ensino integradas. |
description |
Esta pesquisa é o resultado parcial da dissertação de Mestrado em Educação e tem como objetivo compreender, por meio dos discursos dos sujeitos – professores atuantes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFNMG - Campus Almenara – o sentido do sintagma “integração” e as práticas de ensino ditas “integradas”. A pesquisa possui um delineamento teórico-metodológico de abordagem qualitativa, utilizam-se como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, fundadas nos pressupostos da Análise do Discurso. A hipótese aventada é de que os sentidos e práticas do ensino médio integrado se distanciam da proposta apregoada pela literatura. A partir dos enunciados, observa-se que o termo integração é polissêmico e suas práticas formativas são abrangentes e possibilitam diversas abordagens de ensino que integrem as áreas do conhecimento. Entretanto, a pesquisa constata que, no fazer pedagógico, predominam práticas pontuais de ensino baseadas na pedagogia de projetos e não a efetivação cotidiana de um currículo integrado propriamente dito. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13613 10.20952/revtee.v13i32.13613 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13613 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v13i32.13613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13613/11418 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-24 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-24 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-24 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-24 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875182883504128 |