Currículo integrado e práticas de ensino integradas no IFNMG – Campus Almenara

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Ronivaldo Ferreira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Marques, Welisson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13613
Resumo: Esta pesquisa é o resultado parcial da dissertação de Mestrado em Educação e tem como objetivo compreender, por meio dos discursos dos sujeitos – professores atuantes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFNMG - Campus Almenara – o sentido do sintagma “integração” e as práticas de ensino ditas “integradas”. A pesquisa possui um delineamento teórico-metodológico de abordagem qualitativa, utilizam-se como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, fundadas nos pressupostos da Análise do Discurso. A hipótese aventada é de que os sentidos e práticas do ensino médio integrado se distanciam da proposta apregoada pela literatura. A partir dos enunciados, observa-se que o termo integração é polissêmico e suas práticas formativas são abrangentes e possibilitam diversas abordagens de ensino que integrem as áreas do conhecimento. Entretanto, a pesquisa constata que, no fazer pedagógico, predominam práticas pontuais de ensino baseadas na pedagogia de projetos e não a efetivação cotidiana de um currículo integrado propriamente dito.
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spelling Currículo integrado e práticas de ensino integradas no IFNMG – Campus AlmenaraEnsino médio integrado. Currículo Integrado. Práticas de ensino integradas.Esta pesquisa é o resultado parcial da dissertação de Mestrado em Educação e tem como objetivo compreender, por meio dos discursos dos sujeitos – professores atuantes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFNMG - Campus Almenara – o sentido do sintagma “integração” e as práticas de ensino ditas “integradas”. A pesquisa possui um delineamento teórico-metodológico de abordagem qualitativa, utilizam-se como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, fundadas nos pressupostos da Análise do Discurso. A hipótese aventada é de que os sentidos e práticas do ensino médio integrado se distanciam da proposta apregoada pela literatura. A partir dos enunciados, observa-se que o termo integração é polissêmico e suas práticas formativas são abrangentes e possibilitam diversas abordagens de ensino que integrem as áreas do conhecimento. Entretanto, a pesquisa constata que, no fazer pedagógico, predominam práticas pontuais de ensino baseadas na pedagogia de projetos e não a efetivação cotidiana de um currículo integrado propriamente dito.Revista Tempos e Espaços em Educação2021-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1361310.20952/revtee.v13i32.13613Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-24Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-24Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-24Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-242358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13613/11418Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Ronivaldo FerreiraMarques, Welisson2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13613Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
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