DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DA EJA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Danielle Sobral Porto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Amorim, Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3051
Resumo: Este artigo faz uma reflexão sobre quem são os sujeitos da EJA na contemporaneidade e os desafios enfrentados pelos alunos dentro da escola. Por isso, esta investigação traz como problema: qual é o perfil do educando da EJA na atualidade e quais são os desafios por eles enfrentam nas salas de aula de nossas escolas? Tem como objetivo geral identificar quem são os educandos da EJA na contemporaneidade e traçar os principais desafios que os alunos enfrentam no processo de ensino-aprendizagem, dentro das escolas. Os procedimentos metodológicos adotados apontam para a realização de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com o dispositivo estratégico da pesquisa participante. Os resultados obtidos foram os seguintes: percebemos que o perfil dos estudantes está pautado pela busca de seus direitos; entendem que este retorno é um recomeço muito importante para a vida; são destacadas as possibilidades para fortalecer as demandas dentro e fora da escola, para torná-los sujeitos de conhecimento e de construção do seu próprio futuro.
id CP2-1_76fe8957c38dbf134c53077a4abcca0f
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3051
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DA EJA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEAEste artigo faz uma reflexão sobre quem são os sujeitos da EJA na contemporaneidade e os desafios enfrentados pelos alunos dentro da escola. Por isso, esta investigação traz como problema: qual é o perfil do educando da EJA na atualidade e quais são os desafios por eles enfrentam nas salas de aula de nossas escolas? Tem como objetivo geral identificar quem são os educandos da EJA na contemporaneidade e traçar os principais desafios que os alunos enfrentam no processo de ensino-aprendizagem, dentro das escolas. Os procedimentos metodológicos adotados apontam para a realização de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com o dispositivo estratégico da pesquisa participante. Os resultados obtidos foram os seguintes: percebemos que o perfil dos estudantes está pautado pela busca de seus direitos; entendem que este retorno é um recomeço muito importante para a vida; são destacadas as possibilidades para fortalecer as demandas dentro e fora da escola, para torná-los sujeitos de conhecimento e de construção do seu próprio futuro.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3051Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 3 (2020); 25-442525-28792525-287910.33025/ceb.v5i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3051/1900Costa, Danielle Sobral PortoAmorim, Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-12T15:27:36Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3051Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-02-12T15:27:36Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DA EJA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
title DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DA EJA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
spellingShingle DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DA EJA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
Costa, Danielle Sobral Porto
title_short DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DA EJA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
title_full DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DA EJA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
title_fullStr DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DA EJA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
title_full_unstemmed DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DA EJA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
title_sort DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DA EJA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
author Costa, Danielle Sobral Porto
author_facet Costa, Danielle Sobral Porto
Amorim, Antonio
author_role author
author2 Amorim, Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Danielle Sobral Porto
Amorim, Antonio
description Este artigo faz uma reflexão sobre quem são os sujeitos da EJA na contemporaneidade e os desafios enfrentados pelos alunos dentro da escola. Por isso, esta investigação traz como problema: qual é o perfil do educando da EJA na atualidade e quais são os desafios por eles enfrentam nas salas de aula de nossas escolas? Tem como objetivo geral identificar quem são os educandos da EJA na contemporaneidade e traçar os principais desafios que os alunos enfrentam no processo de ensino-aprendizagem, dentro das escolas. Os procedimentos metodológicos adotados apontam para a realização de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com o dispositivo estratégico da pesquisa participante. Os resultados obtidos foram os seguintes: percebemos que o perfil dos estudantes está pautado pela busca de seus direitos; entendem que este retorno é um recomeço muito importante para a vida; são destacadas as possibilidades para fortalecer as demandas dentro e fora da escola, para torná-los sujeitos de conhecimento e de construção do seu próprio futuro.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3051
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3051/1900
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 3 (2020); 25-44
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v5i3
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180609048576