Os sentidos da escola para os alunos da EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobotyk, Luciene Borba
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35725
Resumo: O presente trabalho apresenta relatos e análises de questões levantadas durante o estágio curricular com alunos adultos, e aprofundados no processo de pesquisa, a fim de identificar os sentidos da escola para estes sujeitos. Esse estudo se funda nas atividades pedagógicas desencadeadas pelo projeto pedagógico, elaborado para o estágio e desenvolvido em uma turma de EJA – Educação de Jovens e Adultos – da rede municipal de Porto Alegre. Utilizo, como base teórica para as análises, as idéias de Paulo Freire, o construtivismo e os princípios da Educação Popular. Busco compreender como a escola, enquanto espaço pedagógico, e o trabalho nela desenvolvido promovem transformações na vida dos sujeitos da EJA, promovendo sentidos do “estar” na escola. Nessa perspectiva, analiso a possibilidade da constituição de novos sentidos que promovam os sujeitos da EJA a protagonistas de seus processos de aprendizagem. Para tanto, as práticas pedagógicas devem proporcionar a desacomodação de uma posição passiva, que muitas vezes ocupam, para uma posição em que se percebam parte integrante e importante da sua comunidade e da sociedade em geral. Considero que a prática pedagógica durante o estágio, utilizando como ferramenta primeira a metodologia dialógica, proporcionou trocas de experiências entre os participantes do grupo que permitiram o reconhecimento e a qualificação dos saberes cotidianos, a apropriação de novos saberes sistematizados, e a configuração de outro lugar social para os alunos da EJA.
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