Os sentidos da escola para os alunos da EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35725 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta relatos e análises de questões levantadas durante o estágio curricular com alunos adultos, e aprofundados no processo de pesquisa, a fim de identificar os sentidos da escola para estes sujeitos. Esse estudo se funda nas atividades pedagógicas desencadeadas pelo projeto pedagógico, elaborado para o estágio e desenvolvido em uma turma de EJA – Educação de Jovens e Adultos – da rede municipal de Porto Alegre. Utilizo, como base teórica para as análises, as idéias de Paulo Freire, o construtivismo e os princípios da Educação Popular. Busco compreender como a escola, enquanto espaço pedagógico, e o trabalho nela desenvolvido promovem transformações na vida dos sujeitos da EJA, promovendo sentidos do “estar” na escola. Nessa perspectiva, analiso a possibilidade da constituição de novos sentidos que promovam os sujeitos da EJA a protagonistas de seus processos de aprendizagem. Para tanto, as práticas pedagógicas devem proporcionar a desacomodação de uma posição passiva, que muitas vezes ocupam, para uma posição em que se percebam parte integrante e importante da sua comunidade e da sociedade em geral. Considero que a prática pedagógica durante o estágio, utilizando como ferramenta primeira a metodologia dialógica, proporcionou trocas de experiências entre os participantes do grupo que permitiram o reconhecimento e a qualificação dos saberes cotidianos, a apropriação de novos saberes sistematizados, e a configuração de outro lugar social para os alunos da EJA. |
id |
UFRGS-2_501a52d6966fb56c3f128ebe76eef272 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35725 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobotyk, Luciene BorbaComerlato, Denise Maria2011-12-20T01:19:41Z2010http://hdl.handle.net/10183/35725000795189O presente trabalho apresenta relatos e análises de questões levantadas durante o estágio curricular com alunos adultos, e aprofundados no processo de pesquisa, a fim de identificar os sentidos da escola para estes sujeitos. Esse estudo se funda nas atividades pedagógicas desencadeadas pelo projeto pedagógico, elaborado para o estágio e desenvolvido em uma turma de EJA – Educação de Jovens e Adultos – da rede municipal de Porto Alegre. Utilizo, como base teórica para as análises, as idéias de Paulo Freire, o construtivismo e os princípios da Educação Popular. Busco compreender como a escola, enquanto espaço pedagógico, e o trabalho nela desenvolvido promovem transformações na vida dos sujeitos da EJA, promovendo sentidos do “estar” na escola. Nessa perspectiva, analiso a possibilidade da constituição de novos sentidos que promovam os sujeitos da EJA a protagonistas de seus processos de aprendizagem. Para tanto, as práticas pedagógicas devem proporcionar a desacomodação de uma posição passiva, que muitas vezes ocupam, para uma posição em que se percebam parte integrante e importante da sua comunidade e da sociedade em geral. Considero que a prática pedagógica durante o estágio, utilizando como ferramenta primeira a metodologia dialógica, proporcionou trocas de experiências entre os participantes do grupo que permitiram o reconhecimento e a qualificação dos saberes cotidianos, a apropriação de novos saberes sistematizados, e a configuração de outro lugar social para os alunos da EJA.application/pdfporEducação de jovens e adultosExclusão socialProtagonismoOs sentidos da escola para os alunos da EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000795189.pdf.txt000795189.pdf.txtExtracted Texttext/plain70387http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35725/2/000795189.pdf.txt3e5c7d5c6d0407a79cbed65e4f2aac47MD52ORIGINAL000795189.pdf000795189.pdfTexto completoapplication/pdf219772http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35725/1/000795189.pdfcae72891e1d7c9bdfe6ac609faafab8eMD51THUMBNAIL000795189.pdf.jpg000795189.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35725/3/000795189.pdf.jpgd5bff972553470f267c60a7b65259094MD5310183/357252018-10-08 09:33:02.361oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35725Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:33:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os sentidos da escola para os alunos da EJA |
title |
Os sentidos da escola para os alunos da EJA |
spellingShingle |
Os sentidos da escola para os alunos da EJA Sobotyk, Luciene Borba Educação de jovens e adultos Exclusão social Protagonismo |
title_short |
Os sentidos da escola para os alunos da EJA |
title_full |
Os sentidos da escola para os alunos da EJA |
title_fullStr |
Os sentidos da escola para os alunos da EJA |
title_full_unstemmed |
Os sentidos da escola para os alunos da EJA |
title_sort |
Os sentidos da escola para os alunos da EJA |
author |
Sobotyk, Luciene Borba |
author_facet |
Sobotyk, Luciene Borba |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sobotyk, Luciene Borba |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Comerlato, Denise Maria |
contributor_str_mv |
Comerlato, Denise Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Exclusão social Protagonismo |
topic |
Educação de jovens e adultos Exclusão social Protagonismo |
description |
O presente trabalho apresenta relatos e análises de questões levantadas durante o estágio curricular com alunos adultos, e aprofundados no processo de pesquisa, a fim de identificar os sentidos da escola para estes sujeitos. Esse estudo se funda nas atividades pedagógicas desencadeadas pelo projeto pedagógico, elaborado para o estágio e desenvolvido em uma turma de EJA – Educação de Jovens e Adultos – da rede municipal de Porto Alegre. Utilizo, como base teórica para as análises, as idéias de Paulo Freire, o construtivismo e os princípios da Educação Popular. Busco compreender como a escola, enquanto espaço pedagógico, e o trabalho nela desenvolvido promovem transformações na vida dos sujeitos da EJA, promovendo sentidos do “estar” na escola. Nessa perspectiva, analiso a possibilidade da constituição de novos sentidos que promovam os sujeitos da EJA a protagonistas de seus processos de aprendizagem. Para tanto, as práticas pedagógicas devem proporcionar a desacomodação de uma posição passiva, que muitas vezes ocupam, para uma posição em que se percebam parte integrante e importante da sua comunidade e da sociedade em geral. Considero que a prática pedagógica durante o estágio, utilizando como ferramenta primeira a metodologia dialógica, proporcionou trocas de experiências entre os participantes do grupo que permitiram o reconhecimento e a qualificação dos saberes cotidianos, a apropriação de novos saberes sistematizados, e a configuração de outro lugar social para os alunos da EJA. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-20T01:19:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35725 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000795189 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35725 |
identifier_str_mv |
000795189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35725/2/000795189.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35725/1/000795189.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35725/3/000795189.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3e5c7d5c6d0407a79cbed65e4f2aac47 cae72891e1d7c9bdfe6ac609faafab8e d5bff972553470f267c60a7b65259094 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224419199156224 |