O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E O MULTICULTURALISMO: UM CAMINHO POSSÍVEL?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/638 |
Resumo: | O presente estudo aborda o multiculturalismo no currículo da Educação Física do Colégio Pedro II, campus São Cristóvão I. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso. O objetivo foi analisar o conhecimento e propostas de trabalho dos professores de Educação Física sobre o multiculturalismo, partindo do tema transversal: pluralidade cultural. Constatamos que os professores não tinham um conhecimento do multiculturalismo de forma acadêmica e sim intuitiva, mesmo assim, percebemos que havia uma aproximação tênue entre o multiculturalismo liberal de esquerda e o crítico de resistência, conceituados por McLaren (1995). Os professores buscavam dar voz aos alunos, buscavam ampliar o leque de conhecimento valorizando e respeitando os conhecimentos culturais trazidos por eles. |
id |
CP2-1_777dc7bc8274282970f3dfa86530135c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/638 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E O MULTICULTURALISMO: UM CAMINHO POSSÍVEL?Pluralidade culturalMulticulturalismoCurrículo.O presente estudo aborda o multiculturalismo no currículo da Educação Física do Colégio Pedro II, campus São Cristóvão I. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso. O objetivo foi analisar o conhecimento e propostas de trabalho dos professores de Educação Física sobre o multiculturalismo, partindo do tema transversal: pluralidade cultural. Constatamos que os professores não tinham um conhecimento do multiculturalismo de forma acadêmica e sim intuitiva, mesmo assim, percebemos que havia uma aproximação tênue entre o multiculturalismo liberal de esquerda e o crítico de resistência, conceituados por McLaren (1995). Os professores buscavam dar voz aos alunos, buscavam ampliar o leque de conhecimento valorizando e respeitando os conhecimentos culturais trazidos por eles.Imperial Editora do Colégio Pedro II2016-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/638Temas em Educação Física Escolar; v. 1 n. 1 (2016): ABR/DEZ 2016; 72-912525-591610.33025/tefe.v1i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/638/543Azevedo, Ivone Ouverney Santos deOsborne, Renatainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-15T22:07:38Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/638Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-06-15T22:07:38Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E O MULTICULTURALISMO: UM CAMINHO POSSÍVEL? |
title |
O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E O MULTICULTURALISMO: UM CAMINHO POSSÍVEL? |
spellingShingle |
O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E O MULTICULTURALISMO: UM CAMINHO POSSÍVEL? Azevedo, Ivone Ouverney Santos de Pluralidade cultural Multiculturalismo Currículo. |
title_short |
O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E O MULTICULTURALISMO: UM CAMINHO POSSÍVEL? |
title_full |
O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E O MULTICULTURALISMO: UM CAMINHO POSSÍVEL? |
title_fullStr |
O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E O MULTICULTURALISMO: UM CAMINHO POSSÍVEL? |
title_full_unstemmed |
O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E O MULTICULTURALISMO: UM CAMINHO POSSÍVEL? |
title_sort |
O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E O MULTICULTURALISMO: UM CAMINHO POSSÍVEL? |
author |
Azevedo, Ivone Ouverney Santos de |
author_facet |
Azevedo, Ivone Ouverney Santos de Osborne, Renata |
author_role |
author |
author2 |
Osborne, Renata |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Ivone Ouverney Santos de Osborne, Renata |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pluralidade cultural Multiculturalismo Currículo. |
topic |
Pluralidade cultural Multiculturalismo Currículo. |
description |
O presente estudo aborda o multiculturalismo no currículo da Educação Física do Colégio Pedro II, campus São Cristóvão I. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso. O objetivo foi analisar o conhecimento e propostas de trabalho dos professores de Educação Física sobre o multiculturalismo, partindo do tema transversal: pluralidade cultural. Constatamos que os professores não tinham um conhecimento do multiculturalismo de forma acadêmica e sim intuitiva, mesmo assim, percebemos que havia uma aproximação tênue entre o multiculturalismo liberal de esquerda e o crítico de resistência, conceituados por McLaren (1995). Os professores buscavam dar voz aos alunos, buscavam ampliar o leque de conhecimento valorizando e respeitando os conhecimentos culturais trazidos por eles. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Empírica de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/638 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/638 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/638/543 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 1 n. 1 (2016): ABR/DEZ 2016; 72-91 2525-5916 10.33025/tefe.v1i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178353561600 |