O ser professor em tempos de pandemia: o ensino e as múltiplas trajetórias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2539 |
Resumo: | O texto apresenta uma discussão e reflexão sobre como a pandemia mundial causada pela COVID-19 desde o final de 2019 e no Brasil, principalmente, desde o primeiro trimestre de 2020, transformou radicalmente a vida cotidiana. Como forma de evitar aglomerações e conter assim, o espalhamento do vírus, foi estabelecido o isolamento físico domiciliar e o fechamento de diversos estabelecimentos, entre eles, a escola. Com gestores, professores e alunos dentro de casa e a acelerada necessidade de continuação das atividades escolares de forma remota, alterou-se profundamente o sentido baseado no compartilhamento de ideias e saberes e na convivência presencial que a escola se fundamenta. De forma abrupta, os professores foram orientados a dominar um universo de tecnologias e transpor toda a didática e práticas pedagógicas para o ambiente virtual, sem reflexão, sem estruturas físicas e sem o conhecimento adequado. Neste cenário, entre tantas angústias e incertezas, nós, como professoras de Geografia de diferentes cidades, séries e realidades sociais, vimos a necessidade de expressar e registrar o momento atual e que, fazendo o recorte necessário, é extremamente privilegiado nesse Brasil tão desigual. |
id |
CP2-1_7e5a960a3e9ada88d1a336fe96a69873 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2539 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O ser professor em tempos de pandemia: o ensino e as múltiplas trajetóriasCovid-19EnsinoTecnologias DigitaisAutonomia DocenteMúltiplas Trajetórias.Geografia Escolar. PandemiaO texto apresenta uma discussão e reflexão sobre como a pandemia mundial causada pela COVID-19 desde o final de 2019 e no Brasil, principalmente, desde o primeiro trimestre de 2020, transformou radicalmente a vida cotidiana. Como forma de evitar aglomerações e conter assim, o espalhamento do vírus, foi estabelecido o isolamento físico domiciliar e o fechamento de diversos estabelecimentos, entre eles, a escola. Com gestores, professores e alunos dentro de casa e a acelerada necessidade de continuação das atividades escolares de forma remota, alterou-se profundamente o sentido baseado no compartilhamento de ideias e saberes e na convivência presencial que a escola se fundamenta. De forma abrupta, os professores foram orientados a dominar um universo de tecnologias e transpor toda a didática e práticas pedagógicas para o ambiente virtual, sem reflexão, sem estruturas físicas e sem o conhecimento adequado. Neste cenário, entre tantas angústias e incertezas, nós, como professoras de Geografia de diferentes cidades, séries e realidades sociais, vimos a necessidade de expressar e registrar o momento atual e que, fazendo o recorte necessário, é extremamente privilegiado nesse Brasil tão desigual.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2539Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 13 (2020): DOSSIÊ GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA; 171-1802358-446710.33025/grgcp2.v7i13reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2539/1959Lima Loterio, MarianaSartorato Marques, MarianaButti do Valle, Laurainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T20:26:00Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2539Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-03-26T20:26Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ser professor em tempos de pandemia: o ensino e as múltiplas trajetórias |
title |
O ser professor em tempos de pandemia: o ensino e as múltiplas trajetórias |
spellingShingle |
O ser professor em tempos de pandemia: o ensino e as múltiplas trajetórias Lima Loterio, Mariana Covid-19 Ensino Tecnologias Digitais Autonomia Docente Múltiplas Trajetórias. Geografia Escolar. Pandemia |
title_short |
O ser professor em tempos de pandemia: o ensino e as múltiplas trajetórias |
title_full |
O ser professor em tempos de pandemia: o ensino e as múltiplas trajetórias |
title_fullStr |
O ser professor em tempos de pandemia: o ensino e as múltiplas trajetórias |
title_full_unstemmed |
O ser professor em tempos de pandemia: o ensino e as múltiplas trajetórias |
title_sort |
O ser professor em tempos de pandemia: o ensino e as múltiplas trajetórias |
author |
Lima Loterio, Mariana |
author_facet |
Lima Loterio, Mariana Sartorato Marques, Mariana Butti do Valle, Laura |
author_role |
author |
author2 |
Sartorato Marques, Mariana Butti do Valle, Laura |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima Loterio, Mariana Sartorato Marques, Mariana Butti do Valle, Laura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Covid-19 Ensino Tecnologias Digitais Autonomia Docente Múltiplas Trajetórias. Geografia Escolar. Pandemia |
topic |
Covid-19 Ensino Tecnologias Digitais Autonomia Docente Múltiplas Trajetórias. Geografia Escolar. Pandemia |
description |
O texto apresenta uma discussão e reflexão sobre como a pandemia mundial causada pela COVID-19 desde o final de 2019 e no Brasil, principalmente, desde o primeiro trimestre de 2020, transformou radicalmente a vida cotidiana. Como forma de evitar aglomerações e conter assim, o espalhamento do vírus, foi estabelecido o isolamento físico domiciliar e o fechamento de diversos estabelecimentos, entre eles, a escola. Com gestores, professores e alunos dentro de casa e a acelerada necessidade de continuação das atividades escolares de forma remota, alterou-se profundamente o sentido baseado no compartilhamento de ideias e saberes e na convivência presencial que a escola se fundamenta. De forma abrupta, os professores foram orientados a dominar um universo de tecnologias e transpor toda a didática e práticas pedagógicas para o ambiente virtual, sem reflexão, sem estruturas físicas e sem o conhecimento adequado. Neste cenário, entre tantas angústias e incertezas, nós, como professoras de Geografia de diferentes cidades, séries e realidades sociais, vimos a necessidade de expressar e registrar o momento atual e que, fazendo o recorte necessário, é extremamente privilegiado nesse Brasil tão desigual. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2539 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2539/1959 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 13 (2020): DOSSIÊ GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA; 171-180 2358-4467 10.33025/grgcp2.v7i13 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177059618816 |