O ser professor em tempos de pandemia: o ensino e as múltiplas trajetórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Loterio, Mariana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sartorato Marques, Mariana, Butti do Valle, Laura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2539
Resumo: O texto apresenta uma discussão e reflexão sobre como a pandemia mundial causada pela COVID-19 desde o final de 2019 e no Brasil, principalmente, desde o primeiro trimestre de 2020, transformou radicalmente a vida cotidiana. Como forma de evitar aglomerações e conter assim, o espalhamento do vírus, foi estabelecido o isolamento físico domiciliar e o fechamento de diversos estabelecimentos, entre eles, a escola. Com gestores, professores e alunos dentro de casa e a acelerada necessidade de continuação das atividades escolares de forma remota, alterou-se profundamente o sentido baseado no compartilhamento de ideias e saberes e na convivência presencial que a escola se fundamenta. De forma abrupta, os professores foram orientados a dominar um universo de tecnologias e transpor toda a didática e práticas pedagógicas para o ambiente virtual, sem reflexão, sem estruturas físicas e sem o conhecimento adequado. Neste cenário, entre tantas angústias e incertezas, nós, como professoras de Geografia de diferentes cidades, séries e realidades sociais, vimos a necessidade de expressar e registrar o momento atual e que, fazendo o recorte necessário, é extremamente privilegiado nesse Brasil tão desigual.
id CP2-1_7e5a960a3e9ada88d1a336fe96a69873
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2539
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling O ser professor em tempos de pandemia: o ensino e as múltiplas trajetóriasCovid-19EnsinoTecnologias DigitaisAutonomia DocenteMúltiplas Trajetórias.Geografia Escolar. PandemiaO texto apresenta uma discussão e reflexão sobre como a pandemia mundial causada pela COVID-19 desde o final de 2019 e no Brasil, principalmente, desde o primeiro trimestre de 2020, transformou radicalmente a vida cotidiana. Como forma de evitar aglomerações e conter assim, o espalhamento do vírus, foi estabelecido o isolamento físico domiciliar e o fechamento de diversos estabelecimentos, entre eles, a escola. Com gestores, professores e alunos dentro de casa e a acelerada necessidade de continuação das atividades escolares de forma remota, alterou-se profundamente o sentido baseado no compartilhamento de ideias e saberes e na convivência presencial que a escola se fundamenta. De forma abrupta, os professores foram orientados a dominar um universo de tecnologias e transpor toda a didática e práticas pedagógicas para o ambiente virtual, sem reflexão, sem estruturas físicas e sem o conhecimento adequado. Neste cenário, entre tantas angústias e incertezas, nós, como professoras de Geografia de diferentes cidades, séries e realidades sociais, vimos a necessidade de expressar e registrar o momento atual e que, fazendo o recorte necessário, é extremamente privilegiado nesse Brasil tão desigual.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2539Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 13 (2020): DOSSIÊ GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA; 171-1802358-446710.33025/grgcp2.v7i13reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2539/1959Lima Loterio, MarianaSartorato Marques, MarianaButti do Valle, Laurainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T20:26:00Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2539Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-03-26T20:26Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv O ser professor em tempos de pandemia: o ensino e as múltiplas trajetórias
title O ser professor em tempos de pandemia: o ensino e as múltiplas trajetórias
spellingShingle O ser professor em tempos de pandemia: o ensino e as múltiplas trajetórias
Lima Loterio, Mariana
Covid-19
Ensino
Tecnologias Digitais
Autonomia Docente
Múltiplas Trajetórias.
Geografia Escolar. Pandemia
title_short O ser professor em tempos de pandemia: o ensino e as múltiplas trajetórias
title_full O ser professor em tempos de pandemia: o ensino e as múltiplas trajetórias
title_fullStr O ser professor em tempos de pandemia: o ensino e as múltiplas trajetórias
title_full_unstemmed O ser professor em tempos de pandemia: o ensino e as múltiplas trajetórias
title_sort O ser professor em tempos de pandemia: o ensino e as múltiplas trajetórias
author Lima Loterio, Mariana
author_facet Lima Loterio, Mariana
Sartorato Marques, Mariana
Butti do Valle, Laura
author_role author
author2 Sartorato Marques, Mariana
Butti do Valle, Laura
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Loterio, Mariana
Sartorato Marques, Mariana
Butti do Valle, Laura
dc.subject.por.fl_str_mv Covid-19
Ensino
Tecnologias Digitais
Autonomia Docente
Múltiplas Trajetórias.
Geografia Escolar. Pandemia
topic Covid-19
Ensino
Tecnologias Digitais
Autonomia Docente
Múltiplas Trajetórias.
Geografia Escolar. Pandemia
description O texto apresenta uma discussão e reflexão sobre como a pandemia mundial causada pela COVID-19 desde o final de 2019 e no Brasil, principalmente, desde o primeiro trimestre de 2020, transformou radicalmente a vida cotidiana. Como forma de evitar aglomerações e conter assim, o espalhamento do vírus, foi estabelecido o isolamento físico domiciliar e o fechamento de diversos estabelecimentos, entre eles, a escola. Com gestores, professores e alunos dentro de casa e a acelerada necessidade de continuação das atividades escolares de forma remota, alterou-se profundamente o sentido baseado no compartilhamento de ideias e saberes e na convivência presencial que a escola se fundamenta. De forma abrupta, os professores foram orientados a dominar um universo de tecnologias e transpor toda a didática e práticas pedagógicas para o ambiente virtual, sem reflexão, sem estruturas físicas e sem o conhecimento adequado. Neste cenário, entre tantas angústias e incertezas, nós, como professoras de Geografia de diferentes cidades, séries e realidades sociais, vimos a necessidade de expressar e registrar o momento atual e que, fazendo o recorte necessário, é extremamente privilegiado nesse Brasil tão desigual.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2539
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2539/1959
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 13 (2020): DOSSIÊ GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA; 171-180
2358-4467
10.33025/grgcp2.v7i13
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177059618816