Uma experiência de educação para a cidadania na Sociologia no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Paula Soares
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bignami, Filippo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2119
Resumo: Muito tem se discutido nas últimas décadas sobre os aspectos positivos de programas de educação para a cidadania na educação básica. Esse tema aparece fortemente nos documentos da UNESCO, de outras agências multilaterais e nos documentos dos ministérios e secretarias de educação, especialmente em países europeus e asiáticos. Neste artigo, descrevemos a experiência de desenvolvimento e teste de um módulo de educação para a cidadania que envolve o uso de metodologias ativas de aprendizagem – debate (Kennedy, 2009; Kennedy, 2007) e aprendizagem baseada em problemas  (Panlumlers, Wannapiroon, 2015) – em uma escola de Ensino Médio na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2018. O artigo tem a seguinte estrutura: na primeira seção, apresentamos uma discussão teórica sobre as contribuições potenciais da educação para a cidadania para o desenvolvimento de um sentido de pertencimento político e social entre os estudantes; na segunda, discutimos brevemente a situação da educação para a cidadania no Brasil e na cidade no Rio de Janeiro; na terceira, descrevemos como o módulo de educação para a cidadania foi elaborado, suas principais características e seu teste em uma escola na zona norte do Rio de Janeiro. Concluímos este trabalho com uma breve discussão sobre os resultados dessa experiência.Palavras-chave: Educação, cidadania, metodologias ativas, aprendizagem, debate.
id CP2-1_839fcf9a086ed62f1bb3de948c4ba14b
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2119
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Uma experiência de educação para a cidadania na Sociologia no Ensino MédioMuito tem se discutido nas últimas décadas sobre os aspectos positivos de programas de educação para a cidadania na educação básica. Esse tema aparece fortemente nos documentos da UNESCO, de outras agências multilaterais e nos documentos dos ministérios e secretarias de educação, especialmente em países europeus e asiáticos. Neste artigo, descrevemos a experiência de desenvolvimento e teste de um módulo de educação para a cidadania que envolve o uso de metodologias ativas de aprendizagem – debate (Kennedy, 2009; Kennedy, 2007) e aprendizagem baseada em problemas  (Panlumlers, Wannapiroon, 2015) – em uma escola de Ensino Médio na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2018. O artigo tem a seguinte estrutura: na primeira seção, apresentamos uma discussão teórica sobre as contribuições potenciais da educação para a cidadania para o desenvolvimento de um sentido de pertencimento político e social entre os estudantes; na segunda, discutimos brevemente a situação da educação para a cidadania no Brasil e na cidade no Rio de Janeiro; na terceira, descrevemos como o módulo de educação para a cidadania foi elaborado, suas principais características e seu teste em uma escola na zona norte do Rio de Janeiro. Concluímos este trabalho com uma breve discussão sobre os resultados dessa experiência.Palavras-chave: Educação, cidadania, metodologias ativas, aprendizagem, debate.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2119Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 23: Educar para a Cidadania: princípios e métodos do fazer sociológico na escola; 4-181983-007610.33025/rps.v0i23reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2119/1427Carvalho, Ana Paula SoaresBignami, Filippoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T22:50:34Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2119Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-07-17T22:50:34Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência de educação para a cidadania na Sociologia no Ensino Médio
title Uma experiência de educação para a cidadania na Sociologia no Ensino Médio
spellingShingle Uma experiência de educação para a cidadania na Sociologia no Ensino Médio
Carvalho, Ana Paula Soares
title_short Uma experiência de educação para a cidadania na Sociologia no Ensino Médio
title_full Uma experiência de educação para a cidadania na Sociologia no Ensino Médio
title_fullStr Uma experiência de educação para a cidadania na Sociologia no Ensino Médio
title_full_unstemmed Uma experiência de educação para a cidadania na Sociologia no Ensino Médio
title_sort Uma experiência de educação para a cidadania na Sociologia no Ensino Médio
author Carvalho, Ana Paula Soares
author_facet Carvalho, Ana Paula Soares
Bignami, Filippo
author_role author
author2 Bignami, Filippo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ana Paula Soares
Bignami, Filippo
description Muito tem se discutido nas últimas décadas sobre os aspectos positivos de programas de educação para a cidadania na educação básica. Esse tema aparece fortemente nos documentos da UNESCO, de outras agências multilaterais e nos documentos dos ministérios e secretarias de educação, especialmente em países europeus e asiáticos. Neste artigo, descrevemos a experiência de desenvolvimento e teste de um módulo de educação para a cidadania que envolve o uso de metodologias ativas de aprendizagem – debate (Kennedy, 2009; Kennedy, 2007) e aprendizagem baseada em problemas  (Panlumlers, Wannapiroon, 2015) – em uma escola de Ensino Médio na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2018. O artigo tem a seguinte estrutura: na primeira seção, apresentamos uma discussão teórica sobre as contribuições potenciais da educação para a cidadania para o desenvolvimento de um sentido de pertencimento político e social entre os estudantes; na segunda, discutimos brevemente a situação da educação para a cidadania no Brasil e na cidade no Rio de Janeiro; na terceira, descrevemos como o módulo de educação para a cidadania foi elaborado, suas principais características e seu teste em uma escola na zona norte do Rio de Janeiro. Concluímos este trabalho com uma breve discussão sobre os resultados dessa experiência.Palavras-chave: Educação, cidadania, metodologias ativas, aprendizagem, debate.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2119
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2119/1427
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 23: Educar para a Cidadania: princípios e métodos do fazer sociológico na escola; 4-18
1983-0076
10.33025/rps.v0i23
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042175862145024