Uma experiência de educação para a cidadania na Sociologia no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2119 |
Resumo: | Muito tem se discutido nas últimas décadas sobre os aspectos positivos de programas de educação para a cidadania na educação básica. Esse tema aparece fortemente nos documentos da UNESCO, de outras agências multilaterais e nos documentos dos ministérios e secretarias de educação, especialmente em países europeus e asiáticos. Neste artigo, descrevemos a experiência de desenvolvimento e teste de um módulo de educação para a cidadania que envolve o uso de metodologias ativas de aprendizagem – debate (Kennedy, 2009; Kennedy, 2007) e aprendizagem baseada em problemas (Panlumlers, Wannapiroon, 2015) – em uma escola de Ensino Médio na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2018. O artigo tem a seguinte estrutura: na primeira seção, apresentamos uma discussão teórica sobre as contribuições potenciais da educação para a cidadania para o desenvolvimento de um sentido de pertencimento político e social entre os estudantes; na segunda, discutimos brevemente a situação da educação para a cidadania no Brasil e na cidade no Rio de Janeiro; na terceira, descrevemos como o módulo de educação para a cidadania foi elaborado, suas principais características e seu teste em uma escola na zona norte do Rio de Janeiro. Concluímos este trabalho com uma breve discussão sobre os resultados dessa experiência.Palavras-chave: Educação, cidadania, metodologias ativas, aprendizagem, debate. |
id |
CP2-1_839fcf9a086ed62f1bb3de948c4ba14b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2119 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma experiência de educação para a cidadania na Sociologia no Ensino MédioMuito tem se discutido nas últimas décadas sobre os aspectos positivos de programas de educação para a cidadania na educação básica. Esse tema aparece fortemente nos documentos da UNESCO, de outras agências multilaterais e nos documentos dos ministérios e secretarias de educação, especialmente em países europeus e asiáticos. Neste artigo, descrevemos a experiência de desenvolvimento e teste de um módulo de educação para a cidadania que envolve o uso de metodologias ativas de aprendizagem – debate (Kennedy, 2009; Kennedy, 2007) e aprendizagem baseada em problemas (Panlumlers, Wannapiroon, 2015) – em uma escola de Ensino Médio na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2018. O artigo tem a seguinte estrutura: na primeira seção, apresentamos uma discussão teórica sobre as contribuições potenciais da educação para a cidadania para o desenvolvimento de um sentido de pertencimento político e social entre os estudantes; na segunda, discutimos brevemente a situação da educação para a cidadania no Brasil e na cidade no Rio de Janeiro; na terceira, descrevemos como o módulo de educação para a cidadania foi elaborado, suas principais características e seu teste em uma escola na zona norte do Rio de Janeiro. Concluímos este trabalho com uma breve discussão sobre os resultados dessa experiência.Palavras-chave: Educação, cidadania, metodologias ativas, aprendizagem, debate.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2119Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 23: Educar para a Cidadania: princípios e métodos do fazer sociológico na escola; 4-181983-007610.33025/rps.v0i23reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2119/1427Carvalho, Ana Paula SoaresBignami, Filippoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T22:50:34Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2119Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-07-17T22:50:34Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma experiência de educação para a cidadania na Sociologia no Ensino Médio |
title |
Uma experiência de educação para a cidadania na Sociologia no Ensino Médio |
spellingShingle |
Uma experiência de educação para a cidadania na Sociologia no Ensino Médio Carvalho, Ana Paula Soares |
title_short |
Uma experiência de educação para a cidadania na Sociologia no Ensino Médio |
title_full |
Uma experiência de educação para a cidadania na Sociologia no Ensino Médio |
title_fullStr |
Uma experiência de educação para a cidadania na Sociologia no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Uma experiência de educação para a cidadania na Sociologia no Ensino Médio |
title_sort |
Uma experiência de educação para a cidadania na Sociologia no Ensino Médio |
author |
Carvalho, Ana Paula Soares |
author_facet |
Carvalho, Ana Paula Soares Bignami, Filippo |
author_role |
author |
author2 |
Bignami, Filippo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Ana Paula Soares Bignami, Filippo |
description |
Muito tem se discutido nas últimas décadas sobre os aspectos positivos de programas de educação para a cidadania na educação básica. Esse tema aparece fortemente nos documentos da UNESCO, de outras agências multilaterais e nos documentos dos ministérios e secretarias de educação, especialmente em países europeus e asiáticos. Neste artigo, descrevemos a experiência de desenvolvimento e teste de um módulo de educação para a cidadania que envolve o uso de metodologias ativas de aprendizagem – debate (Kennedy, 2009; Kennedy, 2007) e aprendizagem baseada em problemas (Panlumlers, Wannapiroon, 2015) – em uma escola de Ensino Médio na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2018. O artigo tem a seguinte estrutura: na primeira seção, apresentamos uma discussão teórica sobre as contribuições potenciais da educação para a cidadania para o desenvolvimento de um sentido de pertencimento político e social entre os estudantes; na segunda, discutimos brevemente a situação da educação para a cidadania no Brasil e na cidade no Rio de Janeiro; na terceira, descrevemos como o módulo de educação para a cidadania foi elaborado, suas principais características e seu teste em uma escola na zona norte do Rio de Janeiro. Concluímos este trabalho com uma breve discussão sobre os resultados dessa experiência.Palavras-chave: Educação, cidadania, metodologias ativas, aprendizagem, debate. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2119 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2119/1427 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 23: Educar para a Cidadania: princípios e métodos do fazer sociológico na escola; 4-18 1983-0076 10.33025/rps.v0i23 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042175862145024 |