Aprendizagem significativa e ensino de física: um relato de experiência acerca da participação de alunos com TEA em grupo de robótica escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2342 |
Resumo: | A interface das discussões entre autismo, robótica escolar, aprendizagem significativa e ensino de física constitui uma lacuna na pesquisa científica. Dessa forma, o presente relato de experiência pretende responder à seguinte pergunta de investigação: Como a participação de estudantes com Transtorno de Espectro Autista em grupo de robótica pode contribuir para a aprendizagem significativa dos conteúdos da Física escolar? A hipótese de trabalho propõe que há possibilidades de construção de aprendizagens significativas da física escolar em estudantes com Transtorno do Espectro Autista através da participação no grupo de robótica. Dessa forma, o objetivo geral do relato é descrever a participação de dois alunos com Transtorno de Espectro Autista (TEA) em grupo de robótica da Escola Firjan SESI Maracanã. A metodologia empregada buscou conjugar os enfoques empíricos trazidos pelas entrevistas e o enfoque teórico conceitual que contempla os conceitos de aprendizagem significativa, de TEA, e as contribuições da robótica escolar. Os resultados apontam para uma relação importante entre robótica e ensino de física no contexto da construção da aprendizagem significativa em alunos com TEA. |
id |
CP2-1_88af21f00a87efa3761420a9a8841d88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2342 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem significativa e ensino de física: um relato de experiência acerca da participação de alunos com TEA em grupo de robótica escolarA interface das discussões entre autismo, robótica escolar, aprendizagem significativa e ensino de física constitui uma lacuna na pesquisa científica. Dessa forma, o presente relato de experiência pretende responder à seguinte pergunta de investigação: Como a participação de estudantes com Transtorno de Espectro Autista em grupo de robótica pode contribuir para a aprendizagem significativa dos conteúdos da Física escolar? A hipótese de trabalho propõe que há possibilidades de construção de aprendizagens significativas da física escolar em estudantes com Transtorno do Espectro Autista através da participação no grupo de robótica. Dessa forma, o objetivo geral do relato é descrever a participação de dois alunos com Transtorno de Espectro Autista (TEA) em grupo de robótica da Escola Firjan SESI Maracanã. A metodologia empregada buscou conjugar os enfoques empíricos trazidos pelas entrevistas e o enfoque teórico conceitual que contempla os conceitos de aprendizagem significativa, de TEA, e as contribuições da robótica escolar. Os resultados apontam para uma relação importante entre robótica e ensino de física no contexto da construção da aprendizagem significativa em alunos com TEA.Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais2020-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2342Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 2 n. 2 (2020): Seminário Mídias e Educação 20192594-5580reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2342/1586Beraldi, Gabriel MoreiraGonçalves, João Luiz Almeida GliocheQueiroz, Paulo Pires deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-10T10:46:49Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2342Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-11-10T10:46:49Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem significativa e ensino de física: um relato de experiência acerca da participação de alunos com TEA em grupo de robótica escolar |
title |
Aprendizagem significativa e ensino de física: um relato de experiência acerca da participação de alunos com TEA em grupo de robótica escolar |
spellingShingle |
Aprendizagem significativa e ensino de física: um relato de experiência acerca da participação de alunos com TEA em grupo de robótica escolar Beraldi, Gabriel Moreira |
title_short |
Aprendizagem significativa e ensino de física: um relato de experiência acerca da participação de alunos com TEA em grupo de robótica escolar |
title_full |
Aprendizagem significativa e ensino de física: um relato de experiência acerca da participação de alunos com TEA em grupo de robótica escolar |
title_fullStr |
Aprendizagem significativa e ensino de física: um relato de experiência acerca da participação de alunos com TEA em grupo de robótica escolar |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem significativa e ensino de física: um relato de experiência acerca da participação de alunos com TEA em grupo de robótica escolar |
title_sort |
Aprendizagem significativa e ensino de física: um relato de experiência acerca da participação de alunos com TEA em grupo de robótica escolar |
author |
Beraldi, Gabriel Moreira |
author_facet |
Beraldi, Gabriel Moreira Gonçalves, João Luiz Almeida Glioche Queiroz, Paulo Pires de |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, João Luiz Almeida Glioche Queiroz, Paulo Pires de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beraldi, Gabriel Moreira Gonçalves, João Luiz Almeida Glioche Queiroz, Paulo Pires de |
description |
A interface das discussões entre autismo, robótica escolar, aprendizagem significativa e ensino de física constitui uma lacuna na pesquisa científica. Dessa forma, o presente relato de experiência pretende responder à seguinte pergunta de investigação: Como a participação de estudantes com Transtorno de Espectro Autista em grupo de robótica pode contribuir para a aprendizagem significativa dos conteúdos da Física escolar? A hipótese de trabalho propõe que há possibilidades de construção de aprendizagens significativas da física escolar em estudantes com Transtorno do Espectro Autista através da participação no grupo de robótica. Dessa forma, o objetivo geral do relato é descrever a participação de dois alunos com Transtorno de Espectro Autista (TEA) em grupo de robótica da Escola Firjan SESI Maracanã. A metodologia empregada buscou conjugar os enfoques empíricos trazidos pelas entrevistas e o enfoque teórico conceitual que contempla os conceitos de aprendizagem significativa, de TEA, e as contribuições da robótica escolar. Os resultados apontam para uma relação importante entre robótica e ensino de física no contexto da construção da aprendizagem significativa em alunos com TEA. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2342 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2342 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2342/1586 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 2 n. 2 (2020): Seminário Mídias e Educação 2019 2594-5580 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042181811765248 |