Aprendizagem significativa e ensino de física: um relato de experiência acerca da participação de alunos com TEA em grupo de robótica escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beraldi, Gabriel Moreira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gonçalves, João Luiz Almeida Glioche, Queiroz, Paulo Pires de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2342
Resumo: A interface das discussões entre autismo, robótica escolar, aprendizagem significativa e ensino de física constitui uma lacuna na pesquisa científica. Dessa forma, o presente relato de experiência pretende responder à seguinte pergunta de investigação: Como a participação de estudantes com Transtorno de Espectro Autista em grupo de robótica pode contribuir para a aprendizagem significativa dos conteúdos da Física escolar? A hipótese de trabalho propõe que há possibilidades de construção de aprendizagens significativas da física escolar em estudantes com Transtorno do Espectro Autista através da participação no grupo de robótica. Dessa forma, o objetivo geral do relato é descrever a participação de dois alunos com Transtorno de Espectro Autista (TEA) em grupo de robótica da Escola Firjan SESI Maracanã. A metodologia empregada buscou conjugar os enfoques empíricos trazidos pelas entrevistas e o enfoque teórico conceitual que contempla os conceitos de aprendizagem significativa, de TEA, e as contribuições da robótica escolar. Os resultados apontam para uma relação importante entre robótica e ensino de física no contexto da construção da aprendizagem significativa em alunos com TEA.
id CP2-1_88af21f00a87efa3761420a9a8841d88
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2342
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Aprendizagem significativa e ensino de física: um relato de experiência acerca da participação de alunos com TEA em grupo de robótica escolarA interface das discussões entre autismo, robótica escolar, aprendizagem significativa e ensino de física constitui uma lacuna na pesquisa científica. Dessa forma, o presente relato de experiência pretende responder à seguinte pergunta de investigação: Como a participação de estudantes com Transtorno de Espectro Autista em grupo de robótica pode contribuir para a aprendizagem significativa dos conteúdos da Física escolar? A hipótese de trabalho propõe que há possibilidades de construção de aprendizagens significativas da física escolar em estudantes com Transtorno do Espectro Autista através da participação no grupo de robótica. Dessa forma, o objetivo geral do relato é descrever a participação de dois alunos com Transtorno de Espectro Autista (TEA) em grupo de robótica da Escola Firjan SESI Maracanã. A metodologia empregada buscou conjugar os enfoques empíricos trazidos pelas entrevistas e o enfoque teórico conceitual que contempla os conceitos de aprendizagem significativa, de TEA, e as contribuições da robótica escolar. Os resultados apontam para uma relação importante entre robótica e ensino de física no contexto da construção da aprendizagem significativa em alunos com TEA.Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais2020-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2342Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 2 n. 2 (2020): Seminário Mídias e Educação 20192594-5580reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2342/1586Beraldi, Gabriel MoreiraGonçalves, João Luiz Almeida GliocheQueiroz, Paulo Pires deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-10T10:46:49Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2342Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-11-10T10:46:49Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem significativa e ensino de física: um relato de experiência acerca da participação de alunos com TEA em grupo de robótica escolar
title Aprendizagem significativa e ensino de física: um relato de experiência acerca da participação de alunos com TEA em grupo de robótica escolar
spellingShingle Aprendizagem significativa e ensino de física: um relato de experiência acerca da participação de alunos com TEA em grupo de robótica escolar
Beraldi, Gabriel Moreira
title_short Aprendizagem significativa e ensino de física: um relato de experiência acerca da participação de alunos com TEA em grupo de robótica escolar
title_full Aprendizagem significativa e ensino de física: um relato de experiência acerca da participação de alunos com TEA em grupo de robótica escolar
title_fullStr Aprendizagem significativa e ensino de física: um relato de experiência acerca da participação de alunos com TEA em grupo de robótica escolar
title_full_unstemmed Aprendizagem significativa e ensino de física: um relato de experiência acerca da participação de alunos com TEA em grupo de robótica escolar
title_sort Aprendizagem significativa e ensino de física: um relato de experiência acerca da participação de alunos com TEA em grupo de robótica escolar
author Beraldi, Gabriel Moreira
author_facet Beraldi, Gabriel Moreira
Gonçalves, João Luiz Almeida Glioche
Queiroz, Paulo Pires de
author_role author
author2 Gonçalves, João Luiz Almeida Glioche
Queiroz, Paulo Pires de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Beraldi, Gabriel Moreira
Gonçalves, João Luiz Almeida Glioche
Queiroz, Paulo Pires de
description A interface das discussões entre autismo, robótica escolar, aprendizagem significativa e ensino de física constitui uma lacuna na pesquisa científica. Dessa forma, o presente relato de experiência pretende responder à seguinte pergunta de investigação: Como a participação de estudantes com Transtorno de Espectro Autista em grupo de robótica pode contribuir para a aprendizagem significativa dos conteúdos da Física escolar? A hipótese de trabalho propõe que há possibilidades de construção de aprendizagens significativas da física escolar em estudantes com Transtorno do Espectro Autista através da participação no grupo de robótica. Dessa forma, o objetivo geral do relato é descrever a participação de dois alunos com Transtorno de Espectro Autista (TEA) em grupo de robótica da Escola Firjan SESI Maracanã. A metodologia empregada buscou conjugar os enfoques empíricos trazidos pelas entrevistas e o enfoque teórico conceitual que contempla os conceitos de aprendizagem significativa, de TEA, e as contribuições da robótica escolar. Os resultados apontam para uma relação importante entre robótica e ensino de física no contexto da construção da aprendizagem significativa em alunos com TEA.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2342
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2342/1586
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais
publisher.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 2 n. 2 (2020): Seminário Mídias e Educação 2019
2594-5580
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042181811765248