BLOG DE HISTÓRIA DO 6º ANO: E A SALA DE AULA FOI PARAR NA WEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rizzo Rodrigues, Alessandra
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/tramas/article/view/162
Resumo: Este trabalho tem como objetivo partilhar a experiência da construção de um “blog” a partir das aulas de História para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Pedro II, Campus Engenho Novo II, desde maio de 2010 até hoje.Uma vez que os assuntos trabalhados em História nesta série – Pré-História e Antiguidade – em muito despertam a curiosidade dos alunos, inicialmente, o “Blog de História do 6º ano” <http://hist6anoen2.blogspot.com/> foi pensado como um recurso que atendesse às demandas que sempre surgem no cotidiano da sala de aula, através de postagens com “links” para “sites” com diferentes tipos de documentos: textos, vídeos, entrevistas, imagens, enfim. Com o passar do tempo, dinamicamente, além de recurso, o “blog” passou a funcionar também como estratégia para as aulas, tornando mais atraentes as discussões em sala, pois, muitas vezes, o seu conteúdo serve como introdução a um assunto do programa, gerando grande expectativa quanto às aulas e, é claro, em muito contribui para a motivação dos alunos. Da mesma forma, ao mesmo tempo em que algumas postagens dão orientações de estudo para provas e trabalhos, outras são utilizadas como citações nas mesmas avaliações, fazendo parte, assim, do próprio instrumento de avaliação. O “blog”, por fim, vem a ser uma continuação das aulas de História sempre disponível: quando os alunos quiserem e onde estiverem.Com o “blog”, a interação professor-aluno não se resume mais apenas às aulas, mas ocorre também quando os alunos, fora do espaço usual da sala de aula, vivenciam a História ao visitarem o “blog”, ao deixarem lá postados os seus comentários sobre os assuntos estudados, ao mostrarem, orgulhosos, aos familiares e amigos como é interessante o que aprendem na escola
id CP2-1_8b3b4bff869460134c65de2527837d94
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/162
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling BLOG DE HISTÓRIA DO 6º ANO: E A SALA DE AULA FOI PARAR NA WEBEste trabalho tem como objetivo partilhar a experiência da construção de um “blog” a partir das aulas de História para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Pedro II, Campus Engenho Novo II, desde maio de 2010 até hoje.Uma vez que os assuntos trabalhados em História nesta série – Pré-História e Antiguidade – em muito despertam a curiosidade dos alunos, inicialmente, o “Blog de História do 6º ano” <http://hist6anoen2.blogspot.com/> foi pensado como um recurso que atendesse às demandas que sempre surgem no cotidiano da sala de aula, através de postagens com “links” para “sites” com diferentes tipos de documentos: textos, vídeos, entrevistas, imagens, enfim. Com o passar do tempo, dinamicamente, além de recurso, o “blog” passou a funcionar também como estratégia para as aulas, tornando mais atraentes as discussões em sala, pois, muitas vezes, o seu conteúdo serve como introdução a um assunto do programa, gerando grande expectativa quanto às aulas e, é claro, em muito contribui para a motivação dos alunos. Da mesma forma, ao mesmo tempo em que algumas postagens dão orientações de estudo para provas e trabalhos, outras são utilizadas como citações nas mesmas avaliações, fazendo parte, assim, do próprio instrumento de avaliação. O “blog”, por fim, vem a ser uma continuação das aulas de História sempre disponível: quando os alunos quiserem e onde estiverem.Com o “blog”, a interação professor-aluno não se resume mais apenas às aulas, mas ocorre também quando os alunos, fora do espaço usual da sala de aula, vivenciam a História ao visitarem o “blog”, ao deixarem lá postados os seus comentários sobre os assuntos estudados, ao mostrarem, orgulhosos, aos familiares e amigos como é interessante o que aprendem na escolaTramas para Reencantar o Mundo2015-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/tramas/article/view/162Tramas para Reencantar o Mundo; n. 1 (2015): TRAMAS PARA REENCANTAR O MUNDOreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/tramas/article/view/162/123Rizzo Rodrigues, Alessandrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-14T08:19:31Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/162Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2015-08-14T08:19:31Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv BLOG DE HISTÓRIA DO 6º ANO: E A SALA DE AULA FOI PARAR NA WEB
title BLOG DE HISTÓRIA DO 6º ANO: E A SALA DE AULA FOI PARAR NA WEB
spellingShingle BLOG DE HISTÓRIA DO 6º ANO: E A SALA DE AULA FOI PARAR NA WEB
Rizzo Rodrigues, Alessandra
title_short BLOG DE HISTÓRIA DO 6º ANO: E A SALA DE AULA FOI PARAR NA WEB
title_full BLOG DE HISTÓRIA DO 6º ANO: E A SALA DE AULA FOI PARAR NA WEB
title_fullStr BLOG DE HISTÓRIA DO 6º ANO: E A SALA DE AULA FOI PARAR NA WEB
title_full_unstemmed BLOG DE HISTÓRIA DO 6º ANO: E A SALA DE AULA FOI PARAR NA WEB
title_sort BLOG DE HISTÓRIA DO 6º ANO: E A SALA DE AULA FOI PARAR NA WEB
author Rizzo Rodrigues, Alessandra
author_facet Rizzo Rodrigues, Alessandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rizzo Rodrigues, Alessandra
description Este trabalho tem como objetivo partilhar a experiência da construção de um “blog” a partir das aulas de História para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Pedro II, Campus Engenho Novo II, desde maio de 2010 até hoje.Uma vez que os assuntos trabalhados em História nesta série – Pré-História e Antiguidade – em muito despertam a curiosidade dos alunos, inicialmente, o “Blog de História do 6º ano” <http://hist6anoen2.blogspot.com/> foi pensado como um recurso que atendesse às demandas que sempre surgem no cotidiano da sala de aula, através de postagens com “links” para “sites” com diferentes tipos de documentos: textos, vídeos, entrevistas, imagens, enfim. Com o passar do tempo, dinamicamente, além de recurso, o “blog” passou a funcionar também como estratégia para as aulas, tornando mais atraentes as discussões em sala, pois, muitas vezes, o seu conteúdo serve como introdução a um assunto do programa, gerando grande expectativa quanto às aulas e, é claro, em muito contribui para a motivação dos alunos. Da mesma forma, ao mesmo tempo em que algumas postagens dão orientações de estudo para provas e trabalhos, outras são utilizadas como citações nas mesmas avaliações, fazendo parte, assim, do próprio instrumento de avaliação. O “blog”, por fim, vem a ser uma continuação das aulas de História sempre disponível: quando os alunos quiserem e onde estiverem.Com o “blog”, a interação professor-aluno não se resume mais apenas às aulas, mas ocorre também quando os alunos, fora do espaço usual da sala de aula, vivenciam a História ao visitarem o “blog”, ao deixarem lá postados os seus comentários sobre os assuntos estudados, ao mostrarem, orgulhosos, aos familiares e amigos como é interessante o que aprendem na escola
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/tramas/article/view/162
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/tramas/article/view/162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/tramas/article/view/162/123
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Tramas para Reencantar o Mundo
publisher.none.fl_str_mv Tramas para Reencantar o Mundo
dc.source.none.fl_str_mv Tramas para Reencantar o Mundo; n. 1 (2015): TRAMAS PARA REENCANTAR O MUNDO
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177575518208