MÚLTIPLAS LINGUAGENS COMO METODOLOGIA PARA PENSAR O TEMPO E O ESPAÇO: O PONTO DE VISTA DAS CRIANÇAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rosângela Veiga Júlio
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pinho, Camila Silva, Tocantins, Andreia Cristina Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/7988
Resumo: Este texto, que é parte de uma pesquisa de iniciação científica, discute o papel que as múltiplas linguagens ocupam no ensino de História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste estudo é o de problematizar, por meio de narrativas de crianças, sentidos atribuídos a esses campos do saber a partir do trabalho com a literatura, o desenho e as linguagens cartográfica, lúdica e matemática. Pela interpretação dessas narrativas guardadas individualmente em portfólio, pode-se verificar que as experiências lúdicas com as múltiplas linguagens foram as que desencadearam aprendizagens, constituindo-se como uma metodologia a ser considerada nas práticas pedagógicas.
id UEPG-31_29d1ba441c43ee7c2864572eccf3e97b
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/7988
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling MÚLTIPLAS LINGUAGENS COMO METODOLOGIA PARA PENSAR O TEMPO E O ESPAÇO: O PONTO DE VISTA DAS CRIANÇASMúltiplas linguagens. Tempo. Espaço. Narrativas de crianças.Metodologia para o ensino de História e GeografiaEste texto, que é parte de uma pesquisa de iniciação científica, discute o papel que as múltiplas linguagens ocupam no ensino de História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste estudo é o de problematizar, por meio de narrativas de crianças, sentidos atribuídos a esses campos do saber a partir do trabalho com a literatura, o desenho e as linguagens cartográfica, lúdica e matemática. Pela interpretação dessas narrativas guardadas individualmente em portfólio, pode-se verificar que as experiências lúdicas com as múltiplas linguagens foram as que desencadearam aprendizagens, constituindo-se como uma metodologia a ser considerada nas práticas pedagógicas.Editora UEPG2018-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpeghttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/798810.5212/OlharProfr.v.18i2.0009Olhar de Professor; Bd. 18 Nr. 2 (2015); 293-306Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 293-306Olhar de Professor; Vol. 18 Núm. 2 (2015); 293-306Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 293-306Olhar de Professor; v. 18 n. 2 (2015); 293-3061984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/7988/209209209745https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/7988/209209212031Ferreira, Rosângela Veiga JúlioPinho, Camila SilvaTocantins, Andreia Cristina Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-25T19:34:53Zoai:uepg.br:article/7988Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-25T19:34:53Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv MÚLTIPLAS LINGUAGENS COMO METODOLOGIA PARA PENSAR O TEMPO E O ESPAÇO: O PONTO DE VISTA DAS CRIANÇAS
title MÚLTIPLAS LINGUAGENS COMO METODOLOGIA PARA PENSAR O TEMPO E O ESPAÇO: O PONTO DE VISTA DAS CRIANÇAS
spellingShingle MÚLTIPLAS LINGUAGENS COMO METODOLOGIA PARA PENSAR O TEMPO E O ESPAÇO: O PONTO DE VISTA DAS CRIANÇAS
Ferreira, Rosângela Veiga Júlio
Múltiplas linguagens. Tempo. Espaço. Narrativas de crianças.
Metodologia para o ensino de História e Geografia
title_short MÚLTIPLAS LINGUAGENS COMO METODOLOGIA PARA PENSAR O TEMPO E O ESPAÇO: O PONTO DE VISTA DAS CRIANÇAS
title_full MÚLTIPLAS LINGUAGENS COMO METODOLOGIA PARA PENSAR O TEMPO E O ESPAÇO: O PONTO DE VISTA DAS CRIANÇAS
title_fullStr MÚLTIPLAS LINGUAGENS COMO METODOLOGIA PARA PENSAR O TEMPO E O ESPAÇO: O PONTO DE VISTA DAS CRIANÇAS
title_full_unstemmed MÚLTIPLAS LINGUAGENS COMO METODOLOGIA PARA PENSAR O TEMPO E O ESPAÇO: O PONTO DE VISTA DAS CRIANÇAS
title_sort MÚLTIPLAS LINGUAGENS COMO METODOLOGIA PARA PENSAR O TEMPO E O ESPAÇO: O PONTO DE VISTA DAS CRIANÇAS
author Ferreira, Rosângela Veiga Júlio
author_facet Ferreira, Rosângela Veiga Júlio
Pinho, Camila Silva
Tocantins, Andreia Cristina Teixeira
author_role author
author2 Pinho, Camila Silva
Tocantins, Andreia Cristina Teixeira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Rosângela Veiga Júlio
Pinho, Camila Silva
Tocantins, Andreia Cristina Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Múltiplas linguagens. Tempo. Espaço. Narrativas de crianças.
Metodologia para o ensino de História e Geografia
topic Múltiplas linguagens. Tempo. Espaço. Narrativas de crianças.
Metodologia para o ensino de História e Geografia
description Este texto, que é parte de uma pesquisa de iniciação científica, discute o papel que as múltiplas linguagens ocupam no ensino de História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste estudo é o de problematizar, por meio de narrativas de crianças, sentidos atribuídos a esses campos do saber a partir do trabalho com a literatura, o desenho e as linguagens cartográfica, lúdica e matemática. Pela interpretação dessas narrativas guardadas individualmente em portfólio, pode-se verificar que as experiências lúdicas com as múltiplas linguagens foram as que desencadearam aprendizagens, constituindo-se como uma metodologia a ser considerada nas práticas pedagógicas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/7988
10.5212/OlharProfr.v.18i2.0009
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/7988
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.18i2.0009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/7988/209209209745
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/7988/209209212031
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 18 Nr. 2 (2015); 293-306
Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 293-306
Olhar de Professor; Vol. 18 Núm. 2 (2015); 293-306
Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 293-306
Olhar de Professor; v. 18 n. 2 (2015); 293-306
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496297521152