MÚLTIPLAS LINGUAGENS COMO METODOLOGIA PARA PENSAR O TEMPO E O ESPAÇO: O PONTO DE VISTA DAS CRIANÇAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/7988 |
Resumo: | Este texto, que é parte de uma pesquisa de iniciação científica, discute o papel que as múltiplas linguagens ocupam no ensino de História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste estudo é o de problematizar, por meio de narrativas de crianças, sentidos atribuídos a esses campos do saber a partir do trabalho com a literatura, o desenho e as linguagens cartográfica, lúdica e matemática. Pela interpretação dessas narrativas guardadas individualmente em portfólio, pode-se verificar que as experiências lúdicas com as múltiplas linguagens foram as que desencadearam aprendizagens, constituindo-se como uma metodologia a ser considerada nas práticas pedagógicas. |
id |
UEPG-31_29d1ba441c43ee7c2864572eccf3e97b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/7988 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MÚLTIPLAS LINGUAGENS COMO METODOLOGIA PARA PENSAR O TEMPO E O ESPAÇO: O PONTO DE VISTA DAS CRIANÇASMúltiplas linguagens. Tempo. Espaço. Narrativas de crianças.Metodologia para o ensino de História e GeografiaEste texto, que é parte de uma pesquisa de iniciação científica, discute o papel que as múltiplas linguagens ocupam no ensino de História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste estudo é o de problematizar, por meio de narrativas de crianças, sentidos atribuídos a esses campos do saber a partir do trabalho com a literatura, o desenho e as linguagens cartográfica, lúdica e matemática. Pela interpretação dessas narrativas guardadas individualmente em portfólio, pode-se verificar que as experiências lúdicas com as múltiplas linguagens foram as que desencadearam aprendizagens, constituindo-se como uma metodologia a ser considerada nas práticas pedagógicas.Editora UEPG2018-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpeghttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/798810.5212/OlharProfr.v.18i2.0009Olhar de Professor; Bd. 18 Nr. 2 (2015); 293-306Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 293-306Olhar de Professor; Vol. 18 Núm. 2 (2015); 293-306Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 293-306Olhar de Professor; v. 18 n. 2 (2015); 293-3061984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/7988/209209209745https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/7988/209209212031Ferreira, Rosângela Veiga JúlioPinho, Camila SilvaTocantins, Andreia Cristina Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-25T19:34:53Zoai:uepg.br:article/7988Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-25T19:34:53Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MÚLTIPLAS LINGUAGENS COMO METODOLOGIA PARA PENSAR O TEMPO E O ESPAÇO: O PONTO DE VISTA DAS CRIANÇAS |
title |
MÚLTIPLAS LINGUAGENS COMO METODOLOGIA PARA PENSAR O TEMPO E O ESPAÇO: O PONTO DE VISTA DAS CRIANÇAS |
spellingShingle |
MÚLTIPLAS LINGUAGENS COMO METODOLOGIA PARA PENSAR O TEMPO E O ESPAÇO: O PONTO DE VISTA DAS CRIANÇAS Ferreira, Rosângela Veiga Júlio Múltiplas linguagens. Tempo. Espaço. Narrativas de crianças. Metodologia para o ensino de História e Geografia |
title_short |
MÚLTIPLAS LINGUAGENS COMO METODOLOGIA PARA PENSAR O TEMPO E O ESPAÇO: O PONTO DE VISTA DAS CRIANÇAS |
title_full |
MÚLTIPLAS LINGUAGENS COMO METODOLOGIA PARA PENSAR O TEMPO E O ESPAÇO: O PONTO DE VISTA DAS CRIANÇAS |
title_fullStr |
MÚLTIPLAS LINGUAGENS COMO METODOLOGIA PARA PENSAR O TEMPO E O ESPAÇO: O PONTO DE VISTA DAS CRIANÇAS |
title_full_unstemmed |
MÚLTIPLAS LINGUAGENS COMO METODOLOGIA PARA PENSAR O TEMPO E O ESPAÇO: O PONTO DE VISTA DAS CRIANÇAS |
title_sort |
MÚLTIPLAS LINGUAGENS COMO METODOLOGIA PARA PENSAR O TEMPO E O ESPAÇO: O PONTO DE VISTA DAS CRIANÇAS |
author |
Ferreira, Rosângela Veiga Júlio |
author_facet |
Ferreira, Rosângela Veiga Júlio Pinho, Camila Silva Tocantins, Andreia Cristina Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Pinho, Camila Silva Tocantins, Andreia Cristina Teixeira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Rosângela Veiga Júlio Pinho, Camila Silva Tocantins, Andreia Cristina Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Múltiplas linguagens. Tempo. Espaço. Narrativas de crianças. Metodologia para o ensino de História e Geografia |
topic |
Múltiplas linguagens. Tempo. Espaço. Narrativas de crianças. Metodologia para o ensino de História e Geografia |
description |
Este texto, que é parte de uma pesquisa de iniciação científica, discute o papel que as múltiplas linguagens ocupam no ensino de História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste estudo é o de problematizar, por meio de narrativas de crianças, sentidos atribuídos a esses campos do saber a partir do trabalho com a literatura, o desenho e as linguagens cartográfica, lúdica e matemática. Pela interpretação dessas narrativas guardadas individualmente em portfólio, pode-se verificar que as experiências lúdicas com as múltiplas linguagens foram as que desencadearam aprendizagens, constituindo-se como uma metodologia a ser considerada nas práticas pedagógicas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/7988 10.5212/OlharProfr.v.18i2.0009 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/7988 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.18i2.0009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/7988/209209209745 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/7988/209209212031 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 18 Nr. 2 (2015); 293-306 Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 293-306 Olhar de Professor; Vol. 18 Núm. 2 (2015); 293-306 Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 293-306 Olhar de Professor; v. 18 n. 2 (2015); 293-306 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496297521152 |