QUESTÕES EM TORNO DO JONGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3404 |
Resumo: | O Jongo esteve presente na atividades regulares da Educação Física em uma escola em Oswaldo Cruz, subúrbio da cidade do Rio de Janeiro, em 2018. Ele já foi registrado como patrimônio imaterial, demonstrando assim sua importância para a história, a memória e a formação de identidades com referências africanas no Brasil, e no caso, pelo sudeste e no Rio de Janeiro. Diante disso e devido à nossa localidade, território de Jongo e Samba, e tão próxima à Madureira, sede do Jongo da Serinha, fizemos parceira com a professora de Educação Infantil e efetivamos um projeto conjunto. Para o planejamento em questão foram usados alguns documentos oficiais, como também material produzido pela academia e pela autoorganização das comunidades jongueiras. Mantivemos a premissa de uma educação que valorizasse a diversidade cultural, conforme o Projeto Político Pedagógico da escola, de mesmo nome, com uma perspectiva antirracista, que destacasse também a temática da ancestralidade.O Jongo esteve presente na atividades regulares da Educação Física em uma escola em Oswaldo Cruz, subúrbio da cidade do Rio de Janeiro, em 2018. Ele já foi registrado como patrimônio imaterial, demonstrando assim sua importância para a história, a memória e a formação de identidades com referências africanas no Brasil, e no caso, pelo sudeste e no Rio de Janeiro.Diante disso e devido à nossa localidade, território de Jongo e Samba, e tão próxima à Madureira, sede do Jongo da Serinha, fizemos parceira com a professora de Educação Infantil e efetivamos um projeto conjunto. Para o planejamento em questão foram usados alguns documentos oficiais, como também material produzido pela academia e pela autoorganização das comunidades jongueiras. Mantivemos a premissa de uma educação que valorizasse a diversidade cultural, conforme o Projeto Político Pedagógico da escola, de mesmo nome, com uma perspectiva antirracista, que destacasse também a temática da ancestralidade. |
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