Geografia na Educação Infantil: uma análise a partir da experiência de Itabaiana, Sergipe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3173 |
Resumo: | A Geografia é uma ciência de suma importância na Educação Infantil, pois, nessa fase, a criança precisa explorar o mundo que a rodeia como forma de orientar-se, localizar-se, deslocar-se e agir no espaço. A proposta deste trabalho é analisar o desenvolvimento da percepção geográfica de docentes na Educação Infantil do município de Itabaiana, Sergipe. A pesquisa, de cunho empírico-analítico com base qualitativa, apoia-se em fundamentação teórica sobre a educação infantil e o desenvolvimento da percepção geográfica; e na experiência empírica de dez docentes ativos por meio de entrevistas. Diante dessas experiências, avaliadas por estagiários, valida-se que as atividades didático-metodológicas em Geografia são pouco exploradas em suas especificidades, resumindo-se a noções espaciais. Assim, infere-se a necessidade de formação continuada e de valorização do ensino de Geografia na Educação Infantil. |
id |
CP2-1_9337e9282febe432f017667bd1e76e9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3173 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Geografia na Educação Infantil: uma análise a partir da experiência de Itabaiana, SergipeEducação InfantilEnsino de GeografiaPedagogiaEstágioExperiências DocentesEnsino de GeografiaEducação InfantilA Geografia é uma ciência de suma importância na Educação Infantil, pois, nessa fase, a criança precisa explorar o mundo que a rodeia como forma de orientar-se, localizar-se, deslocar-se e agir no espaço. A proposta deste trabalho é analisar o desenvolvimento da percepção geográfica de docentes na Educação Infantil do município de Itabaiana, Sergipe. A pesquisa, de cunho empírico-analítico com base qualitativa, apoia-se em fundamentação teórica sobre a educação infantil e o desenvolvimento da percepção geográfica; e na experiência empírica de dez docentes ativos por meio de entrevistas. Diante dessas experiências, avaliadas por estagiários, valida-se que as atividades didático-metodológicas em Geografia são pouco exploradas em suas especificidades, resumindo-se a noções espaciais. Assim, infere-se a necessidade de formação continuada e de valorização do ensino de Geografia na Educação Infantil.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3173Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 17 (2022): GIRAMUNDO, DÉCIMA SÉTIMA EDIÇÃO; 43-542358-446710.33025/grgcp2.v9i17reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3173/2481Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Carlos AlbertoMendonça, Diana CarvalhoSantos, Wagner Sena2023-12-31T12:57:01Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3173Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T12:57:01Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geografia na Educação Infantil: uma análise a partir da experiência de Itabaiana, Sergipe |
title |
Geografia na Educação Infantil: uma análise a partir da experiência de Itabaiana, Sergipe |
spellingShingle |
Geografia na Educação Infantil: uma análise a partir da experiência de Itabaiana, Sergipe Vasconcelos, Carlos Alberto Educação Infantil Ensino de Geografia Pedagogia Estágio Experiências Docentes Ensino de Geografia Educação Infantil |
title_short |
Geografia na Educação Infantil: uma análise a partir da experiência de Itabaiana, Sergipe |
title_full |
Geografia na Educação Infantil: uma análise a partir da experiência de Itabaiana, Sergipe |
title_fullStr |
Geografia na Educação Infantil: uma análise a partir da experiência de Itabaiana, Sergipe |
title_full_unstemmed |
Geografia na Educação Infantil: uma análise a partir da experiência de Itabaiana, Sergipe |
title_sort |
Geografia na Educação Infantil: uma análise a partir da experiência de Itabaiana, Sergipe |
author |
Vasconcelos, Carlos Alberto |
author_facet |
Vasconcelos, Carlos Alberto Mendonça, Diana Carvalho Santos, Wagner Sena |
author_role |
author |
author2 |
Mendonça, Diana Carvalho Santos, Wagner Sena |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Carlos Alberto Mendonça, Diana Carvalho Santos, Wagner Sena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Ensino de Geografia Pedagogia Estágio Experiências Docentes Ensino de Geografia Educação Infantil |
topic |
Educação Infantil Ensino de Geografia Pedagogia Estágio Experiências Docentes Ensino de Geografia Educação Infantil |
description |
A Geografia é uma ciência de suma importância na Educação Infantil, pois, nessa fase, a criança precisa explorar o mundo que a rodeia como forma de orientar-se, localizar-se, deslocar-se e agir no espaço. A proposta deste trabalho é analisar o desenvolvimento da percepção geográfica de docentes na Educação Infantil do município de Itabaiana, Sergipe. A pesquisa, de cunho empírico-analítico com base qualitativa, apoia-se em fundamentação teórica sobre a educação infantil e o desenvolvimento da percepção geográfica; e na experiência empírica de dez docentes ativos por meio de entrevistas. Diante dessas experiências, avaliadas por estagiários, valida-se que as atividades didático-metodológicas em Geografia são pouco exploradas em suas especificidades, resumindo-se a noções espaciais. Assim, infere-se a necessidade de formação continuada e de valorização do ensino de Geografia na Educação Infantil. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3173 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3173/2481 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 17 (2022): GIRAMUNDO, DÉCIMA SÉTIMA EDIÇÃO; 43-54 2358-4467 10.33025/grgcp2.v9i17 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177491632128 |