Geografia na Educação Infantil: uma análise a partir da experiência de Itabaiana, Sergipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Carlos Alberto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mendonça, Diana Carvalho, Santos, Wagner Sena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3173
Resumo: A Geografia é uma ciência de suma importância na Educação Infantil, pois, nessa fase, a criança precisa explorar o mundo que a rodeia como forma de orientar-se, localizar-se, deslocar-se e agir no espaço. A proposta deste trabalho é analisar o desenvolvimento da percepção geográfica de docentes na Educação Infantil do município de Itabaiana, Sergipe. A pesquisa, de cunho empírico-analítico com base qualitativa, apoia-se em fundamentação teórica sobre a educação infantil e o desenvolvimento da percepção geográfica; e na experiência empírica de dez docentes ativos por meio de entrevistas. Diante dessas experiências, avaliadas por estagiários, valida-se que as atividades didático-metodológicas em Geografia são pouco exploradas em suas especificidades, resumindo-se a noções espaciais. Assim, infere-se a necessidade de formação continuada e de valorização do ensino de Geografia na Educação Infantil.
id CP2-1_9337e9282febe432f017667bd1e76e9b
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3173
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Geografia na Educação Infantil: uma análise a partir da experiência de Itabaiana, SergipeEducação InfantilEnsino de GeografiaPedagogiaEstágioExperiências DocentesEnsino de GeografiaEducação InfantilA Geografia é uma ciência de suma importância na Educação Infantil, pois, nessa fase, a criança precisa explorar o mundo que a rodeia como forma de orientar-se, localizar-se, deslocar-se e agir no espaço. A proposta deste trabalho é analisar o desenvolvimento da percepção geográfica de docentes na Educação Infantil do município de Itabaiana, Sergipe. A pesquisa, de cunho empírico-analítico com base qualitativa, apoia-se em fundamentação teórica sobre a educação infantil e o desenvolvimento da percepção geográfica; e na experiência empírica de dez docentes ativos por meio de entrevistas. Diante dessas experiências, avaliadas por estagiários, valida-se que as atividades didático-metodológicas em Geografia são pouco exploradas em suas especificidades, resumindo-se a noções espaciais. Assim, infere-se a necessidade de formação continuada e de valorização do ensino de Geografia na Educação Infantil.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3173Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 17 (2022): GIRAMUNDO, DÉCIMA SÉTIMA EDIÇÃO; 43-542358-446710.33025/grgcp2.v9i17reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3173/2481Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Carlos AlbertoMendonça, Diana CarvalhoSantos, Wagner Sena2023-12-31T12:57:01Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3173Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T12:57:01Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Geografia na Educação Infantil: uma análise a partir da experiência de Itabaiana, Sergipe
title Geografia na Educação Infantil: uma análise a partir da experiência de Itabaiana, Sergipe
spellingShingle Geografia na Educação Infantil: uma análise a partir da experiência de Itabaiana, Sergipe
Vasconcelos, Carlos Alberto
Educação Infantil
Ensino de Geografia
Pedagogia
Estágio
Experiências Docentes
Ensino de Geografia
Educação Infantil
title_short Geografia na Educação Infantil: uma análise a partir da experiência de Itabaiana, Sergipe
title_full Geografia na Educação Infantil: uma análise a partir da experiência de Itabaiana, Sergipe
title_fullStr Geografia na Educação Infantil: uma análise a partir da experiência de Itabaiana, Sergipe
title_full_unstemmed Geografia na Educação Infantil: uma análise a partir da experiência de Itabaiana, Sergipe
title_sort Geografia na Educação Infantil: uma análise a partir da experiência de Itabaiana, Sergipe
author Vasconcelos, Carlos Alberto
author_facet Vasconcelos, Carlos Alberto
Mendonça, Diana Carvalho
Santos, Wagner Sena
author_role author
author2 Mendonça, Diana Carvalho
Santos, Wagner Sena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Carlos Alberto
Mendonça, Diana Carvalho
Santos, Wagner Sena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Ensino de Geografia
Pedagogia
Estágio
Experiências Docentes
Ensino de Geografia
Educação Infantil
topic Educação Infantil
Ensino de Geografia
Pedagogia
Estágio
Experiências Docentes
Ensino de Geografia
Educação Infantil
description A Geografia é uma ciência de suma importância na Educação Infantil, pois, nessa fase, a criança precisa explorar o mundo que a rodeia como forma de orientar-se, localizar-se, deslocar-se e agir no espaço. A proposta deste trabalho é analisar o desenvolvimento da percepção geográfica de docentes na Educação Infantil do município de Itabaiana, Sergipe. A pesquisa, de cunho empírico-analítico com base qualitativa, apoia-se em fundamentação teórica sobre a educação infantil e o desenvolvimento da percepção geográfica; e na experiência empírica de dez docentes ativos por meio de entrevistas. Diante dessas experiências, avaliadas por estagiários, valida-se que as atividades didático-metodológicas em Geografia são pouco exploradas em suas especificidades, resumindo-se a noções espaciais. Assim, infere-se a necessidade de formação continuada e de valorização do ensino de Geografia na Educação Infantil.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3173
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3173/2481
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 17 (2022): GIRAMUNDO, DÉCIMA SÉTIMA EDIÇÃO; 43-54
2358-4467
10.33025/grgcp2.v9i17
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177491632128