O Colégio Pedro II e a institucionalização da geografia escolar no Brasil Império
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/7 |
Resumo: | Neste texto buscar-se-á discutir a institucionalização da geografia no currículo das escolas brasileira, tomando por base os currículos que foram prescritos para o Imperial Colégio de Pedro II, instituição criada em 1837, na cidade do Rio de Janeiro. Friso que optei por discorrer sobre a história da geografia escolar, em um período que o currículo prescrito para o Imperial Colégio de Pedro II deveria padronizar nacionalmente (pelo menos era esta a intenção), a seleção cultural considerada, segundo os legisladores brasileiros, digna de ser assimilada pelas novas gerações. Portanto, o período por nós estudado se estende de 1837 - data de criação do colégio - até a década de 80 do século XIX, quando se proclama a República no Brasil. Para que pudéssemos identificar e analisar o currículo prescrito para a disciplina geografia - e aqui fazemos uma ressalva de que nossa análise será restrita ao currículo prescrito ou explícito, o que torna a análise do currículo que foi efetivado nas salas de aula a principal lacuna que deixaremos nesta pesquisa -, realizamos o levantamento e seleção de bibliografias que se reportam ao período estudado, e, sobretudo, de textos escritos de caráter oficial e técnico - as leis que normatizaram o ensino naquele colégio e os conteúdos programáticos fixados pelo legislativo brasileiro ou pela congregação do referido estabelecimento de ensino. Este material foi objeto de uma descrição analítica, ou seja, sobre o mesmo realizamos um estudo mais aprofundado à luz do referencial teórico que tem norteado meus estudos. O que se segue são partes significativas de meus achados. |
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