Funk e geografia: breves reflexões e relatos de experiências pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Leonardo Castro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/41
Resumo: O presente trabalho possui caráter reflexivo e relata algumas experiências relacionadas à prática pedagógica do autor. Ela busca, sobretudo, utilizar a abordagem do funk, enquanto expressão sociocultural, como um dos instrumentos possíveis de construção do saber geográfico no espaço escolar. O trabalho está dividido em três partes. Na introdução procura-se apresentar de maneira breve e crítica o fenômeno funk, apontando seus pontos de tensão. Num segundo momento, são realizados relatos de três experiências: no VII Congresso Brasileiro de Geógrafos (CBG), numa escola municipal em Vigário Geral e no Colégio Pedro II. Por fim, são feitas algumas considerações acerca da apropriação do funk para a prática pedagógica em geografia.
id CP2-1_9cf326c4ae3edc26ec85a7ca100e100f
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/41
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Funk e geografia: breves reflexões e relatos de experiências pedagógicasFunkGeografiaEnsinoRelatos.Ensino de GeografiaPráticas PedagógicasO presente trabalho possui caráter reflexivo e relata algumas experiências relacionadas à prática pedagógica do autor. Ela busca, sobretudo, utilizar a abordagem do funk, enquanto expressão sociocultural, como um dos instrumentos possíveis de construção do saber geográfico no espaço escolar. O trabalho está dividido em três partes. Na introdução procura-se apresentar de maneira breve e crítica o fenômeno funk, apontando seus pontos de tensão. Num segundo momento, são realizados relatos de três experiências: no VII Congresso Brasileiro de Geógrafos (CBG), numa escola municipal em Vigário Geral e no Colégio Pedro II. Por fim, são feitas algumas considerações acerca da apropriação do funk para a prática pedagógica em geografia.Imperial Editora do Colégio Pedro II2015-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/41Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 1 n. 2 (2014): GIRAMUNDO, SEGUNDA EDIÇÃO; 81-892358-446710.33025/grgcp2.v1i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/41/25Ferreira, Leonardo Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-06T14:08:25Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/41Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2016-04-06T14:08:25Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Funk e geografia: breves reflexões e relatos de experiências pedagógicas
title Funk e geografia: breves reflexões e relatos de experiências pedagógicas
spellingShingle Funk e geografia: breves reflexões e relatos de experiências pedagógicas
Ferreira, Leonardo Castro
Funk
Geografia
Ensino
Relatos.
Ensino de Geografia
Práticas Pedagógicas
title_short Funk e geografia: breves reflexões e relatos de experiências pedagógicas
title_full Funk e geografia: breves reflexões e relatos de experiências pedagógicas
title_fullStr Funk e geografia: breves reflexões e relatos de experiências pedagógicas
title_full_unstemmed Funk e geografia: breves reflexões e relatos de experiências pedagógicas
title_sort Funk e geografia: breves reflexões e relatos de experiências pedagógicas
author Ferreira, Leonardo Castro
author_facet Ferreira, Leonardo Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Leonardo Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Funk
Geografia
Ensino
Relatos.
Ensino de Geografia
Práticas Pedagógicas
topic Funk
Geografia
Ensino
Relatos.
Ensino de Geografia
Práticas Pedagógicas
description O presente trabalho possui caráter reflexivo e relata algumas experiências relacionadas à prática pedagógica do autor. Ela busca, sobretudo, utilizar a abordagem do funk, enquanto expressão sociocultural, como um dos instrumentos possíveis de construção do saber geográfico no espaço escolar. O trabalho está dividido em três partes. Na introdução procura-se apresentar de maneira breve e crítica o fenômeno funk, apontando seus pontos de tensão. Num segundo momento, são realizados relatos de três experiências: no VII Congresso Brasileiro de Geógrafos (CBG), numa escola municipal em Vigário Geral e no Colégio Pedro II. Por fim, são feitas algumas considerações acerca da apropriação do funk para a prática pedagógica em geografia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/41
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/41
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/41/25
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 1 n. 2 (2014): GIRAMUNDO, SEGUNDA EDIÇÃO; 81-89
2358-4467
10.33025/grgcp2.v1i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176593002497