O PIBID e a Residência Docente: relatos de experiências de formação de professores no Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3342 |
Resumo: | O relato versa sobre a formação de professores de sociologia e a relação com os programas de formação de professores inicial e continuada, tais como: o Programa de Iniciação à docência (PIBID) e o Programa de Residência docente do Colégio Pedro II (PRD -CPII). Tais são experiências restritas ao estado do Rio de Janeiro e com três professoras da Rede Estadual de Educação deste território. O objetivo do trabalho é compreender como essas políticas públicas voltadas para a formação de professores contribuíram para a construção do conhecimento escolar da disciplina, e como interferem na formação destes docentes. O quadro teórico metodológico desse estudo conta com o autor inglês Ivor Goodson, que afirma a centralidade dos docentes nas decisões referentes ao currículo e ao ensino, com Bernadete Gatti, que reflete sobre os impactos das políticas de formação docente no Brasil, e com Mario Bispo dos Santos que investiga o PIBID de Ciências Sociais/Sociologia. Assim, será demonstrado como o investimento dessas políticas públicas traz um novo status ao professor da educação básica no processo de formação de novos docentes, e discutiremos sobre as características específicas dessas políticas públicas que fortalecem o processo de formação de novos docentes. |
id |
CP2-1_b9b35443daa572ac69a3dd6881109592 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3342 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O PIBID e a Residência Docente: relatos de experiências de formação de professores no Rio de JaneiroO relato versa sobre a formação de professores de sociologia e a relação com os programas de formação de professores inicial e continuada, tais como: o Programa de Iniciação à docência (PIBID) e o Programa de Residência docente do Colégio Pedro II (PRD -CPII). Tais são experiências restritas ao estado do Rio de Janeiro e com três professoras da Rede Estadual de Educação deste território. O objetivo do trabalho é compreender como essas políticas públicas voltadas para a formação de professores contribuíram para a construção do conhecimento escolar da disciplina, e como interferem na formação destes docentes. O quadro teórico metodológico desse estudo conta com o autor inglês Ivor Goodson, que afirma a centralidade dos docentes nas decisões referentes ao currículo e ao ensino, com Bernadete Gatti, que reflete sobre os impactos das políticas de formação docente no Brasil, e com Mario Bispo dos Santos que investiga o PIBID de Ciências Sociais/Sociologia. Assim, será demonstrado como o investimento dessas políticas públicas traz um novo status ao professor da educação básica no processo de formação de novos docentes, e discutiremos sobre as características específicas dessas políticas públicas que fortalecem o processo de formação de novos docentes.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3342Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 27: O Novo Ensino Médio e o ensino de Sociologia: resistir para existir!; 104-1151983-007610.33025/rps.v0i27reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3342/2045Santos, Vanice da Silva Pereira dosAnjos, Bruna Lucila de Gois dosD'Alecio, Gabrielle Cotriminfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-16T10:15:12Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3342Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-07-16T10:15:12Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PIBID e a Residência Docente: relatos de experiências de formação de professores no Rio de Janeiro |
title |
O PIBID e a Residência Docente: relatos de experiências de formação de professores no Rio de Janeiro |
spellingShingle |
O PIBID e a Residência Docente: relatos de experiências de formação de professores no Rio de Janeiro Santos, Vanice da Silva Pereira dos |
title_short |
O PIBID e a Residência Docente: relatos de experiências de formação de professores no Rio de Janeiro |
title_full |
O PIBID e a Residência Docente: relatos de experiências de formação de professores no Rio de Janeiro |
title_fullStr |
O PIBID e a Residência Docente: relatos de experiências de formação de professores no Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
O PIBID e a Residência Docente: relatos de experiências de formação de professores no Rio de Janeiro |
title_sort |
O PIBID e a Residência Docente: relatos de experiências de formação de professores no Rio de Janeiro |
author |
Santos, Vanice da Silva Pereira dos |
author_facet |
Santos, Vanice da Silva Pereira dos Anjos, Bruna Lucila de Gois dos D'Alecio, Gabrielle Cotrim |
author_role |
author |
author2 |
Anjos, Bruna Lucila de Gois dos D'Alecio, Gabrielle Cotrim |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Vanice da Silva Pereira dos Anjos, Bruna Lucila de Gois dos D'Alecio, Gabrielle Cotrim |
description |
O relato versa sobre a formação de professores de sociologia e a relação com os programas de formação de professores inicial e continuada, tais como: o Programa de Iniciação à docência (PIBID) e o Programa de Residência docente do Colégio Pedro II (PRD -CPII). Tais são experiências restritas ao estado do Rio de Janeiro e com três professoras da Rede Estadual de Educação deste território. O objetivo do trabalho é compreender como essas políticas públicas voltadas para a formação de professores contribuíram para a construção do conhecimento escolar da disciplina, e como interferem na formação destes docentes. O quadro teórico metodológico desse estudo conta com o autor inglês Ivor Goodson, que afirma a centralidade dos docentes nas decisões referentes ao currículo e ao ensino, com Bernadete Gatti, que reflete sobre os impactos das políticas de formação docente no Brasil, e com Mario Bispo dos Santos que investiga o PIBID de Ciências Sociais/Sociologia. Assim, será demonstrado como o investimento dessas políticas públicas traz um novo status ao professor da educação básica no processo de formação de novos docentes, e discutiremos sobre as características específicas dessas políticas públicas que fortalecem o processo de formação de novos docentes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3342 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3342 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3342/2045 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 27: O Novo Ensino Médio e o ensino de Sociologia: resistir para existir!; 104-115 1983-0076 10.33025/rps.v0i27 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176212369408 |