CAMINHOS E DESCAMINHOS DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AFINAL, O QUE MUDOU?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/629 |
Resumo: | Este artigo verificou os caminhos da avaliação em Educação Física escolar nos últimos vinte anos, a partir da análise de três pesquisas, consideradas como referência na temática, realizadas neste período em diferentes regiões do país. Constatou-se que apesar de novos aportes teóricos a partir de 1980 na área de estudo, a prática da avaliação ainda está vinculada a tendência clássica, que privilegia o aspecto quantitativo. Assim, as dimensões conceituais e atitudinais ainda permanecem relegadas em um plano secundário no processo, evidenciando a possibilidade de que ainda existem hiatos entre o embasamento teórico apreendido e a prática cotidiana dos professores em relação à construção e à aplicação de um processo avaliativo que auxilie na formação dos futuros cidadãos de forma contextualizada. |
id |
CP2-1_c3e0e930cba347fd1e132f37a740467b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/629 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
CAMINHOS E DESCAMINHOS DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AFINAL, O QUE MUDOU?AvaliaçãoEducação Física EscolarCotidiano.Este artigo verificou os caminhos da avaliação em Educação Física escolar nos últimos vinte anos, a partir da análise de três pesquisas, consideradas como referência na temática, realizadas neste período em diferentes regiões do país. Constatou-se que apesar de novos aportes teóricos a partir de 1980 na área de estudo, a prática da avaliação ainda está vinculada a tendência clássica, que privilegia o aspecto quantitativo. Assim, as dimensões conceituais e atitudinais ainda permanecem relegadas em um plano secundário no processo, evidenciando a possibilidade de que ainda existem hiatos entre o embasamento teórico apreendido e a prática cotidiana dos professores em relação à construção e à aplicação de um processo avaliativo que auxilie na formação dos futuros cidadãos de forma contextualizada.Imperial Editora do Colégio Pedro II2016-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empíricaapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/629Temas em Educação Física Escolar; v. 1 n. 1 (2016): ABR/DEZ 2016; 30-522525-591610.33025/tefe.v1i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/629/537Oliveira, José Mauro de Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-15T22:07:38Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/629Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-06-15T22:07:38Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
CAMINHOS E DESCAMINHOS DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AFINAL, O QUE MUDOU? |
title |
CAMINHOS E DESCAMINHOS DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AFINAL, O QUE MUDOU? |
spellingShingle |
CAMINHOS E DESCAMINHOS DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AFINAL, O QUE MUDOU? Oliveira, José Mauro de Sá Avaliação Educação Física Escolar Cotidiano. |
title_short |
CAMINHOS E DESCAMINHOS DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AFINAL, O QUE MUDOU? |
title_full |
CAMINHOS E DESCAMINHOS DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AFINAL, O QUE MUDOU? |
title_fullStr |
CAMINHOS E DESCAMINHOS DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AFINAL, O QUE MUDOU? |
title_full_unstemmed |
CAMINHOS E DESCAMINHOS DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AFINAL, O QUE MUDOU? |
title_sort |
CAMINHOS E DESCAMINHOS DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AFINAL, O QUE MUDOU? |
author |
Oliveira, José Mauro de Sá |
author_facet |
Oliveira, José Mauro de Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, José Mauro de Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Educação Física Escolar Cotidiano. |
topic |
Avaliação Educação Física Escolar Cotidiano. |
description |
Este artigo verificou os caminhos da avaliação em Educação Física escolar nos últimos vinte anos, a partir da análise de três pesquisas, consideradas como referência na temática, realizadas neste período em diferentes regiões do país. Constatou-se que apesar de novos aportes teóricos a partir de 1980 na área de estudo, a prática da avaliação ainda está vinculada a tendência clássica, que privilegia o aspecto quantitativo. Assim, as dimensões conceituais e atitudinais ainda permanecem relegadas em um plano secundário no processo, evidenciando a possibilidade de que ainda existem hiatos entre o embasamento teórico apreendido e a prática cotidiana dos professores em relação à construção e à aplicação de um processo avaliativo que auxilie na formação dos futuros cidadãos de forma contextualizada. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/629 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/629/537 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 1 n. 1 (2016): ABR/DEZ 2016; 30-52 2525-5916 10.33025/tefe.v1i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178346221568 |