CAMINHOS E DESCAMINHOS DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AFINAL, O QUE MUDOU?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, José Mauro de Sá
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/629
Resumo: Este artigo verificou os caminhos da avaliação em Educação Física escolar nos últimos vinte anos, a partir da análise de três pesquisas, consideradas como referência na temática, realizadas neste período em diferentes regiões do país. Constatou-se que apesar de novos aportes teóricos a partir de 1980 na área de estudo, a prática da avaliação ainda está vinculada a tendência clássica, que privilegia o aspecto quantitativo. Assim, as dimensões conceituais e atitudinais ainda permanecem relegadas em um plano secundário no processo, evidenciando a possibilidade de que ainda existem hiatos entre o embasamento teórico apreendido e a prática cotidiana dos professores em relação à construção e à aplicação de um processo avaliativo que auxilie na formação dos futuros cidadãos de forma contextualizada.
id CP2-1_c3e0e930cba347fd1e132f37a740467b
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/629
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling CAMINHOS E DESCAMINHOS DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AFINAL, O QUE MUDOU?AvaliaçãoEducação Física EscolarCotidiano.Este artigo verificou os caminhos da avaliação em Educação Física escolar nos últimos vinte anos, a partir da análise de três pesquisas, consideradas como referência na temática, realizadas neste período em diferentes regiões do país. Constatou-se que apesar de novos aportes teóricos a partir de 1980 na área de estudo, a prática da avaliação ainda está vinculada a tendência clássica, que privilegia o aspecto quantitativo. Assim, as dimensões conceituais e atitudinais ainda permanecem relegadas em um plano secundário no processo, evidenciando a possibilidade de que ainda existem hiatos entre o embasamento teórico apreendido e a prática cotidiana dos professores em relação à construção e à aplicação de um processo avaliativo que auxilie na formação dos futuros cidadãos de forma contextualizada.Imperial Editora do Colégio Pedro II2016-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empíricaapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/629Temas em Educação Física Escolar; v. 1 n. 1 (2016): ABR/DEZ 2016; 30-522525-591610.33025/tefe.v1i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/629/537Oliveira, José Mauro de Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-15T22:07:38Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/629Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-06-15T22:07:38Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv CAMINHOS E DESCAMINHOS DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AFINAL, O QUE MUDOU?
title CAMINHOS E DESCAMINHOS DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AFINAL, O QUE MUDOU?
spellingShingle CAMINHOS E DESCAMINHOS DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AFINAL, O QUE MUDOU?
Oliveira, José Mauro de Sá
Avaliação
Educação Física Escolar
Cotidiano.
title_short CAMINHOS E DESCAMINHOS DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AFINAL, O QUE MUDOU?
title_full CAMINHOS E DESCAMINHOS DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AFINAL, O QUE MUDOU?
title_fullStr CAMINHOS E DESCAMINHOS DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AFINAL, O QUE MUDOU?
title_full_unstemmed CAMINHOS E DESCAMINHOS DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AFINAL, O QUE MUDOU?
title_sort CAMINHOS E DESCAMINHOS DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AFINAL, O QUE MUDOU?
author Oliveira, José Mauro de Sá
author_facet Oliveira, José Mauro de Sá
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, José Mauro de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Educação Física Escolar
Cotidiano.
topic Avaliação
Educação Física Escolar
Cotidiano.
description Este artigo verificou os caminhos da avaliação em Educação Física escolar nos últimos vinte anos, a partir da análise de três pesquisas, consideradas como referência na temática, realizadas neste período em diferentes regiões do país. Constatou-se que apesar de novos aportes teóricos a partir de 1980 na área de estudo, a prática da avaliação ainda está vinculada a tendência clássica, que privilegia o aspecto quantitativo. Assim, as dimensões conceituais e atitudinais ainda permanecem relegadas em um plano secundário no processo, evidenciando a possibilidade de que ainda existem hiatos entre o embasamento teórico apreendido e a prática cotidiana dos professores em relação à construção e à aplicação de um processo avaliativo que auxilie na formação dos futuros cidadãos de forma contextualizada.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/629
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/629/537
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 1 n. 1 (2016): ABR/DEZ 2016; 30-52
2525-5916
10.33025/tefe.v1i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178346221568