Inovação na educação física escolar: desafiando a previsível imutabilidade didático pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maldonado, Daniel Teixeira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vieira, Pollyane de Barros Albuquerque, Sanches Neto, Luiz, Freire, Elisabete dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62700
Resumo: In order to understand the characteristics of innovative pedagogical practices, we analyzed the scientific papers about innovation in the daily school of Physical Education, published in the journals from stratum A1 to B5 of WebQualis 2014. We identified 161 papers that analyzed pedagogical innovation, and a relevant part of this production is published in journals classi-fied in stratum B4 and B5. The diversification of the themes presented, the systematization of the curriculum and the selection of various teaching strategies were the main forms of innova-tion identified. We conclude that there is an increase in the number of publications that evi-dences the existence of pedagogical practices that break with the tradition that has marked the Physical Education.
id UFC-7_fbbb1745baa302b806e0d6f8abedd7cb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/62700
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Inovação na educação física escolar: desafiando a previsível imutabilidade didático pedagógicaInnovation in school physical education: challenging predictable immutability educational and pedagogicalEducação físicaEscolaInovação pedagógicaCotidiano escolarIn order to understand the characteristics of innovative pedagogical practices, we analyzed the scientific papers about innovation in the daily school of Physical Education, published in the journals from stratum A1 to B5 of WebQualis 2014. We identified 161 papers that analyzed pedagogical innovation, and a relevant part of this production is published in journals classi-fied in stratum B4 and B5. The diversification of the themes presented, the systematization of the curriculum and the selection of various teaching strategies were the main forms of innova-tion identified. We conclude that there is an increase in the number of publications that evi-dences the existence of pedagogical practices that break with the tradition that has marked the Physical Education.Com o objetivo de compreender as características das práticas pedagógicas inovadoras, analisamos os artigos científicos sobre inovação no cotidiano escolar da Educação Física (EF), publicados em periódicos dos estratos A1 a B5 do WebQualis 2014. Identificamos 161 artigos que analisavam a inovação na EF escolar, sendo que uma relevante parte desta produção é divulgada em periódicos situados em revistas classificadas nos estratos B4 e B5. A diversificação das temáticas apresentadas, a sistematização do currículo e a seleção de variadas estratégias de ensino foram as principais formas de inovação identificadas. Concluímos que há um crescimento no número de publicações que evidenciam a existência de práticas pedagógicas que rompem com a tradição que tem marcado a EF.Pensar a Prática2021-12-03T12:10:59Z2021-12-03T12:10:59Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMALDONADO, Daniel Teixeira et al. Inovação na educação física escolar: desafiando a previsível imutabilidade didático pedagógica. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 2, abr./jun. 2018.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62700Maldonado, Daniel TeixeiraVieira, Pollyane de Barros AlbuquerqueSanches Neto, LuizFreire, Elisabete dos Santosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-03T12:11:42Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/62700Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:22:07.065849Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação na educação física escolar: desafiando a previsível imutabilidade didático pedagógica
Innovation in school physical education: challenging predictable immutability educational and pedagogical
title Inovação na educação física escolar: desafiando a previsível imutabilidade didático pedagógica
spellingShingle Inovação na educação física escolar: desafiando a previsível imutabilidade didático pedagógica
Maldonado, Daniel Teixeira
Educação física
Escola
Inovação pedagógica
Cotidiano escolar
title_short Inovação na educação física escolar: desafiando a previsível imutabilidade didático pedagógica
title_full Inovação na educação física escolar: desafiando a previsível imutabilidade didático pedagógica
title_fullStr Inovação na educação física escolar: desafiando a previsível imutabilidade didático pedagógica
title_full_unstemmed Inovação na educação física escolar: desafiando a previsível imutabilidade didático pedagógica
title_sort Inovação na educação física escolar: desafiando a previsível imutabilidade didático pedagógica
author Maldonado, Daniel Teixeira
author_facet Maldonado, Daniel Teixeira
Vieira, Pollyane de Barros Albuquerque
Sanches Neto, Luiz
Freire, Elisabete dos Santos
author_role author
author2 Vieira, Pollyane de Barros Albuquerque
Sanches Neto, Luiz
Freire, Elisabete dos Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maldonado, Daniel Teixeira
Vieira, Pollyane de Barros Albuquerque
Sanches Neto, Luiz
Freire, Elisabete dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Escola
Inovação pedagógica
Cotidiano escolar
topic Educação física
Escola
Inovação pedagógica
Cotidiano escolar
description In order to understand the characteristics of innovative pedagogical practices, we analyzed the scientific papers about innovation in the daily school of Physical Education, published in the journals from stratum A1 to B5 of WebQualis 2014. We identified 161 papers that analyzed pedagogical innovation, and a relevant part of this production is published in journals classi-fied in stratum B4 and B5. The diversification of the themes presented, the systematization of the curriculum and the selection of various teaching strategies were the main forms of innova-tion identified. We conclude that there is an increase in the number of publications that evi-dences the existence of pedagogical practices that break with the tradition that has marked the Physical Education.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-12-03T12:10:59Z
2021-12-03T12:10:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MALDONADO, Daniel Teixeira et al. Inovação na educação física escolar: desafiando a previsível imutabilidade didático pedagógica. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 2, abr./jun. 2018.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62700
identifier_str_mv MALDONADO, Daniel Teixeira et al. Inovação na educação física escolar: desafiando a previsível imutabilidade didático pedagógica. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 2, abr./jun. 2018.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pensar a Prática
publisher.none.fl_str_mv Pensar a Prática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028774443220992