POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR FEMINISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maldonado, Daniel Teixeira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3135
Resumo: O objetivo estudo foi compreender como que os professores e as professoras de Educação Física organizam a sua prática político-pedagógica problematizando as relações de gênero nas suas aulas. Foram analisados 44 relatos publicados entre os anos 2009 e 2019, em oito periódicos científicos indexados no qualis da Educação Física e da Educação, além de 13 livros que apresentam capítulos relacionados com o cotidiano do componente curricular. A interpretação dos dados foi realizada por meio da análise cultural. Muitos docentes de Educação Física desenvolveram projetos educativos problematizando as relações de gênero que atravessam diversificadas práticas corporais. Os estudantes da Educação Básica acessaram esses conhecimentos e ampliaram a sua leitura de mundo sobre essa temática, questionando os estereótipos, preconceitos e discriminações existentes na sociedade contra as mulheres e as pessoas que possuem diferentes identidades de gênero durante as vivências de danças, lutas, ginásticas, esportes, jogos e brincadeiras.
id CP2-1_e3ffab1c6a15ba570b38ab2f8ca7f758
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3135
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR FEMINISTAEducação Física EscolarRelações de GêneroPráticas Corporais.O objetivo estudo foi compreender como que os professores e as professoras de Educação Física organizam a sua prática político-pedagógica problematizando as relações de gênero nas suas aulas. Foram analisados 44 relatos publicados entre os anos 2009 e 2019, em oito periódicos científicos indexados no qualis da Educação Física e da Educação, além de 13 livros que apresentam capítulos relacionados com o cotidiano do componente curricular. A interpretação dos dados foi realizada por meio da análise cultural. Muitos docentes de Educação Física desenvolveram projetos educativos problematizando as relações de gênero que atravessam diversificadas práticas corporais. Os estudantes da Educação Básica acessaram esses conhecimentos e ampliaram a sua leitura de mundo sobre essa temática, questionando os estereótipos, preconceitos e discriminações existentes na sociedade contra as mulheres e as pessoas que possuem diferentes identidades de gênero durante as vivências de danças, lutas, ginásticas, esportes, jogos e brincadeiras.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3135Temas em Educação Física Escolar; v. 6 n. 1 (2021): JAN/JUN 2021; 15-382525-591610.33025/tefe.v6i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3135/pdf_24Maldonado, Daniel Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-10T15:39:24Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3135Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-09-10T15:39:24Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR FEMINISTA
title POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR FEMINISTA
spellingShingle POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR FEMINISTA
Maldonado, Daniel Teixeira
Educação Física Escolar
Relações de Gênero
Práticas Corporais.
title_short POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR FEMINISTA
title_full POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR FEMINISTA
title_fullStr POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR FEMINISTA
title_full_unstemmed POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR FEMINISTA
title_sort POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR FEMINISTA
author Maldonado, Daniel Teixeira
author_facet Maldonado, Daniel Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maldonado, Daniel Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física Escolar
Relações de Gênero
Práticas Corporais.
topic Educação Física Escolar
Relações de Gênero
Práticas Corporais.
description O objetivo estudo foi compreender como que os professores e as professoras de Educação Física organizam a sua prática político-pedagógica problematizando as relações de gênero nas suas aulas. Foram analisados 44 relatos publicados entre os anos 2009 e 2019, em oito periódicos científicos indexados no qualis da Educação Física e da Educação, além de 13 livros que apresentam capítulos relacionados com o cotidiano do componente curricular. A interpretação dos dados foi realizada por meio da análise cultural. Muitos docentes de Educação Física desenvolveram projetos educativos problematizando as relações de gênero que atravessam diversificadas práticas corporais. Os estudantes da Educação Básica acessaram esses conhecimentos e ampliaram a sua leitura de mundo sobre essa temática, questionando os estereótipos, preconceitos e discriminações existentes na sociedade contra as mulheres e as pessoas que possuem diferentes identidades de gênero durante as vivências de danças, lutas, ginásticas, esportes, jogos e brincadeiras.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3135
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3135/pdf_24
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 6 n. 1 (2021): JAN/JUN 2021; 15-38
2525-5916
10.33025/tefe.v6i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178852683776