POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR FEMINISTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3135 |
Resumo: | O objetivo estudo foi compreender como que os professores e as professoras de Educação Física organizam a sua prática político-pedagógica problematizando as relações de gênero nas suas aulas. Foram analisados 44 relatos publicados entre os anos 2009 e 2019, em oito periódicos científicos indexados no qualis da Educação Física e da Educação, além de 13 livros que apresentam capítulos relacionados com o cotidiano do componente curricular. A interpretação dos dados foi realizada por meio da análise cultural. Muitos docentes de Educação Física desenvolveram projetos educativos problematizando as relações de gênero que atravessam diversificadas práticas corporais. Os estudantes da Educação Básica acessaram esses conhecimentos e ampliaram a sua leitura de mundo sobre essa temática, questionando os estereótipos, preconceitos e discriminações existentes na sociedade contra as mulheres e as pessoas que possuem diferentes identidades de gênero durante as vivências de danças, lutas, ginásticas, esportes, jogos e brincadeiras. |
id |
CP2-1_e3ffab1c6a15ba570b38ab2f8ca7f758 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3135 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR FEMINISTAEducação Física EscolarRelações de GêneroPráticas Corporais.O objetivo estudo foi compreender como que os professores e as professoras de Educação Física organizam a sua prática político-pedagógica problematizando as relações de gênero nas suas aulas. Foram analisados 44 relatos publicados entre os anos 2009 e 2019, em oito periódicos científicos indexados no qualis da Educação Física e da Educação, além de 13 livros que apresentam capítulos relacionados com o cotidiano do componente curricular. A interpretação dos dados foi realizada por meio da análise cultural. Muitos docentes de Educação Física desenvolveram projetos educativos problematizando as relações de gênero que atravessam diversificadas práticas corporais. Os estudantes da Educação Básica acessaram esses conhecimentos e ampliaram a sua leitura de mundo sobre essa temática, questionando os estereótipos, preconceitos e discriminações existentes na sociedade contra as mulheres e as pessoas que possuem diferentes identidades de gênero durante as vivências de danças, lutas, ginásticas, esportes, jogos e brincadeiras.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3135Temas em Educação Física Escolar; v. 6 n. 1 (2021): JAN/JUN 2021; 15-382525-591610.33025/tefe.v6i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3135/pdf_24Maldonado, Daniel Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-10T15:39:24Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3135Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-09-10T15:39:24Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR FEMINISTA |
title |
POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR FEMINISTA |
spellingShingle |
POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR FEMINISTA Maldonado, Daniel Teixeira Educação Física Escolar Relações de Gênero Práticas Corporais. |
title_short |
POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR FEMINISTA |
title_full |
POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR FEMINISTA |
title_fullStr |
POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR FEMINISTA |
title_full_unstemmed |
POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR FEMINISTA |
title_sort |
POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR FEMINISTA |
author |
Maldonado, Daniel Teixeira |
author_facet |
Maldonado, Daniel Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maldonado, Daniel Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Escolar Relações de Gênero Práticas Corporais. |
topic |
Educação Física Escolar Relações de Gênero Práticas Corporais. |
description |
O objetivo estudo foi compreender como que os professores e as professoras de Educação Física organizam a sua prática político-pedagógica problematizando as relações de gênero nas suas aulas. Foram analisados 44 relatos publicados entre os anos 2009 e 2019, em oito periódicos científicos indexados no qualis da Educação Física e da Educação, além de 13 livros que apresentam capítulos relacionados com o cotidiano do componente curricular. A interpretação dos dados foi realizada por meio da análise cultural. Muitos docentes de Educação Física desenvolveram projetos educativos problematizando as relações de gênero que atravessam diversificadas práticas corporais. Os estudantes da Educação Básica acessaram esses conhecimentos e ampliaram a sua leitura de mundo sobre essa temática, questionando os estereótipos, preconceitos e discriminações existentes na sociedade contra as mulheres e as pessoas que possuem diferentes identidades de gênero durante as vivências de danças, lutas, ginásticas, esportes, jogos e brincadeiras. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3135 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3135/pdf_24 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 6 n. 1 (2021): JAN/JUN 2021; 15-38 2525-5916 10.33025/tefe.v6i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178852683776 |