METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemes, Lianza Rossella Caldeira de Lima
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Domingues, Luis Augusto da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3096
Resumo: O avanço tecnológico tem mudado o modo como nos relacionamos, como nos comunicamos e seus efeitos tem influenciado também o modo que aprendemos. Os profissionais da educação estão sendo cada vez mais cobrados por aulas mais dinâmicas, mais atrativas e contemporâneas. O método tradicional de ensino, por transmissão de conteúdo, em que o professor é o único detentor do conhecimento, já não faz mais sentido na sociedade conectada em que vivemos. Diante deste contexto, o objetivo do presente artigo é analisar como as metodologias ativas aliadas às tecnologias digitais podem contribuir para a formação de um cidadão crítico, reflexivo, autônomo e protagonista na construção do seu conhecimento. O artigo aborda três metodologias ativas que podem ser trabalhadas com as contribuições das tecnologias digitais na educação, mais especificamente no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, a saber: Sala de Aula Invertida, Gamificação e Aprendizagem Baseada em Projetos. Esse estudo revela que faz-se necessário adotar métodos e técnicas que envolvam o discente na construção do seu conhecimento, contribuindo assim para a sua formação pessoal e profissional.
id CP2-1_e85efec59b06c8b69e6145351b4670b5
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3096
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONALMetodologias ativasTecnologias digitaisEducação profissional e tecnológicaEnsino médioO avanço tecnológico tem mudado o modo como nos relacionamos, como nos comunicamos e seus efeitos tem influenciado também o modo que aprendemos. Os profissionais da educação estão sendo cada vez mais cobrados por aulas mais dinâmicas, mais atrativas e contemporâneas. O método tradicional de ensino, por transmissão de conteúdo, em que o professor é o único detentor do conhecimento, já não faz mais sentido na sociedade conectada em que vivemos. Diante deste contexto, o objetivo do presente artigo é analisar como as metodologias ativas aliadas às tecnologias digitais podem contribuir para a formação de um cidadão crítico, reflexivo, autônomo e protagonista na construção do seu conhecimento. O artigo aborda três metodologias ativas que podem ser trabalhadas com as contribuições das tecnologias digitais na educação, mais especificamente no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, a saber: Sala de Aula Invertida, Gamificação e Aprendizagem Baseada em Projetos. Esse estudo revela que faz-se necessário adotar métodos e técnicas que envolvam o discente na construção do seu conhecimento, contribuindo assim para a sua formação pessoal e profissional.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3096Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 2 (2022); 109-1312525-28792525-287910.33025/ceb.v7i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3096/2322Lemes, Lianza Rossella Caldeira de LimaDomingues, Luis Augusto da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-30T17:44:32Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3096Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-08-30T17:44:32Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
title METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
spellingShingle METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Lemes, Lianza Rossella Caldeira de Lima
Metodologias ativas
Tecnologias digitais
Educação profissional e tecnológica
Ensino médio
title_short METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
title_full METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
title_fullStr METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
title_full_unstemmed METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
title_sort METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
author Lemes, Lianza Rossella Caldeira de Lima
author_facet Lemes, Lianza Rossella Caldeira de Lima
Domingues, Luis Augusto da Silva
author_role author
author2 Domingues, Luis Augusto da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemes, Lianza Rossella Caldeira de Lima
Domingues, Luis Augusto da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias ativas
Tecnologias digitais
Educação profissional e tecnológica
Ensino médio
topic Metodologias ativas
Tecnologias digitais
Educação profissional e tecnológica
Ensino médio
description O avanço tecnológico tem mudado o modo como nos relacionamos, como nos comunicamos e seus efeitos tem influenciado também o modo que aprendemos. Os profissionais da educação estão sendo cada vez mais cobrados por aulas mais dinâmicas, mais atrativas e contemporâneas. O método tradicional de ensino, por transmissão de conteúdo, em que o professor é o único detentor do conhecimento, já não faz mais sentido na sociedade conectada em que vivemos. Diante deste contexto, o objetivo do presente artigo é analisar como as metodologias ativas aliadas às tecnologias digitais podem contribuir para a formação de um cidadão crítico, reflexivo, autônomo e protagonista na construção do seu conhecimento. O artigo aborda três metodologias ativas que podem ser trabalhadas com as contribuições das tecnologias digitais na educação, mais especificamente no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, a saber: Sala de Aula Invertida, Gamificação e Aprendizagem Baseada em Projetos. Esse estudo revela que faz-se necessário adotar métodos e técnicas que envolvam o discente na construção do seu conhecimento, contribuindo assim para a sua formação pessoal e profissional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3096
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3096/2322
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 2 (2022); 109-131
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v7i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180637360128