METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3096 |
Resumo: | O avanço tecnológico tem mudado o modo como nos relacionamos, como nos comunicamos e seus efeitos tem influenciado também o modo que aprendemos. Os profissionais da educação estão sendo cada vez mais cobrados por aulas mais dinâmicas, mais atrativas e contemporâneas. O método tradicional de ensino, por transmissão de conteúdo, em que o professor é o único detentor do conhecimento, já não faz mais sentido na sociedade conectada em que vivemos. Diante deste contexto, o objetivo do presente artigo é analisar como as metodologias ativas aliadas às tecnologias digitais podem contribuir para a formação de um cidadão crítico, reflexivo, autônomo e protagonista na construção do seu conhecimento. O artigo aborda três metodologias ativas que podem ser trabalhadas com as contribuições das tecnologias digitais na educação, mais especificamente no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, a saber: Sala de Aula Invertida, Gamificação e Aprendizagem Baseada em Projetos. Esse estudo revela que faz-se necessário adotar métodos e técnicas que envolvam o discente na construção do seu conhecimento, contribuindo assim para a sua formação pessoal e profissional. |
id |
CP2-1_e85efec59b06c8b69e6145351b4670b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3096 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONALMetodologias ativasTecnologias digitaisEducação profissional e tecnológicaEnsino médioO avanço tecnológico tem mudado o modo como nos relacionamos, como nos comunicamos e seus efeitos tem influenciado também o modo que aprendemos. Os profissionais da educação estão sendo cada vez mais cobrados por aulas mais dinâmicas, mais atrativas e contemporâneas. O método tradicional de ensino, por transmissão de conteúdo, em que o professor é o único detentor do conhecimento, já não faz mais sentido na sociedade conectada em que vivemos. Diante deste contexto, o objetivo do presente artigo é analisar como as metodologias ativas aliadas às tecnologias digitais podem contribuir para a formação de um cidadão crítico, reflexivo, autônomo e protagonista na construção do seu conhecimento. O artigo aborda três metodologias ativas que podem ser trabalhadas com as contribuições das tecnologias digitais na educação, mais especificamente no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, a saber: Sala de Aula Invertida, Gamificação e Aprendizagem Baseada em Projetos. Esse estudo revela que faz-se necessário adotar métodos e técnicas que envolvam o discente na construção do seu conhecimento, contribuindo assim para a sua formação pessoal e profissional.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3096Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 2 (2022); 109-1312525-28792525-287910.33025/ceb.v7i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3096/2322Lemes, Lianza Rossella Caldeira de LimaDomingues, Luis Augusto da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-30T17:44:32Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3096Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-08-30T17:44:32Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title |
METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
spellingShingle |
METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Lemes, Lianza Rossella Caldeira de Lima Metodologias ativas Tecnologias digitais Educação profissional e tecnológica Ensino médio |
title_short |
METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title_full |
METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title_fullStr |
METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title_full_unstemmed |
METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title_sort |
METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
author |
Lemes, Lianza Rossella Caldeira de Lima |
author_facet |
Lemes, Lianza Rossella Caldeira de Lima Domingues, Luis Augusto da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Domingues, Luis Augusto da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemes, Lianza Rossella Caldeira de Lima Domingues, Luis Augusto da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias ativas Tecnologias digitais Educação profissional e tecnológica Ensino médio |
topic |
Metodologias ativas Tecnologias digitais Educação profissional e tecnológica Ensino médio |
description |
O avanço tecnológico tem mudado o modo como nos relacionamos, como nos comunicamos e seus efeitos tem influenciado também o modo que aprendemos. Os profissionais da educação estão sendo cada vez mais cobrados por aulas mais dinâmicas, mais atrativas e contemporâneas. O método tradicional de ensino, por transmissão de conteúdo, em que o professor é o único detentor do conhecimento, já não faz mais sentido na sociedade conectada em que vivemos. Diante deste contexto, o objetivo do presente artigo é analisar como as metodologias ativas aliadas às tecnologias digitais podem contribuir para a formação de um cidadão crítico, reflexivo, autônomo e protagonista na construção do seu conhecimento. O artigo aborda três metodologias ativas que podem ser trabalhadas com as contribuições das tecnologias digitais na educação, mais especificamente no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, a saber: Sala de Aula Invertida, Gamificação e Aprendizagem Baseada em Projetos. Esse estudo revela que faz-se necessário adotar métodos e técnicas que envolvam o discente na construção do seu conhecimento, contribuindo assim para a sua formação pessoal e profissional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3096 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3096 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3096/2322 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 2 (2022); 109-131 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v7i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180637360128 |