Ferramenta de apoio didático-pedagógico para inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Metodologias Ativas no ensino profissional, técnico e tecnológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Neta, Regina Maria de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Interaminense, Iris Nayara da Conceição Souza, http://lattes.cnpq.br/6541096363579554
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1288
Resumo: A imposição do ensino remoto ocasionado pela pandemia da Covid-19, mostrou que o processo de ensino necessita da utilização de novas técnicas digitais que possibilitem ao estudante ser um sujeito ativo de sua aprendizagem. Nesse contexto, nossa pesquisa elaborou uma ferramenta didático-pedagógica, voltada aos docentes, fazendo uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e metodologias ativas no Ensino Profissional, Técnico e Tecnológico. A ferramenta foi avaliada, de acordo com o modelo Likert, por especialistas quanto à aparência e ao seu conteúdo, obtendo bons valores para os itens examinados. Em seguida, foi aplicada através de um minicurso de extensão com estudantes do curso de Enfermagem oferecido no IFPE Campus Pesqueira. Os estudantes manifestaram percepções de que as aulas foram dinâmicas e as estratégias didáticas facilitaram a apreensão do conhecimento, além de permitir descobertas e a ampliação da interação entre os estudantes. Destacaram o incentivo à autonomia na aprendizagem e externaram uma impressão positiva sobre o uso de exemplos práticos, tais como: a navegação na plataforma de Telessaúde e os recursos didáticos aplicados (estudos de caso, quiz e infográficos). Evidenciamos que o guia proposto foi um material acessível que servirá como suporte para novas situações de ensino híbrido (remoto e presencial).
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spelling 14/05/20242024-05-14T19:07:33Z2024-05-14T19:07:33Z2021-12-15INTERAMINENSE, I. N. C. S.; LIMA NETA, R. M. | Ferramenta de apoio didático-pedagógico para inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e metodologias ativas no ensino profissional, técnico e tecnológicohttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1288A imposição do ensino remoto ocasionado pela pandemia da Covid-19, mostrou que o processo de ensino necessita da utilização de novas técnicas digitais que possibilitem ao estudante ser um sujeito ativo de sua aprendizagem. Nesse contexto, nossa pesquisa elaborou uma ferramenta didático-pedagógica, voltada aos docentes, fazendo uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e metodologias ativas no Ensino Profissional, Técnico e Tecnológico. A ferramenta foi avaliada, de acordo com o modelo Likert, por especialistas quanto à aparência e ao seu conteúdo, obtendo bons valores para os itens examinados. Em seguida, foi aplicada através de um minicurso de extensão com estudantes do curso de Enfermagem oferecido no IFPE Campus Pesqueira. Os estudantes manifestaram percepções de que as aulas foram dinâmicas e as estratégias didáticas facilitaram a apreensão do conhecimento, além de permitir descobertas e a ampliação da interação entre os estudantes. Destacaram o incentivo à autonomia na aprendizagem e externaram uma impressão positiva sobre o uso de exemplos práticos, tais como: a navegação na plataforma de Telessaúde e os recursos didáticos aplicados (estudos de caso, quiz e infográficos). Evidenciamos que o guia proposto foi um material acessível que servirá como suporte para novas situações de ensino híbrido (remoto e presencial).The imposition of remote learning caused by the Covid-19 pandemic, revealed that the teaching process required the use of new digital techniques that enable the student to be an active subject of their learning. In this context, this work developed a didactic-pedagogical tool, aimed at teachers, making use of Digital Technologies of Information and Communication and active methodologies in Professional, Technical and Technological Education. The tool was evaluated, according to the Likert model, by specialists regarding appearance and content, obtaining good values for the items examined, then applied through a mini-extension course with students from the 7th module of the Nursing course (IFPE Campus Pesqueira). According to the mini-extension course students, through the responses in the focus group, the classes were dynamic, the didactic strategies facilitated the apprehension of knowledge, added discoveries and expanded the interaction between students. There was also an emphasis on autonomy in learning and a good impression on the use of practical examples (navigation in a Telehealth platform) and the relative didactic resources (case studies, quiz and infographic). Therefore, the guide is an accessible material that will serve as support for the probable hybrid teaching (remote and presential) that should remain in today's society.20 p.ALMEIDA, W. S.; SILVA, D. R. P. Mudanças nas condições socioeconômicas e de saúde dos brasileiros durante a pandemia de COVID-19. Rev. Bras. Epidemiol., v. 26, e200105, 2021. ALVES, K. B. Tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de sociologia. 2020. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional) - Fundação Joaquim Nabuco, Recife. ARRUDA, J. S.; SIQUEIRA, L. M. R. C. Metodologias ativas, ensino híbrido e os artefatos digitais: sala de aula em tempos de pandemia. Rev. Pemo, v. 3., n. 1, e314292, 2021. BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre. Ed. Penso, 2018. BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso Editora, 2015. 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Administração: ensino e pesquisa, v. 16, n. 2, p. 275-308, 2015.An error occurred on the license name.An error occurred getting the license - uri.info:eu-repo/semantics/openAccessCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALEnsino HíbridoMetodologia AtivaTecnologias Digitais da Informação e ComunicaçãoTelessaúdeFerramenta de apoio didático-pedagógico para inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Metodologias Ativas no ensino profissional, técnico e tecnológicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleLima, José Roberto Tavares dehttp://lattes.cnpq.br/5529513680269827Couto, Rosilângela Maria de Lucena ScanoniLeite, Marcos Antônio PessoaLima, José Roberto Tavares dehttp://lattes.cnpq.br/0764814253640170http://lattes.cnpq.br/3866953587132741http://lattes.cnpq.br/5529513680269827http://lattes.cnpq.br/7297714086641790Lima Neta, Regina Maria deInteraminense, Iris Nayara da Conceição Souzahttp://lattes.cnpq.br/6541096363579554BrasilCampus Igarassuporreponame:Repositório Institucional do IFPEinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)instacron:IFPEORIGINALArtigo TCC EPCT Iris e Regina_FINAL (1).pdfArtigo TCC EPCT Iris e Regina_FINAL (1).pdfArtigo de conclusão de curso de especialização.application/pdf494013https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1288/1/Artigo%20TCC%20EPCT%20Iris%20e%20Regina_FINAL%20%281%29.pdf9e3d196703b81fd3d5a9053dc76ffe6dMD51open accessCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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