Finalidades didáticas e questões curriculares: um olhar para o processo de reformulação curricular da disciplina geografia no Colégio Pedro II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Carolina Lima
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4
Resumo:  O objetivo deste trabalho consiste em debater questões formuladas durante o processo de reformulação curricular da disciplina geografia (ensino fundamental), no Colégio Pedro II. Considerando o currículo como uma construção social, onde as disputas por status e território estão presentes, bem como reconhecendo as especificidades epistemológicas do conhecimento produzido na escola, apresento reflexões acerca de algumas tensões identificadas como marcantes no processo: a integração dos aspectos físicos e humanos e a regionalização dos conteúdos. Foi possível verificar que as mudanças no currículo se estabeleceram a partir de negociações com certas tradições curriculares, assim como as finalidades didáticas ganharam relevo nas decisões do grupo de professores envolvidos no processo.
id CP2-1_fd96e828ac62f341fa480f63d9120f72
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/4
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Finalidades didáticas e questões curriculares: um olhar para o processo de reformulação curricular da disciplina geografia no Colégio Pedro IICurrículoEnsinoGeografia EscolarReformulação CurricularDidáticaEnsino de Geografia O objetivo deste trabalho consiste em debater questões formuladas durante o processo de reformulação curricular da disciplina geografia (ensino fundamental), no Colégio Pedro II. Considerando o currículo como uma construção social, onde as disputas por status e território estão presentes, bem como reconhecendo as especificidades epistemológicas do conhecimento produzido na escola, apresento reflexões acerca de algumas tensões identificadas como marcantes no processo: a integração dos aspectos físicos e humanos e a regionalização dos conteúdos. Foi possível verificar que as mudanças no currículo se estabeleceram a partir de negociações com certas tradições curriculares, assim como as finalidades didáticas ganharam relevo nas decisões do grupo de professores envolvidos no processo.Imperial Editora do Colégio Pedro II2014-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 1 n. 1 (2014): GIRAMUNDO, PRIMEIRA EDIÇÃO; 35-442358-446710.33025/grgcp2.v1i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4/2Vilela, Carolina Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-06T14:30:11Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/4Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2016-04-06T14:30:11Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Finalidades didáticas e questões curriculares: um olhar para o processo de reformulação curricular da disciplina geografia no Colégio Pedro II
title Finalidades didáticas e questões curriculares: um olhar para o processo de reformulação curricular da disciplina geografia no Colégio Pedro II
spellingShingle Finalidades didáticas e questões curriculares: um olhar para o processo de reformulação curricular da disciplina geografia no Colégio Pedro II
Vilela, Carolina Lima
Currículo
Ensino
Geografia Escolar
Reformulação Curricular
Didática
Ensino de Geografia
title_short Finalidades didáticas e questões curriculares: um olhar para o processo de reformulação curricular da disciplina geografia no Colégio Pedro II
title_full Finalidades didáticas e questões curriculares: um olhar para o processo de reformulação curricular da disciplina geografia no Colégio Pedro II
title_fullStr Finalidades didáticas e questões curriculares: um olhar para o processo de reformulação curricular da disciplina geografia no Colégio Pedro II
title_full_unstemmed Finalidades didáticas e questões curriculares: um olhar para o processo de reformulação curricular da disciplina geografia no Colégio Pedro II
title_sort Finalidades didáticas e questões curriculares: um olhar para o processo de reformulação curricular da disciplina geografia no Colégio Pedro II
author Vilela, Carolina Lima
author_facet Vilela, Carolina Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela, Carolina Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Ensino
Geografia Escolar
Reformulação Curricular
Didática
Ensino de Geografia
topic Currículo
Ensino
Geografia Escolar
Reformulação Curricular
Didática
Ensino de Geografia
description  O objetivo deste trabalho consiste em debater questões formuladas durante o processo de reformulação curricular da disciplina geografia (ensino fundamental), no Colégio Pedro II. Considerando o currículo como uma construção social, onde as disputas por status e território estão presentes, bem como reconhecendo as especificidades epistemológicas do conhecimento produzido na escola, apresento reflexões acerca de algumas tensões identificadas como marcantes no processo: a integração dos aspectos físicos e humanos e a regionalização dos conteúdos. Foi possível verificar que as mudanças no currículo se estabeleceram a partir de negociações com certas tradições curriculares, assim como as finalidades didáticas ganharam relevo nas decisões do grupo de professores envolvidos no processo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4/2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 1 n. 1 (2014): GIRAMUNDO, PRIMEIRA EDIÇÃO; 35-44
2358-4467
10.33025/grgcp2.v1i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176575176704