Finalidades didáticas e questões curriculares: um olhar para o processo de reformulação curricular da disciplina geografia no Colégio Pedro II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho consiste em debater questões formuladas durante o processo de reformulação curricular da disciplina geografia (ensino fundamental), no Colégio Pedro II. Considerando o currículo como uma construção social, onde as disputas por status e território estão presentes, bem como reconhecendo as especificidades epistemológicas do conhecimento produzido na escola, apresento reflexões acerca de algumas tensões identificadas como marcantes no processo: a integração dos aspectos físicos e humanos e a regionalização dos conteúdos. Foi possível verificar que as mudanças no currículo se estabeleceram a partir de negociações com certas tradições curriculares, assim como as finalidades didáticas ganharam relevo nas decisões do grupo de professores envolvidos no processo. |
id |
CP2-1_fd96e828ac62f341fa480f63d9120f72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/4 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Finalidades didáticas e questões curriculares: um olhar para o processo de reformulação curricular da disciplina geografia no Colégio Pedro IICurrículoEnsinoGeografia EscolarReformulação CurricularDidáticaEnsino de Geografia O objetivo deste trabalho consiste em debater questões formuladas durante o processo de reformulação curricular da disciplina geografia (ensino fundamental), no Colégio Pedro II. Considerando o currículo como uma construção social, onde as disputas por status e território estão presentes, bem como reconhecendo as especificidades epistemológicas do conhecimento produzido na escola, apresento reflexões acerca de algumas tensões identificadas como marcantes no processo: a integração dos aspectos físicos e humanos e a regionalização dos conteúdos. Foi possível verificar que as mudanças no currículo se estabeleceram a partir de negociações com certas tradições curriculares, assim como as finalidades didáticas ganharam relevo nas decisões do grupo de professores envolvidos no processo.Imperial Editora do Colégio Pedro II2014-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 1 n. 1 (2014): GIRAMUNDO, PRIMEIRA EDIÇÃO; 35-442358-446710.33025/grgcp2.v1i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4/2Vilela, Carolina Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-06T14:30:11Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/4Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2016-04-06T14:30:11Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Finalidades didáticas e questões curriculares: um olhar para o processo de reformulação curricular da disciplina geografia no Colégio Pedro II |
title |
Finalidades didáticas e questões curriculares: um olhar para o processo de reformulação curricular da disciplina geografia no Colégio Pedro II |
spellingShingle |
Finalidades didáticas e questões curriculares: um olhar para o processo de reformulação curricular da disciplina geografia no Colégio Pedro II Vilela, Carolina Lima Currículo Ensino Geografia Escolar Reformulação Curricular Didática Ensino de Geografia |
title_short |
Finalidades didáticas e questões curriculares: um olhar para o processo de reformulação curricular da disciplina geografia no Colégio Pedro II |
title_full |
Finalidades didáticas e questões curriculares: um olhar para o processo de reformulação curricular da disciplina geografia no Colégio Pedro II |
title_fullStr |
Finalidades didáticas e questões curriculares: um olhar para o processo de reformulação curricular da disciplina geografia no Colégio Pedro II |
title_full_unstemmed |
Finalidades didáticas e questões curriculares: um olhar para o processo de reformulação curricular da disciplina geografia no Colégio Pedro II |
title_sort |
Finalidades didáticas e questões curriculares: um olhar para o processo de reformulação curricular da disciplina geografia no Colégio Pedro II |
author |
Vilela, Carolina Lima |
author_facet |
Vilela, Carolina Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilela, Carolina Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Ensino Geografia Escolar Reformulação Curricular Didática Ensino de Geografia |
topic |
Currículo Ensino Geografia Escolar Reformulação Curricular Didática Ensino de Geografia |
description |
O objetivo deste trabalho consiste em debater questões formuladas durante o processo de reformulação curricular da disciplina geografia (ensino fundamental), no Colégio Pedro II. Considerando o currículo como uma construção social, onde as disputas por status e território estão presentes, bem como reconhecendo as especificidades epistemológicas do conhecimento produzido na escola, apresento reflexões acerca de algumas tensões identificadas como marcantes no processo: a integração dos aspectos físicos e humanos e a regionalização dos conteúdos. Foi possível verificar que as mudanças no currículo se estabeleceram a partir de negociações com certas tradições curriculares, assim como as finalidades didáticas ganharam relevo nas decisões do grupo de professores envolvidos no processo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4/2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 1 n. 1 (2014): GIRAMUNDO, PRIMEIRA EDIÇÃO; 35-44 2358-4467 10.33025/grgcp2.v1i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176575176704 |