(RE)construindo Biologia: estágio supervisionado em regência no ensino remoto emergencial durante pandemia de covid-19 no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Jamerson Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mota, Maria Danielle Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9506
Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar quais são as dificuldades que professores e estudantes da disciplina de Biologia têm enfrentado durante a pandemia de COVID-19, no contexto de Ensino Remoto Emergencial de uma escola pública do estado de Alagoas. Também busca investigar quais são as possibilidades atenuantes para essas dificuldades, de acordo com as experiências vivenciadas durante as atividades escolares do componente curricular Estágio Supervisionado. Trata-se de um relato de experiência que, metodologicamente, configura-se como uma pesquisa de natureza exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa, que considerou as experiências adquiridas durante a realização das atividades escolares do Estágio Supervisionado em regência para a disciplina de Biologia. Como resultado da pesquisa, ficou claro que, durante o Ensino Remoto Emergencial, os desafios pelos quais professores e estudantes da disciplina de Biologia têm passado consistem em problemas relacionados à desigualdade de acesso à internet e às diversas tecnologias digitais básicas. Também foi possível constatar deficiências na alfabetização tecnológica e tentativas frustradas de transpor metodologias de ensino centradas no professor e seu conteúdo para um contexto remoto. Neste sentido, a utilização de metodologias ativas de ensino mostrou ser uma possibilidade viável para atenuar essas dificuldades, promovendo motivação, engajamento e maior autonomia no processo de ensino-aprendizagem.
id UESB-8_a19dd83a86d6566150e324b0f81dd6bc
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9506
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling (RE)construindo Biologia: estágio supervisionado em regência no ensino remoto emergencial durante pandemia de covid-19 no Brasil(RE)building Biology: supervised internship in conducting in remote emergency teaching during the covid-19 pandemic in BrazilEnsino de BiologiaEstágio SupervisionadoEnsino remotoMetodologias ativasCOVID-19Biology teachingSupervised InternshipRemote teachingActive methodologiesCOVID-19O presente estudo tem como objetivo investigar quais são as dificuldades que professores e estudantes da disciplina de Biologia têm enfrentado durante a pandemia de COVID-19, no contexto de Ensino Remoto Emergencial de uma escola pública do estado de Alagoas. Também busca investigar quais são as possibilidades atenuantes para essas dificuldades, de acordo com as experiências vivenciadas durante as atividades escolares do componente curricular Estágio Supervisionado. Trata-se de um relato de experiência que, metodologicamente, configura-se como uma pesquisa de natureza exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa, que considerou as experiências adquiridas durante a realização das atividades escolares do Estágio Supervisionado em regência para a disciplina de Biologia. Como resultado da pesquisa, ficou claro que, durante o Ensino Remoto Emergencial, os desafios pelos quais professores e estudantes da disciplina de Biologia têm passado consistem em problemas relacionados à desigualdade de acesso à internet e às diversas tecnologias digitais básicas. Também foi possível constatar deficiências na alfabetização tecnológica e tentativas frustradas de transpor metodologias de ensino centradas no professor e seu conteúdo para um contexto remoto. Neste sentido, a utilização de metodologias ativas de ensino mostrou ser uma possibilidade viável para atenuar essas dificuldades, promovendo motivação, engajamento e maior autonomia no processo de ensino-aprendizagem.This study aims to investigate the difficulties that Biology teachers and students have faced during the COVID-19 pandemic, in the context of Emergency Remote Teaching in a public school in the state of Alagoas. It also seeks to investigate what are the mitigating possibilities for these difficulties, according to the experiences lived during the school activities of the Supervised Internship curriculum component. This is an experience report that, methodologically, configures itself as exploratory, descriptive research, with a qualitative approach, which considered the experiences acquired during the performance of school activities of the Supervised Internship in regency for the discipline of Biology. As a result of the research, it became clear that, during Emergency Remote Teaching, the challenges that Biology professors and students have gone through consist of problems related to the inequality of access to the internet and the various basic digital technologies. It was also possible to observe deficiencies in technological literacy and frustrated attempts to transpose teaching methodologies centered on the teacher and their content to a remote context. In this sense, the use of active teaching methodologies proved to be a viable possibility to alleviate these difficulties, promoting motivation, engagement, and greater autonomy in the teaching-learning process.Edições UESB2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/950610.22481/riduesb.v6i2.9506Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021); 15-342525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9506/6404Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBandeira, Jamerson SantosMota, Maria Danielle Araújo2021-12-25T21:22:51Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9506Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-12-25T21:22:51Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv (RE)construindo Biologia: estágio supervisionado em regência no ensino remoto emergencial durante pandemia de covid-19 no Brasil
(RE)building Biology: supervised internship in conducting in remote emergency teaching during the covid-19 pandemic in Brazil
title (RE)construindo Biologia: estágio supervisionado em regência no ensino remoto emergencial durante pandemia de covid-19 no Brasil
spellingShingle (RE)construindo Biologia: estágio supervisionado em regência no ensino remoto emergencial durante pandemia de covid-19 no Brasil
Bandeira, Jamerson Santos
Ensino de Biologia
Estágio Supervisionado
Ensino remoto
Metodologias ativas
COVID-19
Biology teaching
Supervised Internship
Remote teaching
Active methodologies
COVID-19
title_short (RE)construindo Biologia: estágio supervisionado em regência no ensino remoto emergencial durante pandemia de covid-19 no Brasil
title_full (RE)construindo Biologia: estágio supervisionado em regência no ensino remoto emergencial durante pandemia de covid-19 no Brasil
title_fullStr (RE)construindo Biologia: estágio supervisionado em regência no ensino remoto emergencial durante pandemia de covid-19 no Brasil
title_full_unstemmed (RE)construindo Biologia: estágio supervisionado em regência no ensino remoto emergencial durante pandemia de covid-19 no Brasil
title_sort (RE)construindo Biologia: estágio supervisionado em regência no ensino remoto emergencial durante pandemia de covid-19 no Brasil
author Bandeira, Jamerson Santos
author_facet Bandeira, Jamerson Santos
Mota, Maria Danielle Araújo
author_role author
author2 Mota, Maria Danielle Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandeira, Jamerson Santos
Mota, Maria Danielle Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Biologia
Estágio Supervisionado
Ensino remoto
Metodologias ativas
COVID-19
Biology teaching
Supervised Internship
Remote teaching
Active methodologies
COVID-19
topic Ensino de Biologia
Estágio Supervisionado
Ensino remoto
Metodologias ativas
COVID-19
Biology teaching
Supervised Internship
Remote teaching
Active methodologies
COVID-19
description O presente estudo tem como objetivo investigar quais são as dificuldades que professores e estudantes da disciplina de Biologia têm enfrentado durante a pandemia de COVID-19, no contexto de Ensino Remoto Emergencial de uma escola pública do estado de Alagoas. Também busca investigar quais são as possibilidades atenuantes para essas dificuldades, de acordo com as experiências vivenciadas durante as atividades escolares do componente curricular Estágio Supervisionado. Trata-se de um relato de experiência que, metodologicamente, configura-se como uma pesquisa de natureza exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa, que considerou as experiências adquiridas durante a realização das atividades escolares do Estágio Supervisionado em regência para a disciplina de Biologia. Como resultado da pesquisa, ficou claro que, durante o Ensino Remoto Emergencial, os desafios pelos quais professores e estudantes da disciplina de Biologia têm passado consistem em problemas relacionados à desigualdade de acesso à internet e às diversas tecnologias digitais básicas. Também foi possível constatar deficiências na alfabetização tecnológica e tentativas frustradas de transpor metodologias de ensino centradas no professor e seu conteúdo para um contexto remoto. Neste sentido, a utilização de metodologias ativas de ensino mostrou ser uma possibilidade viável para atenuar essas dificuldades, promovendo motivação, engajamento e maior autonomia no processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9506
10.22481/riduesb.v6i2.9506
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9506
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v6i2.9506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9506/6404
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021); 15-34
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188095537152