Variáveis institucionais explicativas do desempenho de estudantes de Ciências Contábeis e Administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nasu, Vitor Hideo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Breno Gabriel da, Borges, Yana Miranda, Melo, Brian Alvarez Ribeiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
Texto Completo: https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3221
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a associação entre variáveis institucionais e o desempenho de estudantes de ciências contábeis e administração. Foram utilizados os microdados do Enade 2018, obtendo-se 152.491 observações válidas. O desempenho foi mensurado de três formas: desempenho final, desempenho na prova de formação geral e desempenho na prova de componente específico. Ademais, foram consideradas as seguintes variáveis institucionais: organização acadêmica, região, modalidade e turno. Os dados foram examinados a partir de modelos de regressão Box Cox Cole Green (BCCG) com zeros ajustados. A partir dos resultados, concluiu-se que as variáveis institucionais foram relevantes para explicar o desempenho. Especificamente, destaca-se que os estudantes matriculados em centros federais de educação tecnológica tiveram desempenho superior aos das outras formas de organização acadêmica. Outro ponto é que os alunos da região Norte performaram pior do que o das outras regiões de modo geral. Todavia, superaram os alunos da região Centro-Oeste nas questões de formação geral. Quanto à modalidade de ensino, verificou-se que alunos do ensino presencial apresentaram performance superior a dos estudantes do ensino a distância (EaD). E os alunos do turno integral tiveram melhores performances de modo geral. Como implicações, aponta-se que as instituições que oferecem cursos de contabilidade e administração na região Norte podem querer aprimorar a qualidade do ensino, assim como as do Centro-Oeste podem querer fazê-lo em relação ao ensino de formação geral. Da mesma forma, o ensino da modalidade EaD pode ser aprimorado e a oferta de cursos em período integral pode ser pensada e, potencialmente, implantada.
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A partir dos resultados, concluiu-se que as variáveis institucionais foram relevantes para explicar o desempenho. Especificamente, destaca-se que os estudantes matriculados em centros federais de educação tecnológica tiveram desempenho superior aos das outras formas de organização acadêmica. Outro ponto é que os alunos da região Norte performaram pior do que o das outras regiões de modo geral. Todavia, superaram os alunos da região Centro-Oeste nas questões de formação geral. Quanto à modalidade de ensino, verificou-se que alunos do ensino presencial apresentaram performance superior a dos estudantes do ensino a distância (EaD). E os alunos do turno integral tiveram melhores performances de modo geral. Como implicações, aponta-se que as instituições que oferecem cursos de contabilidade e administração na região Norte podem querer aprimorar a qualidade do ensino, assim como as do Centro-Oeste podem querer fazê-lo em relação ao ensino de formação geral. Da mesma forma, o ensino da modalidade EaD pode ser aprimorado e a oferta de cursos em período integral pode ser pensada e, potencialmente, implantada.The aim of this study was to analyze the association between institutional variables and the performance of Accounting and Administration students. The microdata of Enade 2018 were used, obtaining 152,491 valid observations. Performance was measured in three ways: final performance, performance in the general training test and performance in the specific component test. In addition, the following institutional variables were considered: academic organization, region, modality and shift.  The data were examined using zero adjusted Box Cox Cole Green (BCCG) regression models. The results indicated the institutional variables were relevant to explain the performance. Specifically, it was staked students enrolled in federal centers of technological education had superior performance than the other forms of academic organization. Another relevant point was the students in the North region performed worse than other regions in general. However, they outdid the students from Central-East region in the issues of general training. Regarding the teaching modality, it was found that students of face-to-face teaching presented higher performance than the distance learning students (DL). And the full-time students had better performances overall. As implications, it is pointed out that institutions offering Accounting and Administration courses in the Northern region may want to improve the quality of education, as well as those of the Centre-Western shall want to do so in relation to general training education. Similarly, the teaching on the DL modality can be improved and the offer of full-time courses can be thought of and potentially implemented.Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina2021-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/ziptext/xmlhttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/322110.16930/2237-766220213221Revista Catarinense da Ciência Contábil; v. 20 (2021): RCCC; e32212237-76621808-378110.16930/10.16930/2237-76622021reponame:Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)instname:Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)instacron:CRCSCporenghttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3221/2327https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3221/2328https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3221/2329https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3221/233010.16930/2237-766220213221110.16930/2237-7662202132212Copyright (c) 2021 Revista Catarinense da Ciência Contábilhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNasu, Vitor Hideo Silva, Breno Gabriel da Borges, Yana Miranda Melo, Brian Alvarez Ribeiro de 2022-02-03T18:23:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3221Revistahttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/crcscPRIhttp://revista.crcsc.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/CRCSC/oai||revista@crcsc.org.br2237-76621808-3781opendoar:2022-02-03T18:23:19Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) - Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)false
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