O Diagrama de Corpo Livre como recurso de avaliação da aprendizagem significativa da Biomecânica em um curso de LIcenciatura em Educação Física
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16622 |
Resumo: | A Biomecânica é uma disciplina de natureza interdisciplinar, comumente percebida como de difícil compreensão pelos graduandos e, ao que parece, ainda pouco utilizada no cotidiano profissional de professores de Educação Física. Cientes de que congrega informações essenciais à prática desse profissional, procuramos compreender, neste estudo de caso, de abordagem qualitativa, o processo de aprendizagem significativa de conceitos necessários para a adequada elaboração do Diagrama de Corpo Livre. Os sujeitos da investigação foram os alunos da disciplina Biomecânica do curso de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade pública do Rio de Janeiro, Brasil. Assumimos a Teoria da Aprendizagem Significativa como marco teórico e a observação participante como estratégia metodológica. Além das notas de campo, tomamos como registros as respostas de um questionário e de quatro testes realizados durante e após a disciplina que, conforme natureza, foram categorizadas. Os resultados sugeriram que, no continuum aprendizagem mecânica–significativa, a aprendizagem realizada tendia à primeira, apesar do evidente avanço do conhecimento dos alunos, o qual, em relação ao conjunto das atividades realizadas, pareceu-nos aquém do esperado para o nível do curso. |
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Belmont, Rachel SaraivaBatista, Luiz AlbertoLemos, Evelyse dos Santos2017-01-02T14:58:14Z2017-01-02T14:58:14Z2011BELMONT, Rachel Saraiva; BATISTA, Luiz Alberto; LEMOS, Evelyse dos Santos. O Diagrama de Corpo Livre como recurso de avaliação da aprendizagem significativa da Biomecânica em um curso de Licvenciatura em Educação Física. REIEC, v.6, n.1, p.71-86, Julio 2011.1850-6666https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16622A Biomecânica é uma disciplina de natureza interdisciplinar, comumente percebida como de difícil compreensão pelos graduandos e, ao que parece, ainda pouco utilizada no cotidiano profissional de professores de Educação Física. Cientes de que congrega informações essenciais à prática desse profissional, procuramos compreender, neste estudo de caso, de abordagem qualitativa, o processo de aprendizagem significativa de conceitos necessários para a adequada elaboração do Diagrama de Corpo Livre. Os sujeitos da investigação foram os alunos da disciplina Biomecânica do curso de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade pública do Rio de Janeiro, Brasil. Assumimos a Teoria da Aprendizagem Significativa como marco teórico e a observação participante como estratégia metodológica. Além das notas de campo, tomamos como registros as respostas de um questionário e de quatro testes realizados durante e após a disciplina que, conforme natureza, foram categorizadas. Os resultados sugeriram que, no continuum aprendizagem mecânica–significativa, a aprendizagem realizada tendia à primeira, apesar do evidente avanço do conhecimento dos alunos, o qual, em relação ao conjunto das atividades realizadas, pareceu-nos aquém do esperado para o nível do curso.Biomechanics is a discipline characterized by its interdisciplinary nature, so that undergraduate students often perceived it as a discipline that is quite difficult to understand. Thus, Physical Education/ Kinesiology professionals do not use it much in their everyday teaching events. As its knowledge is essential to the improvement of their professional practice this qualitative study, which has a case study format, aims at understanding the students' meaningful learning process about the essentials concepts for the correct elaboration of the Free Body Diagram along the discipline Biomechanics in the Physical Education course at a public University of Rio de Janeiro, Brazil. The Meaningful Learning Theory constituted our theoretical framework and the participant Biomechanics is a discipline characterized by its interdisciplinary nature, so that undergraduate students often perceived it as a discipline that is quite difficult to understand. Thus, Physical Education/ Kinesiology professionals do not use it much in their everyday teaching events. As its knowledge is essential to the improvement of their professional practice this qualitative study, which has a case study format, aims at understanding the students' meaningful learning process about the essentials concepts for the correct elaboration of the Free Body Diagram along the observation our main methodological strategy. Besides the field notes, we took as registrations the answers of a questionnaire and of four tests accomplished during and after the discipline that, according to nature, they were classified. The results suggested that, in the continuum mechanical learning – meaningful, the learning inclined to the first, in spite of apparent progress, concerning the overall knowledge demonstrated in the set of performed activities, it seemed on this side of that we waited.La Biomecánica es una asignatura de naturaleza interdisciplinar, comúnmente percibida como de difícil comprensión por los alumnos y, según parece, aún es poco utilizada en la práctica profesional de profesores de Educación Física. Conscientes de que la Biomecánica congrega informaciones esenciales a la práctica de ese profesional, en este estudio de caso, con un análisis cualitativo, pretendemos comprender el proceso de aprendizaje significativo de los conceptos necesarios para la adecuada elaboración del Diagrama de Cuerpo Libre por parte de los alumnos de la asignatura de Biomecánica de un curso de formación de profesores de Educación Física de una Universidad pública de Río de Janeiro, Brasil. Asumimos la Teoría del Aprendizaje Significativo como marco teórico y la observación participante como estrategia metodológica. Además de las anotaciones de campo, tomamos como registros las respuestas de un cuestionario y de cuatro tests realizados durante y después de la asignatura que fueron categorizadas según su naturaleza. Los resultados sugirieron que, en el continuum aprendizaje mecánico - significativo, el aprendizaje tendía a ser mecánico, a pesar del evidente avance del conocimiento, que, con relación al conjunto de las actividades realizadas, parecía mostrarse menos satisfactorio de lo que esperábamos.La Biomécanique est une matière interdisciplinaire, habituellement perçue comme complexe par les étudiants universitaires et encore relativement peu apliquée dans le quotidien professionnel des professeurs d’Education Physique Sportive. Conscients de sa capacité de rassembler des informations essentielles à cette pratique, dans la présente étude, qui se caractérise par une approche qualitative, nous cherchons à comprendre le processus d’apprentissage significatif des concepts nécessaires à une élaboration adéquate du Diagramme du Corps Libre par les élèves de l’enseignement Biomécanique dans le programme de Licence en Education Physique Sportive d’une université publique de Rio de Janeiro, Brésil. Nous considérons la Théorie de l’Apprentissage Significatif comme cadre théorique et l’observation participative comme une stratégie méthodologique. Outre les notes écrites à partir de l’observation du champ étudié, nous avons également pris en compte les réponses à un questionnaire et à quatre tests réalisés pendant les cours et après la fin du programme. Selon leur nature, ces réponses ont été divisées en catégories distinctes. Les résultats indiquent que, dans le continuum apprentissage mécanique-significatif, on tendait toujours vers le premier. Cela suggère que, malgré un manifeste progrès du savoir, celui-ci s’est révélé, par rapport à l’ensemble des activités réalisées, au-deçà de nos attentesFundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Educação Física e Desportos. Laboratório de Biomecânica e Comportamento Motor. Rio de Janeiro, RJ, Basil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porFacultad de Ciencias Exactas. NIECYT - UNICENBiomecânicaDiagrama de Corpo LivreAprendizagem significativaAvaliação da Aprendizagem Significativa e EnsinoBiomechanicsFree Body DiagramMeaningful LearningMeaningful Learning for evaluation and TeachingBiomecánicaDiagrama de Cuerpo LibreAprendizaje SignificativoEvaluación del Aprendizaje Significativo y EnseñanzaBiomécaniqueDiagramme du Corps LibreApprentissage SignificatiÉvaluation d’apprentissage significatif et d’enseignementO Diagrama de Corpo Livre como recurso de avaliação da aprendizagem significativa da Biomecânica em um curso de LIcenciatura em Educação Físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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O Diagrama de Corpo Livre como recurso de avaliação da aprendizagem significativa da Biomecânica em um curso de LIcenciatura em Educação Física Belmont, Rachel Saraiva Biomecânica Diagrama de Corpo Livre Aprendizagem significativa Avaliação da Aprendizagem Significativa e Ensino Biomechanics Free Body Diagram Meaningful Learning Meaningful Learning for evaluation and Teaching Biomecánica Diagrama de Cuerpo Libre Aprendizaje Significativo Evaluación del Aprendizaje Significativo y Enseñanza Biomécanique Diagramme du Corps Libre Apprentissage Significati Évaluation d’apprentissage significatif et d’enseignement |
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